Páscoa para todos os gostos e bolsos

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Principais marcas de chocolates garantem que portfólio preparado para a Páscoa 2020 atende todos os tipos de consumidores e suas intenções de presentear

Pelo o que tudo indica, a Páscoa 2020 promete e está sendo preparada para todos os gostos e bolsos. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), até o mês de março deste ano, só nas fábricas, houve registro de incremento de cerca de 16% no volume de mão de obra para o período.

Em entrevista à nossa reportagem, Ubiracy Arnulfo da Fonsêca, presidente da Abicab, afirmou que a “Páscoa representa a oportunidade de mostrar a diversidade da indústria, ao mesmo tempo em que é um período no qual a indústria contribui muito para aquecer e movimentar a economia brasileira, com geração de empregos e estímulo de vendas”, diz. “As empresas se planejam para o período com cerca de 18 meses de antecedência e iniciam as contratações em setembro do ano anterior. É uma época extremamente relevante para o setor, já que o Brasil possui uma das maiores páscoas do mundo”, ressalta.

Ainda segundo Fonsêca, “as indústrias já começaram com a divulgação de seus produtos. Todas elas investem constantemente em inovação para oferecer uma ampla variedade de produtos para o atendimento dos diversos perfis e necessidades dos consumidores, incluindo opções em diferentes tamanhos, linhas zero lactose, zero açúcar, amargo, meio amargo, ao leite e, claro, há a aposta em embalagens para presentes. Presentear com chocolate é uma tradição na Páscoa brasileira. Pesquisa Conecta, encomendada pela Abicab em 2016, aponta que 63% dos brasileiros costumam presentear com chocolate neste período do ano. Por isso, a indústria de chocolate está em constante inovação, atendendo, assim, todos os perfis e necessidades. Com um amplo portfólio, há oferta dos mais variados tipos de produtos, nos mais diversos tamanhos. O chocolate é caracterizado por ser um produto de consumo em momentos de indulgência e, portanto, perfeitamente conciliável com uma dieta equilibrada”, afirma.

Novidades

Para saber quais são as novidades da Páscoa 2020, entrevistamos também representantes de marcas de chocolate. Confira, a seguir, o que o mercado está preparando, especialmente, para esse período.

Lacta

Páscoa para todos os gostos e bolsos
Gerente de marketing de sazonais e presenteáveis da Lacta

De acordo com Amanda Affonso, Gerente de Marketing de Sazonais e Presenteáveis da Lacta, “a marca vem crescendo ano após ano, com lançamentos e inovação. Acreditamos que o sucesso da marca no mercado está no fato de colocar sempre o consumidor como centro das nossas ações, lançamentos e desenvolvimentos de produtos. Buscamos sempre entender o que eles procuram para apresentar os melhores produtos, um portfólio para todos os gostos, melhor custo-benefício e principalmente muita qualidade. Como líderes de mercado, conduzimos a maior pesquisa já feita com os consumidores de Páscoa. Foram 1.000 respondentes e descobrimos 4 segmentos de compradores com diferentes necessidades quando buscam um presente de Páscoa. Com essas informações, desenvolvemos um portfólio focado em atender da melhor forma os desejos do consumidor.  Nesta Páscoa, serão mais de 30 opções de produtos. Continuamos com os ovos da linha regular, que são amados pelos consumidores, mas também apostamos em lançamentos totalmente presenteáveis e focados na indulgência. A Mondelez é a líder em snacking global e no Brasil e o mercado de presenteáveis é uma prioridade para nós. Esse mercado vale milhões e ainda é pouco explorado no varejo. Por isso, para a Páscoa deste ano, resolvemos focar nossos esforços nesse mercado, onde vimos uma grande oportunidade de crescer. Acreditamos que o mercado de presentes tem características únicas e é um segmento com alto valor percebido, afinal, cada momento pede um presente diferente. Além disso, vamos reforçar o posicionamento Lacta ‘cada pedacinho aproxima’, trazendo um pouco dessa conexão emocional das pessoas com o chocolate, de comer sem culpa e presentear quem a gente mais ama”, diz.

