Ouro vegetal

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Ingrediente fundamental no preparo de várias delícias da confeitaria e panificação, a farinha de trigo se dá a partir da moagem do grão de trigo. O trigo, por sua vez, está entre as plantas mais cultivadas do mundo.

Esse produto é utilizado na fabricação industrial e artesanal de pães, massas e biscoitos, além do uso doméstico. Segundo a Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), de toda a produção, são destinados cerca de 55% para panificação, 17% para macarrão, 13% para biscoitos, 11% para uso doméstico e 4% para outros segmentos.

Rico em carboidratos, este item conta, ainda, com proteínas, gordura, fibra, cálcio, ferro e ácido fólico. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o trigo é o segundo alimento mais consumido no mundo. No Brasil, o uso per capita de trigo chega a 57kg por pessoa, por ano. O país produz em torno de 6 milhões de toneladas, importando mais 4 milhões para atender ao consumo.

Atenção ao mercado, atenção aos clientes

Fundada em 1951, a Ocrim S.A. Produtos Alimentícios atua no mercado de moagem de trigo. Sua linha de produtos conta com farinha de trigo para pizza, pastel, confeitos, bolos e salgados, Plus Pão Francês, Plus Pão Doce, Orgânica branca e integral, além da tradicional farinha industrial de panificação. A empresa adquiriu, também, uma fábrica de massas e biscoitos em Ananindeua, no Pará, onde fabrica massas curtas e longas, biscoitos laminados, moldados, recheados e wafers. “Produzimos todas as farinhas que o mercado precisa. O mercado é muito exigente e a Ocrim está sempre adaptando-se às necessidades de cada um de seus clientes”, afirma Fernando Perez, diretor comercial da empresa. O destaque, segundo ele, é para as farinhas tipo 01, pré-misturas, pão francês e pão doce, bem como as farinhas especiais para pizzas, bolos, confeitos, salgados, pastéis e integral.

O segmento de food service representa 80% do faturamento da empresa. “Este é um mercado que, a cada dia que passa, percebemos que se consolida mais, e sempre deve ser visto com muita atenção pelos fornecedores”, diz Perez. Ele conta que, há algum tempo, este mercado deixou de ser alternativo para tornar-se uma realidade. “A diversidade e qualidade disponíveis no segmento permitiram consumir o que você quiser, onde a substituição da tradicional comida caseira deu-se pela forma imediata com que você encontra qualidade que agrada a todos os gostos”, completa.

Vendida no Brasil, principalmente em São Paulo e na Região Norte do País, as farinhas Mirella possuem uma variedade de linhas e seu processo de inovação permanente consegue atender a todos os tipos de mercado. “O destaque atualmente está com nossa Farinha Orgânica, que pode ser adquirida via representante comercial ou encontrada em empórios e supermercados”, conta.

Sobre o trabalho diário, Perez conta que o cuidado vai desde a seleção de fornecedores de matéria-prima até os controles de qualidade e testes de acompanhamento em laboratório. “Além disso, estamos sempre investindo em tecnologia, adquirindo máquinas e equipamentos que garantam a frequente qualidade de nossos produtos”, diz.

Presença forte no segmento

O grupo M. Dias Branco possui 14 indústrias distribuídas em importantes cidades brasileiras, além de 13 unidades de comercialização e distribuição. Produz farinhas de trigo para três categorias: doméstica, industrial e pré-mistura. Na categoria doméstica, a marca é Finna, na industrial tem Medalha de Ouro, Imperial, Adorita, Glandeza, Medalha de Prata, GMA, GMT, GMP, Do Padeiro e Monarca, com aplicação na panificação em geral, biscoitos e bolachas, e o mais novo lançamento: Medalha de Ouro Premium. Já na categoria pré-mistura para panificação, estão no mercado os produtos Finna Mix para pão francês, Finna Mix para pão doce e Finna Mix para pão integral. São comercializadas apenas no território nacional, a maior parte nas regiões Norte e Nordeste.

A empresa tem um percentual de venda de, aproximadamente, 85% para os canais de food service (restaurantes, padarias, pizzarias, bares, cafés, quiosques, fast foods e sorveterias). “Este segmento é extremamente importante, pois representa a maior parte das vendas da empresa. Estes canais são muito exigentes, o que estimula a M. Dias Branco a produzir produtos de qualidade e a criar linhas diferenciadas para atender as necessidades dos clientes”, afirma Arthur Benevides, gerente de planejamento comercial dos moinhos do grupo.

Para manter a qualidade que o mercado exige, a empresa investe em tecnologia, técnicas de produção, na equipe de trabalho, entre outras coisas. “Procuramos trazer inovações constantes para nossos clientes, agregando serviços diferenciados para o melhor aproveitamento de nossos produtos. Procuramos entender, cada vez mais, o consumidor, e desenvolver produtos de acordo com as tendências de mercado”, diz Benevides.

O gerente de planejamento comercial afirma que o grupo possui diferenciais como a padronização da qualidade, oferecendo produtos com a mesma qualidade o ano inteiro, e o rendimento, percebido pelos clientes nos produtos feitos com as farinhas da marca. “O canal de food service vem crescendo muito e a busca por inovação em produtos e serviços é fundamental para dar apoio a esse segmento”, completa.

De volta ao Food Service

Detentora de marcas renomadas como Dona Benta, Sol e Boa Sorte, a J. Macêdo retornou em março ao mercado de food service e o objetivo, segundo o diretor de panificação da empresa, Irineu Pedrollo, é que a nova atividade corresponda a 10% do volume de vendas da companhia até o fim de 2013. “O mercado profissional não é uma novidade para a companhia, que tem mais de 70 anos de história e atuou no segmento entre 1952 e 2004. Com a retomada no mercado de food service, a J.Macêdo passa a ter uma atuação ainda mais completa na chamada ‘cadeia do trigo’”, conta Pedrollo.

A marca que retoma a atuação neste segmento é a Dona Benta Profissional, com 30 novos produtos, entre eles a Farinha de Trigo Especial para Panificação e Confeitaria – Reserva Especial, Farinha de Trigo Especial para Panificação, Farinha de Trigo para Salgados, Farinha de Trigo para Pizza, Farinha de Trigo para Pastel, Mistura para o preparo de Pão Francês, Mistura para o preparo de Pão Integral, Mistura para o preparo de Pão Doce e Misturas para bolos em diversos sabores (neutro, chocolate, laranja, milho, aipim, brownie, milho cremoso etc). “A linha profissional da J. Macêdo tem distribuição voltada a padarias e atacadistas das regiões Norte e Nordeste do Brasil e terá também alguns produtos comercializados em todo o Brasil”, explica.

O diretor de panificação diz que o cuidado na escolha da matéria-prima e no preparo dos produtos reflete a tradição da empresa. “Os produtos da J. Macêdo destacam-se pela alta qualidade e performance, além dos serviços oferecidos aos clientes por meio de equipes técnicas que apoiam os panificadores e confeiteiros”, diz.

A empresa tem mais de 70 anos de história e foi fundada em Fortaleza, Ceará.

 

ABITRIGO (Associação Brasileira da Indústria do Trigo)
www.abitrigo.com.br

OCRIM
www.ocrim.com.br

M. DIAS BRANCO
www.mdiasbranco.com.br

J. MACÊDO
www.jmacedo.com.br

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