Oportunidade nos lançamentos

Modificação e ampliação no portfólio podem trazer novo fôlego para as organizações.

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Os lançamentos de produtos, muitas vezes, trazem boas transformações dentro das empresas de diferentes segmentos. Na área de alimentação fora do lar, isso não é diferente. Muitos consumidores estão sempre em busca de novidades nos lugares que eles frequentam e em relação às marcas que consomem e, por isso, investir no aumento ou na modificação do portfólio pode ser bastante vantajoso para as organizações.

O Ateliê do Sabor, por exemplo, é uma das empresas que contam com novidades e apresentou, recentemente, para as pessoas, quatro delas. A linha Trio e a categoria Sucos foram lançadas, a linha Ciabatta foi reformulada, bem como as embalagens da linha Massa e Pronto!. Com esses novos itens, a ideia da marca é conquistar um espaço ainda maior no que diz respeito às refeições saudáveis fora do lar.

“Os produtos da marca Ateliê do Sabor são frescos, saborosos, práticos e convenientes. São destinados àquelas pessoas que não têm muito tempo ou não querem pensar na preparação dos alimentos, mas que, mesmo assim, querem uma opção balanceada e saborosa. Os sanduiches TRIO foram desenvolvidos para aqueles que desejam uma porção maior, para os que não se satisfazem com as demais opções do nosso portfólio. O público-alvo são os jovens ativos, os estudantes que mesmo se alimentando de forma rápida precisam de uma quantidade maior. Na França, é uma linha de produtos que funciona muito bem
71e que temos certeza de que irá funcionar bem por aqui também”, afirma Bertrand Chambert-Loir, presidente da marca.

“Para o suco, nosso objetivo é oferecer uma solução completa de refeição, no mesmo padrão de qualidade. O suco também oferece a possibilidade para o varejista de propor um combo aos consumidores. É um suco sem adição de água, açúcar e conservantes. É 100% suco da fruta. Além disso, queríamos um produto mais próximo possível do suco da fruta. Tenho certeza de que chegamos na melhor opção disponível no mercado”, diz ele.

Os lanches da linha Trio estão disponíveis em quatro sabores: Frango, Peito de Peru, Salame e Pernil, sendo que eles são feitos com três metades de sanduíche no pão integral. Ingredientes como, por exemplo, a cenoura, a cebolinha, o tomate e também o mix de flores dão ainda mais sabor aos itens, que possuem um preço sugerido de R$10,00.

Já no que diz respeito ao suco, o lançamento é o suco de laranja, que é produzido com 100% fruta e não conta, em sua composição, com água, conservantes ou açúcar. O shelf life é de 20 dias. O preço de sugerido, para a garrafa de 300 ml, é R$4,50.

A linha Ciabatta foi reformulada com o objetivo de garantir uma versatilidade maior ao item, que pode ser consumido tanto frio quanto também quente, uma vez que os ingredientes combinam com qualquer temperatura. O pão é mais macio e delicado, harmonizando de uma maneira melhor com os recheios que, agora, contam com o sabor das proteínas nobres e contam ainda com molhos que são especiais. As versão disponíveis são: Frango com Bacon, Rosbife, Frango Teriyaki, Peito de Peru e Pernil. O preço sugerido para esse item é R$10,00.

A linha Massa e Pronto! conta com os sabores bolonhesa, carbonara e também com o marguerita. As embalagens personalizadas e transparentes reforçam o posicionamento do item, que também é caracterizado pela sua praticidade, já que é necessário aquecer por apenas dois minutos no micro-ondas. O garfo vem junto com o produto. O preço sugerido é R$12,50. De acordo com Bertrand Chambert-Loir, os diferenciais da marca são “frescor, sabor, conveniência e praticidade”.

Demanda

Na hora de investir em um produto, em geral, as empresas fazem pesquisas extensas, para que elas possam verificar a demanda e no que é mais indicado investir naquele momento. E, conforme destaca Bertrand Chambert-Loir, os produtos do Ateliê do Sabor atendem a demanda por itens que sejam frescos, saborosos, práticos e convenientes. “As novas gamas devem combinar com a proposta da marca Ateliê do Sabor, que é atender a uma demanda por produtos frescos, saborosos, práticos e convenientes. Há uma enorme demanda por produtos assim newsno mercado. Se conseguirmos desenvolver produtos que atendam a essas exigências, temos confiança de que serão produtos de muito sucesso”, afirma ele. O presidente da empresa também ressalta que, com os lançamentos, a marca espera “aumentar a oferta de produtos da marca no ramo de alimentos práticos, frescos e saborosos para continuar a fazer crescer essa categoria de produtos”.

