Ouro vegetal

    0

    Ingrediente fundamental no preparo de várias delícias da confeitaria e panificação, a farinha de trigo se dá a partir da moagem do grão de trigo. O trigo, por sua vez, está entre as plantas mais cultivadas do mundo.

    Esse produto é utilizado na fabricação industrial e artesanal de pães, massas e biscoitos, além do uso doméstico. Segundo a Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), de toda a produção, são destinados cerca de 55% para panificação, 17% para macarrão, 13% para biscoitos, 11% para uso doméstico e 4% para outros segmentos.

    Rico em carboidratos, este item conta, ainda, com proteínas, gordura, fibra, cálcio, ferro e ácido fólico. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o trigo é o segundo alimento mais consumido no mundo. No Brasil, o uso per capita de trigo chega a 57kg por pessoa, por ano. O país produz em torno de 6 milhões de toneladas, importando mais 4 milhões para atender ao consumo.

    Atenção ao mercado, atenção aos clientes

    Fundada em 1951, a Ocrim S.A. Produtos Alimentícios atua no mercado de moagem de trigo. Sua linha de produtos conta com farinha de trigo para pizza, pastel, confeitos, bolos e salgados, Plus Pão Francês, Plus Pão Doce, Orgânica branca e integral, além da tradicional farinha industrial de panificação. A empresa adquiriu, também, uma fábrica de massas e biscoitos em Ananindeua, no Pará, onde fabrica massas curtas e longas, biscoitos laminados, moldados, recheados e wafers. “Produzimos todas as farinhas que o mercado precisa. O mercado é muito exigente e a Ocrim está sempre adaptando-se às necessidades de cada um de seus clientes”, afirma Fernando Perez, diretor comercial da empresa. O destaque, segundo ele, é para as farinhas tipo 01, pré-misturas, pão francês e pão doce, bem como as farinhas especiais para pizzas, bolos, confeitos, salgados, pastéis e integral.

    O segmento de food service representa 80% do faturamento da empresa. “Este é um mercado que, a cada dia que passa, percebemos que se consolida mais, e sempre deve ser visto com muita atenção pelos fornecedores”, diz Perez. Ele conta que, há algum tempo, este mercado deixou de ser alternativo para tornar-se uma realidade. “A diversidade e qualidade disponíveis no segmento permitiram consumir o que você quiser, onde a substituição da tradicional comida caseira deu-se pela forma imediata com que você encontra qualidade que agrada a todos os gostos”, completa.

    Vendida no Brasil, principalmente em São Paulo e na Região Norte do País, as farinhas Mirella possuem uma variedade de linhas e seu processo de inovação permanente consegue atender a todos os tipos de mercado. “O destaque atualmente está com nossa Farinha Orgânica, que pode ser adquirida via representante comercial ou encontrada em empórios e supermercados”, conta.

    Sobre o trabalho diário, Perez conta que o cuidado vai desde a seleção de fornecedores de matéria-prima até os controles de qualidade e testes de acompanhamento em laboratório. “Além disso, estamos sempre investindo em tecnologia, adquirindo máquinas e equipamentos que garantam a frequente qualidade de nossos produtos”, diz.

    Presença forte no segmento

    O grupo M. Dias Branco possui 14 indústrias distribuídas em importantes cidades brasileiras, além de 13 unidades de comercialização e distribuição. Produz farinhas de trigo para três categorias: doméstica, industrial e pré-mistura. Na categoria doméstica, a marca é Finna, na industrial tem Medalha de Ouro, Imperial, Adorita, Glandeza, Medalha de Prata, GMA, GMT, GMP, Do Padeiro e Monarca, com aplicação na panificação em geral, biscoitos e bolachas, e o mais novo lançamento: Medalha de Ouro Premium. Já na categoria pré-mistura para panificação, estão no mercado os produtos Finna Mix para pão francês, Finna Mix para pão doce e Finna Mix para pão integral. São comercializadas apenas no território nacional, a maior parte nas regiões Norte e Nordeste.

    A empresa tem um percentual de venda de, aproximadamente, 85% para os canais de food service (restaurantes, padarias, pizzarias, bares, cafés, quiosques, fast foods e sorveterias). “Este segmento é extremamente importante, pois representa a maior parte das vendas da empresa. Estes canais são muito exigentes, o que estimula a M. Dias Branco a produzir produtos de qualidade e a criar linhas diferenciadas para atender as necessidades dos clientes”, afirma Arthur Benevides, gerente de planejamento comercial dos moinhos do grupo.

    Para manter a qualidade que o mercado exige, a empresa investe em tecnologia, técnicas de produção, na equipe de trabalho, entre outras coisas. “Procuramos trazer inovações constantes para nossos clientes, agregando serviços diferenciados para o melhor aproveitamento de nossos produtos. Procuramos entender, cada vez mais, o consumidor, e desenvolver produtos de acordo com as tendências de mercado”, diz Benevides.

    O gerente de planejamento comercial afirma que o grupo possui diferenciais como a padronização da qualidade, oferecendo produtos com a mesma qualidade o ano inteiro, e o rendimento, percebido pelos clientes nos produtos feitos com as farinhas da marca. “O canal de food service vem crescendo muito e a busca por inovação em produtos e serviços é fundamental para dar apoio a esse segmento”, completa.

    De volta ao Food Service

    Detentora de marcas renomadas como Dona Benta, Sol e Boa Sorte, a J. Macêdo retornou em março ao mercado de food service e o objetivo, segundo o diretor de panificação da empresa, Irineu Pedrollo, é que a nova atividade corresponda a 10% do volume de vendas da companhia até o fim de 2013. “O mercado profissional não é uma novidade para a companhia, que tem mais de 70 anos de história e atuou no segmento entre 1952 e 2004. Com a retomada no mercado de food service, a J.Macêdo passa a ter uma atuação ainda mais completa na chamada ‘cadeia do trigo’”, conta Pedrollo.

    A marca que retoma a atuação neste segmento é a Dona Benta Profissional, com 30 novos produtos, entre eles a Farinha de Trigo Especial para Panificação e Confeitaria – Reserva Especial, Farinha de Trigo Especial para Panificação, Farinha de Trigo para Salgados, Farinha de Trigo para Pizza, Farinha de Trigo para Pastel, Mistura para o preparo de Pão Francês, Mistura para o preparo de Pão Integral, Mistura para o preparo de Pão Doce e Misturas para bolos em diversos sabores (neutro, chocolate, laranja, milho, aipim, brownie, milho cremoso etc). “A linha profissional da J. Macêdo tem distribuição voltada a padarias e atacadistas das regiões Norte e Nordeste do Brasil e terá também alguns produtos comercializados em todo o Brasil”, explica.

    O diretor de panificação diz que o cuidado na escolha da matéria-prima e no preparo dos produtos reflete a tradição da empresa. “Os produtos da J. Macêdo destacam-se pela alta qualidade e performance, além dos serviços oferecidos aos clientes por meio de equipes técnicas que apoiam os panificadores e confeiteiros”, diz.

    A empresa tem mais de 70 anos de história e foi fundada em Fortaleza, Ceará.

     

    ABITRIGO (Associação Brasileira da Indústria do Trigo)
    www.abitrigo.com.br

    OCRIM
    www.ocrim.com.br

    M. DIAS BRANCO
    www.mdiasbranco.com.br

    J. MACÊDO
    www.jmacedo.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here