Pausa para o café

0

Nos últimos anos tive a oportunidade de acompanhar através de vários projetos e clientes a evolução do mercado de Café como bebida e como negócio.

Apesar de o café ser uma das “marcas registradas” do país e uma das bebidas mais consumidas nos lares e fora dele, os hábitos de consumo e o entendimento das pessoas sobre o produto, até poucos anos atrás era totalmente diferente do que é hoje.

O consumo se dava praticamente como café coado, com insumos de qualidade muito baixa e ocorria na grande maioria dos casos em casa ou nas tradicionais padarias.

Foi o produto café expresso e a introdução no mercado do conceito de “café gourmet” que iniciaram a mudança do cenário.

No início diferentes marcas importadas, a maioria delas italianas, traziam uma experiência diferenciada de produto e grande valor agregado a um item que até então para nós era de pouco valor apesar de grande valia.

Logo em seguida produtores locais passaram a destinar produtos de melhor qualidade com conceito premium ao mercado local e ganhar penetração através do canal Food service.
Quem vê de fora do segmento não imagina quão árduo foi o caminho de aculturamento das pessoas com relação ao consumo do produto café expresso e de entendimento e valorização dos cafés de melhor qualidade.

Atualmente o movimento de evolução é alavancado por redes nacionais e internacionais que agora não só levam ao consumidor a experiência do café expresso como ensinam novas formas de consumo do produto, bem diferentes também das habituais no país.

O que vemos é o crescimento de vendas nas Cafeterias e crescimento do consumo do produto Café no segmento de bares e restaurantes, além da entrada do produto com grande expressão em segmentos novos.

Depois do expresso agora estamos aprendendo a beber café gelado e começando a elevar o patamar de qualidade do tradicional café coado.

O que parecia e apenas parecia, desnecessário está acontecendo. Estamos aprendendo a tomar café.

Para nossa sorte e em decorrência do trabalho competente de muitos, este produto de tanta tradição, reconhecimento nacional e internacional e valorização cultural tem pela frente um cenário como nunca teve antes.

Um brinde ao café, com Café!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

10 − dois =