As modificações que foram feitas nos produtos, conforme explica Bertrand Chambert-Loir, tiveram como base a própria opinião dos consumidores. “Nas Ciabattas, por exemplo, percebemos que os consumidores preferiam aquecê-las antes do consumo. Isso nos motivou a tirar a alface das formulações e, com isso, atender melhor a demanda. Tínhamos também uma demanda por mais maciez, um melhor equilíbrio entre pão e recheio”, relata.

E, para que os itens fabricados possam ter sucesso, a empresa precisa contar com diferenciais, capazes de fazer com que ela tenha ainda mais destaque no mercado. No caso do Ateliê do Sabor, por exemplo, Bertrand Chambert-Loir ressalta: “Fizemos muitos esforços e continuamos investindo continuamente para fazer crescer a categoria de produtos frescos, práticos e de qualidade. Usamos o conceito de ciclo de 24h. Esse é o período entre a colheita dos insumos vegetais e a entrega dos produtos prontos nos pontos de venda. Construímos uma fábrica em Ibiúna, cinturão verde de São Paulo, justamente para estarmos perto do produtor rural. Eles colhem diariamente os itens que usamos nos nossos produtos: alfaces, tomates etc. Nossa fábrica, construída com os melhores padrões, com temperaturas controladas e ar filtrado, garante uma qualidade diferente a nossos produtos. Contamos também com padaria própria para a fabricação dos pães e com uma logística refrigerada com 25 caminhões próprios e dedicados exclusivamente ao nosso negócio. Para resumir, muito carinho e muito cuidado”, diz.

Mudanças

Quando o assunto é o comportamento dos consumidores, Bertrand Chambert-Loir destaca que o perfil vem se modificando ao longo do tempo. “Acreditamos que sim, que as pessoas, cada vez mais, prestam atenção naquilo que vão ingerir. Essa é uma das razões de termos montado nossa operação no país. A visibilidade cada dia maior de nossos produtos traz também mais consumidores para essa categoria”, afirma ele.

Para se destacar nesse mercado, para o profissional, é necessário oferecer sempre ótimos produtos e serviços aos clientes. “Em alguns casos, entregamos produtos com frequência diária. Todos eles em caminhões refrigerados. Qualidade, respeito, agilidade”, frisa ele.
Para Bertrand Chambert-Loir, oferecer inovação é o principal benefício de trabalhar nessa área, que também tem os seus desafios. “A pouca cultura de se consumir produtos frescos e a falta de infraestrutura logística refrigerada e equipamentos para a cadeia de frio em muitos pontos de vendas”, salienta.

O profissional também destaca que há diversas opções na área de alimentação fora do lar atualmente. “ Há também muita demanda de pessoas que saem muito cedo de casa e só voltam ao fim do dia. Muitas delas estudam e trabalham. Essas pessoas precisam se alimentar ao longo do dia. A crise não ajuda muito neste momento, porém acreditamos bastante no futuro da economia brasileira”, diz.

Mercado

O grupo francês Norac chegou ao Brasil com a decisão de explorar e de lidar um novo mercado, contando, para que isso se tornasse uma realidade, com diferenciais relacionados à logística e à tecnologia. No ano de 2011, criou a Norac do Brasil. Foi no fim do ano de 2013, após a realização de um investimento de R$55 milhões, inaugurou em Ibiúna, em São Paulo, a fábrica dos produtos da marca Ateliê do Sabor, que conta com uma construção de 9.000m². Atualmente, a marca tem mais de 39 produtos em seu portfólio, divididos entre as categorias de Saladas, Wraps, Sanduiches Integrais, Sanduiches Cremosos, Ciabattas, Massas e Suco. A expectativa da empresa em médio e em longo prazo, segundo Bertrand Chambert-Loir, é “desenvolver o mercado de produtos frescos, práticos e saborosos no Brasil”.

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