 Affonso partilha ainda que “nossas maiores apostas este ano são os produtos que focam em indulgência e os presenteáveis. São dois ovos tripla Camada, Oreo e Avelã, e dois ovos da linha Intense 60% Cacau, Original e Mix de Nuts. Além dos tradicionais ovos, outro destaque é o lançamento das trufas recheadas que chegam em duas opções, ao leite (9, 12 e 18 unidades) e Intense 60% cacau, (9 e 12 unidades), com diversos sabores de recheio diferenciados e exclusivos. As trufas ficarão no portfólio Lacta não só na Páscoa, mas pelo resto do ano todo, com o objetivo de ser um produto presenteável não só nesta data, mas em qualquer outra data comemorativa”, indica.

Sobre parcerias, a Gerente de Marketing de Sazonais e Presenteáveis da Lacta informa que “este ano, retornamos com os nossos ovos licenciados junto a alguns parceiros que já trabalhamos outros anos, como a Mattel – com os ovos da Barbie e Hot Wheels – e Warner – com o ovo da Mulher Maravilha. Pela primeira vez, estamos trabalhando com a Universal, trazendo um ovo licenciado da animação de maior bilheteria do cinema mundial, Meu Malvado Favorito. Além disso, também temos os ovos de Pets, com Universal, e Teen Titans, com Warner. Também teremos uma parceria com a Imaginarium, referência no segmento de presente e decoração, maior rede de franquia do segmento, com mais de 250 lojas em todo Brasil, além do site lojaimaginarium.com.br”.

Já em relação à preparação da marca para o período da Páscoa, Affonso divide que “temos um time específico para pensar na Páscoa, que é uma data extremamente importante para a Mondelez. Trabalhamos com 18 meses de planejamento e 6 meses para produção de antecedência para uma Páscoa ser realizada”, diz. “É o 3º evento mais relevante para os brasileiros, depois do Natal e do Dia das Mães, e uma das datas mais importantes para Lacta, pois, assim como no inverno e no Dia dos Namorados, o consumo de chocolate aumenta consideravelmente”, salienta.

Nestlé

Páscoa para todos os gostos e bolsos
Keila Broedel, gerente de marketing de sazonais da Nestlé

Keila Broedel é Gerente de Marketing de Sazonais da Nestlé e conta que “para este ano, focamos em um portfólio assertivo, que atende perfeitamente às necessidades do consumidor. Olhamos para dentro e entendemos quais são as nossas marcas icônicas, que trazem as opções ideais para o consumidor presentear nesta Páscoa. O objetivo é trazer sabores de grande sucesso entre o público para a data, a um preço acessível e com formatos diferenciados. Entre as novidades, estão o Nestlé Surpresa, um grande sucesso dos últimos três anos, com ovos de chocolate que contêm brindes especiais para visualização em realidade aumentada. O KitKat, que traz uma versão especial Easter Break, com um chocolate no formato de Coelhinho de Páscoa. Além disso, com um recheio de creme de chocolate, pedaços de wafer e rice crispies, o produto promete agradar aos fãs da marca e aqueles que buscam um presente inovador para a data. Temos também as opções Zero Adição de Açúcar, Zero Lactose e Zero Glúten, que são os primeiros ovos de chocolate Nestlé com esse perfil e que vêm em uma embalagem reciclável e feita a mão. E a Linha Infantil para as crianças, com o ovo Garoto Unicórnio, uma grande febre do último ano, além do primeiro ovo em parceria com a icônica marca Nescau”, lista.

