Para despertar

    0
    Para desperta

    Café da manhã está cada vez mais robusto e também mais lucrativo

    para despertaMuitas vezes mencionado como “a refeição mais importante do dia”, o café da manhã tem recebido investimentos ainda mais robustos por parte de diversos empresários. Os consumidores, cada vez mais, valorizam esse momento e buscam por locais que oferecem boas opções de alimentos para o período matutino.
    “O que os nutricionistas falam desde sempre, e nossas mães e avós também, finalmente hoje parece estar sendo compreendido pelas pessoas. Alimentar-se como um rei pela manhã é a bola da vez e, por isso, a maioria das cafeterias ampliou seu cardápio para atender essa nova onda. Importantíssimo aproveitar a oportunidade”, diz Isabella Bittencourt, proprietária do Café Bellíssima, localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.
    De acordo com ela, “qualidade dos produtos, conhecimento no preparo dos cafés, equipe capacitada para atender bem são elementos importantes para fazer a diferença. No nosso caso, além de todos esses elementos, por estarmos dentro de um centro de abastecimento (Mercado do Cruzeiro), a diferença também está em trabalhar com produtos superfrescos e variados. Buscar o melhor queijo, o mais gostoso pão, incríveis bolos, harmonizar tudo isso e muito mais com incríveis grãos faz toda a diferença. A experiência de tomar um café de torra especial, feito com cuidado e expertise, acompanhado de um delicioso bolo de milho com requeijão sempre será inesquecível”, salienta.
    Perguntada sobre como o café da manhã no estabelecimento foi pensado, Isabella diz: “Como nosso produto principal continua sendo o café, todas as experiências em que o identificamos como elemento foram implementadas -café da manhã, sobremesa e lanche da tarde. Nossa cafeteria começou a oferecer café da manhã após um ano de funcionamento. Começamos com um café colonial, ao estilo das fazendas de interior, e hoje ampliamos para conhecido brunch, incorporando uma pegada brasileira/mineira com bolos artesanais , pão de queijo, queijos de Minas etc”.

    Diferenciais

    para despertaPara se destacar nesse mercado, pensar em diferenciais é algo importante. A proprietária do Café Bellíssima destaca quais são eles no estabelecimento. “Nosso pão de queijo com 40% de queijo fornecido pelo S. Braga e sua família, o bolo de banana que é integral e leva chocolate meio amargo, frios vindos da charcutaria da família com fábrica em Montes Claros, pães artesanais da Cum Panio, iogurte natural produzido pela gente e os orgânicos da Madre Pães para completar e harmonizar com nossos cafés feitos com grãos da Academia do Café! E tem gente que vem só por causa dos nossos ovos mexidos supercremosos”, afirma.
    E por que investir em alimentos artesanais? “Todos os nossos produtos são artesanais, muitos produzidos por nós e outros escolhidos a dedo, por ter as características que buscamos: serem frescos, feitos com produtos de qualidade e rastreáveis, produzidos por profissionais que reconhecemos como os melhores e que muitas vezes tornam-se grandes amigos. Todos os nossos fornecedores são de nossa cidade, o que ajuda no desenvolvimento da economia local também”, ressalta.

