O sucesso do brownie

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O sucesso do brownie

Receita diferenciada do produto alcança papel de destaque no Brasil

O brownie nasceu nos Estados Unidos. Ao longo do tempo, a receita do produto se espalhou pelo mundo, conquistando o paladar de diversos consumidores. No Brasil, não foi diferente, apesar de, conforme Francisco Veiga Salgado, sócio da Browneria To Go, o ‘boom’ do brownie especificamente já ter passado.

O sucesso do brownie
“Acredito que o boom do produto brownie especificamente já passou, mas por outro lado existe uma demanda cada vez maior de lojas especializadas e microproduções que podem ajudar esse nicho específico a ter uma segunda onda muito boa”, afirma Francisco Veiga Salgado, sócio da Browneria To Go

“Acredito que o boom do produto brownie especificamente já passou, mas por outro lado existe uma demanda cada vez maior de lojas especializadas e microproduções que podem ajudar esse nicho específico a ter uma segunda onda muito boa”, afirma ele.

Francisco Veiga Salgado explica que sempre gostou muito de brownie e partiu em busca de uma fórmula verdadeiramente diferenciada para o produto.

“Eu sempre fui apaixonado por brownies e queria muito ter uma cozinha especializada que eu me orgulhasse por ser a melhor no que faz. Trilhei essa busca no desenvolvimento da melhor fórmula de brownie que eu conhecia e o resultado dessa jornada foi a Browneria”, afirma ele.

O sócio da Browneria To Go ressalta que existem benefícios em investir em uma confeitaria especializada. Além disso, salienta ele, atuar com nichos específicos envolve custos mais baixos.

“Acredito que toda confeitaria especializada em algum produto tem a grande vantagem de já sair como uma referência de qualidade. Outra vantagem de trabalhar com nichos específicos são os custos mais baixos e maior controle dos processos, já que a cadeia de produção é menos complexa”, afirma ele, que também fala acerca dos desafios. “O desafio é justamente o de ter que se manter como essa referência de qualidade, o que exige que você sempre tenha um cuidado especial com seu produto, pois seu público se torna altamente exigente. Altas expectativas são sempre um desafio, pois é mais fácil o cliente frustrar quando espera excelência da sua marca do que quando te vê como uma empresa de generalidades”, diz ele.

Resultados e diferenciais

O sucesso do brownie
“Acredito que toda confeitaria especializada em algum produto tem a grande vantagem de já sair como uma referência de qualidade”, diz Francisco Veiga Salgado, sócio da Browneria To Go

Quando perguntado sobre os diferenciais da marca, Francisco Veiga Salgado afirma que ser especialista é o maior diferencial, uma vez que a empresa tem pleno domínio acerca do produto.

“Ser especialista é nosso maior diferencial. A gente sabe tudo de brownies, sabe todos os pulos do gato e tem uma gestão simples e robusta que funciona muito bem. Tudo isso nos ajuda a sermos reconhecidos como uma marca diferenciada”, afirma ele.

O retorno, diz o sócio da Browneria To Go, é incrível. “A gente tem um retorno incrível. Nossos clientes têm um carinho pela marca e uma postura de defensores do nosso trabalho que nos enche de orgulho. Chegamos em São Paulo há dois anos e mesmo em meio à pandemia conseguimos crescer muito nos últimos meses. Isso é fruto do reconhecimento dos nossos clientes”, afirma ele.

Para se destacar no mercado, Francisco Veiga Salgado salienta a importância de uma comunicação transparente com os clientes e de oferecer produtos de excelente qualidade.
“A gente acredita em uma comunicação transparente e sem muitos filtros com os clientes, em produtos de excelente qualidade e em entendermos os problemas da nossa comunidade. As empresas modernas são fruto de uma troca constante com seus clientes, acabou a era das relações verticais. Os clientes buscam empresas democráticas (custos acessíveis, respeito à diversidade, respeito ao meio ambiente etc) e enquanto estivermos alinhados com essas crenças acredito que teremos uma receptividade melhor aos nossos projetos”, ressalta ele.

Francisco Veiga Salgado também diz que os consumidores tornaram-se mais exigentes no Brasil e no mundo. Ele salienta a importância de enxergar a cobrança dos clientes como algo positivo e de trabalhar para corresponder a ela.

“Acho que isso acontece no mundo inteiro. Minha mãe era de uma família de classe média e ela dizia que quando era nova comer salmão ou filé era um luxo. Hoje uma pessoa de classe média tem mais acesso a esses itens. O mercado se abriu nas últimas décadas, chegaram muitos produtos importados de excelente qualidade e todo esse acesso a novas referências nos torna mesmo mais exigentes. Mas não acredito que isso seja algo negativo. O Brasil é um país com uma culinária riquíssima e é bom a gente ser cobrado para criar receitas e manter um padrão cada vez melhor com todo esse acesso fácil a ingredientes de qualidade dos mais diversos. Temos que encarar a cobrança dos clientes como algo positivo e trabalhar para correspondermos a ela”, afirma o sócio da Browneria To Go.

Planos

Para obter êxito profissional, diz Francisco Veiga Salgado, a flexibilidade é algo relevante, assim como a humildade e a resiliência.

O sucesso do brownie
“A gente acredita em uma comunicação transparente e sem muitos filtros com os clientes, em produtos de excelente qualidade e em entendermos os problemas da nossa comunidade”, afirma Francisco Veiga Salgado, sócio da Browneria To Go

“Flexibilidade para mudar os planos originais, humildade para ouvir os clientes e entender seus desejos e muita, mas muita resiliência. O Brasil é um teste de resistência para quem tenta empreender. Não existe muita estabilidade e é importante saber lidar com essa loucurinha que é a política e a economia do nosso país”, diz ele.

Quando perguntado sobre quais devem ser os fatores priorizados para garantir a qualidade de um estabelecimento, o sócio da Browneria To Go afirma: “No nosso caso, qualidade da matéria-prima e muito treinamento da equipe”, diz ele, que também fala acerca dos seus maiores aprendizados na área até agora. “Meu maior aprendizado foi entender que os planos dificilmente serão executados como eu imaginei e no tempo que eu gostaria e que saber me adaptar a isso seria essencial”, afirma.

Para ter bons resultados mesmo em tempos de crise, Francisco Veiga Salgado salienta a relevância de realizar uma leitura correta de cada momento.

“Acredito que o importante é fazer a leitura correta de cada momento. Na pandemia, as empresas que se adaptaram rapidamente à demanda crescente por delivery e take away e entenderam essa busca por lugares menores e mais especializados saíram muito na frente”, afirma ele.

Em relação aos planos da marca em médio e em longo prazo, o sócio da Browneria To Go destaca a abertura de uma dark kitchen na zona leste de São Paulo, entre outras ações.
“Ainda este ano vamos abrir uma dark kitchen na zona leste de São Paulo. Será nossa terceira unidade inaugurada em 2021 e acreditamos que pelos próximos 12 meses o foco é treinar bem toda a equipe para não perdermos ou arriscarmos nosso diferencial que é sermos especialistas no que fazemos”, afirma ele. “Eu me orgulho muito de termos criado um produto de altíssima qualidade que ainda consegue ser acessível financeiramente a várias classes sociais. Acho que num país tão desigual como o Brasil não adianta falarmos em sustentabilidade se isso não incluir o acesso das pessoas mais pobres a produtos de qualidade. A Browneria é uma marca extremamente acessível economicamente e esse é o maior orgulho que eu e minha sócia, Carol, temos de tudo que já construímos”, diz ele.

Browneria To Go
Instagram
@ browneriatogo

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