Broedel diz também que “para 2020, o clássico Nestlé Surpresa, um grande sucesso dos últimos três anos, mantém sua proposta educacional de forma a proporcionar conhecimento e diversão em família. Para tanto, foi realizada uma parceria com o Animal Planet, Discovery Turbo e Discovery Mindblown. Os ovos são de três coleções diferentes, com brinquedos temáticos: Dino Venture/Dinossauros, com 2 miniaturas; Space Venture/Espaço, com 2 miniaturas e Speed Venture/Corrida de carros. Cada miniatura pode ser visualizada em realidade aumentada por meio do aplicativo Nestlé Realidade Aumentada, criado pela Flex Interativa. Ao aparecer na tela, o brinquedo é inserido em um dos três ambientes dos ovos (Dinossauros, Espaço e Corrida) e o consumidor, além de interagir com o item, pode participar de jogos interativos, como memória, corrida de carro e ‘destrua os asteroides’. O app também traz um quizz interativo sobre os três universos elaborados em parceria com o Animal Planet, Discovery Turbo e Discovery Mindblown. Além disso, para o ovo de Nescau, foi realizada uma parceria com a NBA. Ele vem com um totem que pode ser usado como acessório para mochila ou ícone de mesa. O item traz o logo de um dos 4 times da NBA – Chicago Bulls, Nets, Lakers e Warriors”, adianta.

A Gerente de Marketing de Sazonais ressalta ainda que “a Páscoa nos traz a cada ano o desafio de reinvenção. Mais do que trazer novos sabores, é preciso analisar o cenário de consumo do país e apostar em um portfólio que alie qualidade a um custo acessível. Baseados nisso, investimos em um portfólio com marcas que entregam um sabor inconfundível, além de itens interativos nos ovos de Páscoa. A ideia é democratizar a Páscoa, por meio de marcas icônicas da Nestlé e da Garoto. A Páscoa continua sendo uma data importante para as famílias. Os ovos são um produto símbolo da ocasião e sua embalagem especial e ludicidade dão a ele o verdadeiro significado da data. Acreditamos nessa importância e, por isso, todos os anos, nos preparamos para investir em itens inovadores. No entanto, sabemos que a forma de presentear mudou. Até 2016, consumidores compravam apenas ovos de Páscoa para comemorar a data. De lá para cá, eles passaram a estabelecer um valor para gastar entre ovos de Páscoa, caixas de chocolate e tabletes. Assim, em 2020, revisitamos todo nosso portfólio para seguir com as marcas que cumprem com o desejo do consumidor de presentear amigos, familiares ou a si mesmo. Para a Páscoa de 2020, entendemos que o grande acerto é atender à necessidade de presentear que o consumidor tem, levando em consideração os sabores mais desejados e as novas tendências de consumo”, diz.

Cacau Show

Páscoa para todos os gostos e bolsos
Ana Luiza Costa, Gerente de Produtos da Cacau Show

Ana Luiza Costa, Gerente de Produtos da Cacau Show, partilha que “este ano, a Cacau Show traz um portfólio de 50 produtos, com diversas novidades e com lembranças a partir de R$ 9,90. Os destaques da campanha são: ovo Dreams 7 chocolates, que possui a casca de chocolate 34% com granulados brancos e intensos, recheado com trufa branca e trufa de chocolate 36%, coberto com chocolate 28% e decorado com chocolates 41% e 85%; ovo Dreams Brownie, que tem a casca recheada sabor brownie com nozes granuladas e glaceadas; e o ovo laCreme Mezzo Recheado, com casca de chocolate laCreme ao leite com recheio sabor trufa laCreme ao leite e outra casca de chocolate laCreme branco recheado com trufa laCreme branco. Além disso, o delicioso ovo LaNut de chocolate ao leite recheado com creme de avelã. Já para a linhas Kids, lançamos o ovo Looney Tunes de chocolate ao leite, que possui uma touca de pelúcia exclusiva com movimento ou som dos personagens Frajola, Pernalonga, Taz e Piu-Piu.  Temos também o ovo Chocomonstros, com as pantufas que têm movimento para acompanhar a criançada durante todo o caminho. A Cacau Show tem muita dedicação e planejamento para todos os lançamentos e em todas as campanhas do ano. Lançamos novos produtos durante o ano inteiro e, dentro do nosso planejamento, os produtos de Páscoa sempre são estudados e preparados cerca de um ano antes”, explica.

