Pão francês ficará mais caro

0

O pão francês deve ficar mais caro a partir de abril. De acordo com associações de fabricantes, o aumento pode chegar até 12%, devido a alta do dólar no país e da energia elétrica mais cara.

Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o pão aumentou 5,40% nos últimos 12 meses. O dólar acima de R$3 pesa na compra de trigo, além do aumento no valor da energia elétrica. O custo de produção está mais elevado e as empresas devem repassar esse valor ao consumidor final.

“ A energia elétrica representa 12% do custo da fabricação de pães,e a farinha de trigo 33%. O preço final pode subir de 8% a 12%”, explica José Batista de Oliveira, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).

Oliveira afirma que supermercados e padarias devem estudar o preço para continuar competitivo. “Quando você sobe o preço, naturalmente se inibe o consumo”. Para os produtores de pães industriais, o aumento deve ser de 8% para o consumidor, de acordo coma Abimapi, representante do setor.

Esse aumento pode levar aos consumidores a fazerem substituições. “ As pessoas podem abandonar derivados de trigo, como pão e macarrão, e recorrer a produtos de farinha de mandioca ou de milho”, conta o consultor financeiro Mauro Calil.

Fonte: Folhapress

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

onze + quinze =