O sucesso está à mesa

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O sucesso está à mesa

Quais os benefícios de investir em restaurantes? Quais os principais desafios? O que é necessário saber antes de abrir um estabelecimento do tipo? Profissionais do setor explicam

Os restaurantes vinham acumulando números altos no país nos últimos anos. Para se ter uma ideia, em 2018, foram 14 bilhões de visitas a estabelecimentos do tipo, com um faturamento de nada menos que R$ 230 bilhões, de acordo com uma pesquisa de monitoramento do food service brasileiro CREST®, realizada pela GS&NPD. Mas o crescimento constante do setor foi abruptamente interrompido pela pandemia da Covid-19, que obrigou diversas empresas a mudarem as formas de trabalho ou a fecharem as portas em alguns casos temporária e em outros definitivamente.

Quem decidiu se manter funcionando precisou inovar e investir em novas operações, com maior atenção ao delivery, adoção do Grab and Go, utilização de dark kitchens, entre outras ações. Com o passar do tempo, os restaurantes conseguiram se adaptar ao chamado “novo normal”, e a chegada da vacina ao Brasil passou a renovar as esperanças para uma retomada cada dia mais próxima. A Food Service News conversou com empresários do ramo para saber quais os benefícios de se investir em estabelecimentos do tipo.

Visão de negócio

O sucesso está à mesa
“Pesquise bem o mercado antes de tomar qualquer decisão, busque cursos profissionalizantes de gestão tanto administrativa quanto operacional”, diz Jeremias La Pastina, proprietário do restaurante da Enosteria Vino e Cucina

Jeremias La Pastina é proprietário do restaurante da Enosteria Vino e Cucina e diz que, para ele, o maior benefício de investir em restaurantes é fomentar a cultura do local onde o estabelecimento é instalado.

“Na minha visão, é o enriquecimento da cultura na região, pois a comida é uma forma de cultura e aprendizado trazendo a possibilidade de experiências únicas e desenvolvimento gastronômico para a cidade as pessoas que moram lá”, afirma.

O empresário conta também os motivos de ter investido na área, afirmando que por já ter um histórico familiar de trabalho no ramo da alimentação, foi propício atuar no setor.

“Foi mais por sinergia, como minha família já atua no ramo alimentício há muito tempo importando alimentos e bebidas para distribuição, surgiu a possibilidade de montar o restaurante, como mais um ramo de atividade, o que foi muito bom, pois trouxe contato com nossos clientes”, relata.

Perguntado sobre os desafios e dificuldades de se investir em restaurantes, Jeremias La Pastina cita a dificuldade de realizar investimentos de longo prazo no país, além de falar também sobre a necessidade de encontrar pessoal qualificado, que consiga entender o que o empreendimento busca.

“Na minha opinião, uma das grandes dificuldades é a profissionalização do negócio, como encontrar pessoas qualificadas e que entendam a visão do negócio. Um exemplo simples, se você como empresário não entende de cozinha é essencial ter um chef de cozinha de confiança para controlar a cozinha que é a alma do restaurante. O maior desafio eu acredito que seja o custo e o risco para se empreender no Brasil. A insegurança com o dia de amanhã torna quase impossível um planejamento concreto ao longo prazo, este planejamento muitas vezes tem que ir se adequando à nova realidade”, afirma.
Jeremias La Pastina ainda dá dicas para quem deseja investir nos restaurantes, sugerindo pesquisas de mercado e qualificação para administrar e operar de forma satisfatória.

“Pesquise bem o mercado antes de tomar qualquer decisão, busque cursos profissionalizantes de gestão tanto administrativa quanto operacional. Um dos pontos mais importantes é a localização do restaurante em relação ao seu público-alvo, este ponto é crucial para o sucesso do restaurante”, ressalta.

Ponto em comum

Milton Freitas, restaurateur do Grupo Antonietta, aponta fatores que tornam benéfico o investimento em restaurantes.

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Milton Freitas, restaurateur do Grupo Antonietta, destaca para aqueles que desejam investir em restaurantes a necessidade de se fazer uma boa gestão, qualquer que seja o projeto para o estabelecimentoMilton Freitas, restaurateur do Grupo Antonietta, destaca para aqueles que desejam investir em restaurantes a necessidade de se fazer uma boa gestão, qualquer que seja o projeto para o estabelecimento

“Existe um ponto em comum entre todos os donos de restaurantes: todos precisam comer. Sendo assim, é algo mais fácil de dar certo porque o restaurante é a experiência, o espaço, e claro, a necessidade de comer. Então, é só segmentar e oferecer o que você faz de melhor, os produtos, para qual público é destinado e o valor, se será algo mais segmentado ou popular. As margens podem ser expressivas, mas isso deve estar bem alinhado”, afirma.
O empresário conta como se tornou restaurateur, dizendo que há mais de dez anos mudou radicalmente sua atuação profissional buscando algo que lhe fosse aprazível e interessante financeiramente.

“Eu trabalhava em banco e depois telecomunicações, mas sempre gostei de cozinhar e me planejei para trabalhar com algo que fosse rentável e que ao mesmo tempo me desse prazer. Então, resolvi me aventurar na área e comprei o meu primeiro restaurante, que já tem mais de uma década, o Antonietta Cucina, e que coleciona diversas premiações e reconhecimento da crítica especializada”, ressalta.

Milton Freitas destaca para aqueles que desejam investir em restaurantes a necessidade de se fazer uma boa gestão, qualquer que seja o projeto para o estabelecimento. De acordo com o empresário, um bom planejamento é ponto-chave para o sucesso.

“É muito importante ter uma administração do negócio condizente, independentemente do que você vai oferecer: pizza, comida japonesa ou churrasco, não importa. Precisa-se ter uma boa gestão do negócio e em cima disso você monta o resto. Atualmente, o formato dos negócios está muito mais voltado para o self-service, equipes pequenas, negócios mais enxutos, práticos, rápidos e com preços condizentes. Este mercado é muito amplo e é necessário que o planejamento esteja bem traçado”, afirma ele.

Enosteria
www.enosteria.com.br
Grupo Antonietta
grupoantonietta.com.br

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