Costa divide também que, devido aos lançamentos, a marca fez parcerias “com a Warner, nos ovos Looney Tunes e Scooby-Doo, e com Manchester City e Juventus, com os ovos acompanhados das bolas de futebol dos respectivos times. Além dessas, continuamos com a parceria com MasterChef Jr Brasil, com dois ovos com glacê e miçangas para decorar que vêm acompanhados de um avental ou um chapéu de chef”.

Para a Gerente de Produtos da Cacau Show, o período da Páscoa ainda é o mesmo, apesar da nova onda de saudabilidade entre os brasileiros. “O período de Páscoa ainda é um momento muito esperado culturalmente, especialmente, pela troca de presentes, sendo eles os ovos de Páscoa. Além disso, possuímos variadas linhas que atendem a diferentes públicos, até mesmo quem procura por itens mais saudáveis em sua alimentação. Um exemplo é a nossa linha Bendito Cacao. Além disso, temos ovos também para pessoas com restrições alimentares, como os ovos Dreams Zero adição de açúcar e o Ovo ao leite Zero lactose 180g”, argumenta.

Arcor

Páscoa para todos os gostos e bolsos
Anderson Freire, gerente Nacional de Marketing da Arcor Brasil

Anderson Freire é Gerente Nacional de Marketing da Arcor Brasil e descreve que, este ano, “o portfólio da Arcor conta no total com 20 ovos de Páscoa: são 8 opções na linha Tortuguita, 6 Licenças e 6 na linha de adultos (Arcor e Bon o Bon). São 3 sku’s a mais que em 2019 e teremos 14 novos ovos de Páscoa em 2020. Entre as novidades, estão os ovos Arcor Zero Lactose e chocolate sabor Doce de Leite; e os ovos Bon o Bon Amargo, com 70% cacau, e em chocolate sabor Morango. Podemos destacar ainda o ovo Tortuguita Cabeça Maluca, com um simpático boneco em forma de tartaruga, que mexe a cabeça conforme movimentação; o ovo Moranguinho, que é puro charme e vem dentro de um porta-objetos rosa em forma de coração; o ovo de chocolate ao leite Unicórnio, que explora tons pastéis, temática de fantasia e vem com uma caneca em formato de unicórnio, disponível em duas opções de cores; o ovo da Patrulha Canina, com duas opções de luminária que retratam os personagens Chase e Skye; o ovo DinOvo, que também conta com caneca personalizada com o rosto de um dinossauro. A galera antenada ao ambiente digital contará com os ovos Authentic Games, inspirado no canal que é a maior referência em Minecraft no YouTube e que vem acompanhado de uma caneca em formato quadrado e desenho pixelado; e o ovo do youtuber Luccas Neto, que destaca uma luminária que muda de cor”, cita.

Freire complementa que “a Arcor traz as seguintes marcas licenciadas na sua linha de Páscoa 2020: Moranguinho, Patrulha Canina, Luccas Netto e Authentic Games”, assim como explica que “personagens geram uma experiência emocional com o público. Nós acreditamos muito nesse segmento e investimos em licenças estratégicas, que geram identificação em diferentes perfis de consumidores, com opções que agradam a todas as gerações e toda a família. Além disso, o licenciamento agrega valor ao produto, oferecendo uma relação de custo-benefício ainda mais interessante ao consumidor. De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), o mercado de licenciamentos faturou R$ 20 bilhões em 2019 (6% a mais que em 2018)”, salienta.