    Alimentação fora do lar

    Para despertaIsabella Bittencourt pontua que, atualmente, grande parte das pessoas tem optado por realizar suas refeições fora do lar, pelo fato de não terem tempo de organizar sua produção doméstica. Acerca dos benefícios de investir nessa área, a profissional ressalta que “vender comida sempre foi um bom negócio, pois mesmo na crise as pessoas não deixam de se alimentar. Trabalhar nesse setor requer comprometimento, pois o trabalho é diário, mas contamos com muitas inovações e possibilidades de capacitação. Cursos online, workshops, oficinas e cursos profissionalizantes, hoje a área de alimentação conta com vários! Sem contar o lado cult dos grandes programas de culinária, que resultou em certa glamourização, provocando um aumento de interesse e consequentemente um desenvolvimento do setor”, analisa.
    Entretanto, também existem os desafios. “Por ser um trabalho diário, exige um grande comprometimento da equipe, o que muitas vezes nunca é alcançado. Nossa população trabalhadora nem sempre está adequadamente capacitada, muitas vezes por falta de uma formação escolar básica. A baixa escolaridade afeta diretamente na qualidade da capacitação de nossos funcionários. Outro grande problema é o alto custo da matéria-prima utilizada. Produtos de qualidade requerem matéria-prima de qualidade e isso tem um preço”, diz.
    Por fim, sobre como atrair e fidelizar mais consumidores, Isabella Bittencourt afirma que “a qualidade do atendimento é fundamental para fidelizar. Não há doce magnífico que resista a um péssimo atendimento. E, claro, a qualidade do produto vendido que, quando comercializado com exclusividade, arrasta multidões. Por fim, o preço final repassado para o comprador deve ser competitivo, sem ser insustentável para quem produz. Quem não gosta de descontos e promoções?”, indaga.

    Satisfação

    para desperta
    para desperta

    “Creio que qualquer investimento em prol do consumidor será certamente recompensado através da satisfação e retorno do mesmo, além da possibilidade de propaganda espontânea, fazendo fomentar o desejo de outros potenciais consumidores. Sendo o nosso café da manhã ofertado a todos os nossos hóspedes, é, sem dúvida, o melhor momento para apresentarmos nossa gastronomia e nosso serviço”. É assim que José Luiz Pillar, gerente geral do Windsor Leme, responde acerca da importância de investir no café da manhã para os consumidores.
    Para se diferenciar nesse mercado, diz ele, é importante focar produtos de qualidade, com bom serviço e preço justo. “Não é necessário nenhuma mágica. Apenas trabalho e criatividade”, destaca ele, que também fala por que o café da manhã é tão importante. “É a primeira refeição do dia. Sendo ela prazerosa, contribui e muito para que os hóspedes tenham uma boa jornada. Para nós, também é o momento de apresentarmos o potencial de nossa gastronomia”, afirma.
    Sobre como o café da manhã do estabelecimento foi pensado, José Luiz Pillar ressalta: “Como recebemos pessoas de diferentes perfis e de diversas partes do mundo, procuramos ofertar algo que consiga ao menos suprir as necessidades de todos. E, por conta do próprio feedback que recebemos, entendemos que estamos no caminho certo, pois os elogios ao nosso café da manhã são muitos e constantes”.

    Destaques

    para despertaQuando perguntado sobre os principais diferenciais do café da manhã do empreendimento, o profissional responde: “Variedade, frescor e fartura, com alto controle de qualidade de todos os itens, feito com muito rigor por nossa nutricionista. Temos nossas próprias padaria e confeitaria que produzem todos os pães, bolos, salgados e doces em geral, que nos garantem oferecer um buffet repleto de opções, sempre com a certeza de que acabaram de ser produzidos. Frutas e sucos da estação são sempre muito reverenciados também. Nosso chef executivo acompanha todos os preparos bem de perto, além de também elaborar as opções de pratos quentes diários. E diria que a ‘cereja do bolo’ seja nossa estação de tapiocas (opções salgadas e doces) e omeletes, onde um de nossos cozinheiros prepara tudo na hora, de acordo com as preferências do cliente. Além disso, ainda nos dias de hoje, nossa brigada de garçons, sob o comando de dois maîtres, serve café e leite de mesa em mesa, oferecendo um especial acolhimento a todos no salão”, relata.
    E um bom café da manhã contribui para a escolha da hospedagem? “Com toda certeza! O que fica na memória de cada um não é a estrutura física ou a marca de cada produto, mas, sim, a experiência vivida. E não tenho medo algum em afirmar que o café da manhã oferecido no Windsor Leme Hotel, por exemplo, fica marcado nas lembranças de quem passa por ele. É muito comum recebermos ex-hóspedes que retornam apenas para o café da manhã, mesmo não estando hospedados conosco”, afirma.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here