Também segundo o Gerente Nacional de Marketing da Arcor Brasil, “A Páscoa é um período bastante importante para a Arcor e representa cerca de 15% do resultado de chocolates e 4% do total Arcor/ano, lembrando que o evento acontece apenas em 40 dias do ano”, analisa.

Duas Rodas

Páscoa para todos os gostos e bolsos
Joseane Leone, Diretora de Negócios de Confeitaria e Chocolateria da Duas Rodas

Joseane Leone é Diretora de Negócios de Confeitaria e Chocolateria da Duas Rodas e diz que “mesmo diante de outras épocas, como o inverno, que são bem interessantes para a movimentação do setor, a Páscoa ainda apresenta o maior consumo. Trata-se de um grande mercado a ser explorado junto aos transformadores. Vale destacar o investimento em lançamentos de produtos diferenciados, como recheios prontos para uso em ovos de colher, corantes e aromas específicos para criações em chocolates. Esses produtos ampliam a diversificação e aguçam a criatividade dos produtores de ovos e bombons artesanais. Para a nossa divisão de chocolates, essa é a data mais importante do ano, na qual há uma concentração de 45% das vendas da categoria”, afirma. “Em 2019, crescemos 20% na Selecta Chocolates em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2020, o crescimento do mercado em geral tem se apresentado incerto, mas nós estamos em um movimento de crescimento de market share e já alcançamos 30% de crescimento sobre o que distribuímos na Páscoa no ano passado”, revela.

Resultados Páscoa 2019

Conforme levantamento encomendado pela Abicab ao Instituto Kantar, 67,3% dos responsáveis pelos lares brasileiros compraram ou ganharam produtos de chocolate na semana de Páscoa de 2019, patamar estável comparado ao mesmo período dos últimos dois anos. A pesquisa, que considera o padrão de consumo das famílias indicou que 102,6 mil toneladas de produtos foram adquiridas no período, o que inclui tanto ovos quanto itens regulares (bombons, tabletes).

O estudo aponta que o consumo médio por família nesse período de 2019, incluindo produtos adquiridos e recebidos como presente, somou 2,7 kg e a frequência de compra foi de 2,3 vezes. Com relação ao tradicional ovo de Páscoa, que esteve em 28,3% dos lares brasileiros, as famílias declararam que 52,4% do volume total (7,9 mil toneladas) eram provenientes de presentes. Os demais volumes comprados mantiveram concentração em canais tradicionais, como autosserviço (supermercados e hipermercados), com 17%; ‘outros canais’ (mercados e mercearias de bairro, por exemplo), com 15,6%; e lojas de departamento, responsáveis por 10,4% dos volumes.

Já os ovos artesanais tiveram a menor participação em volume dos últimos três anos, com penetração em 4,6 milhões de lares, ante 12,4 milhões de lares dos produtos industrializados. Enquanto as compras de artesanais se concentraram em produtos maiores (500g), as embalagens de ovos industrializados menores ganharam mais destaque junto ao consumidor: os ovos de 251g a 350g foram os preferidos, representando 22,3% do volume no período, seguido pelos produtos de 100g a 150g, com 18,9%.

Só em 2019, também segundo dados divulgados este ano pela Abicab, foram produzidas cerca de 10 mil toneladas de chocolates para o período de Páscoa no Brasil, incluindo ovos, figuras de Páscoa, produtos em embalagens temáticas presenteáveis e outros itens. As indústrias de chocolate fabricaram 756 mil toneladas em produtos ao longo do ano passado e as exportações totalizaram 28 mil toneladas, enquanto as importações alcançaram 20 mil toneladas, resultando em um consumo aparente de 749 mil toneladas no ano. O consumo per capita em 2019 foi estimado em 2,6 kg de chocolate por habitante.

Abicab

www.abicab.org.br

Lacta

www.lacta.com.br

Nestlé

www.nestle.com.br

Cacau Show

www.lojavirtual.cacaushow.com.br

Arcor

www.arcor.com.br

Duas Rodas

www.duasrodas.com

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