O sorvete com banana que conquistou o mundo

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    Tradicional banana split foi responsável por alavancar as vendas de estabelecimentos pelo país

    Com mais de um século de existência, a mistura de banana, sorvete e calda originou uma das sobremesas geladas mais famosas do mundo: a banana split. A banana, cortada ao meio, de uma ponta a outra, fica, cada uma, nas extremidades de um recipiente próprio para essa sobremesa, e entre as duas partes recebe três bolas de sorvete, cada uma de um sabor diferente, sendo finalizada com uma calda de chocolate, morango ou abacaxi. Essa é a receita original que remete à memória quando servida antigamente nas lanchonetes americanas. Não esquecendo, também, que a sobremesa de receita clássica é finalizada com farofa de amendoins ou nozes, chantilly e uma cereja no topo.
    Sim, essa criação é genuinamente norte-americana, do início do século XX, mas alcançou e agradou o gosto do restante do mundo ao longo das décadas. Atualmente, bastante comum por terras americanas e aqui no Brasil, bem como em boa parte do planeta, a banana split ganhou versões, variações e formatos diferentes, deixando o doce ainda mais criativo.

    O sorvete com banana que conquistou o mundo
    Eliade Nogueira, da Ice Creamy, diz que a banana split está entre os dez produtos mais vendidos da rede

    “Nós procuramos fazer parcerias de criações de receitas com restaurantes que querem elevar a experiência de suas sobremesas com Häagen-Dazs. A pizzaria Camelo, por exemplo, com lojas nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, prepara uma releitura da clássica Banana Split; a ‘Caramel Banana Split’ é feita com duas bolas de sorvete Häagen-Dazs (macadâmia, doce de leite, chocolate, morango ou vanila), calda toffee e pedaços de banana caramelizada”, diz Priscila Pizano, gerente de marketing da tradicional marca de sorvetes Häagen-Dazs no Brasil.
    A banana split é uma sobremesa de alta receptividade, e a releitura com Häagen-Dazs traz uma novidade de sabores e texturas que elevam a experiência. Priscila também conta que a sobremesa pode ser incluída em restaurantes que procuram trazer novas experiências aos seus clientes, renovando os clássicos. “Além da banana split, a Häagen-Dazs conta com uma série de receitas que se adequam aos diferentes perfis de restaurantes”, afirma.
    O público consumidor da banana split é bastante variado por ser uma sobremesa clássica. “Häagen-Dazs agrega uma experiência superior às sobremesas, com sabores exclusivos e textura cremosa. A vantagem para os restaurantes é poder oferecer uma sobremesa diferenciada, agregando valor ao estabelecimento e trazendo maior conversão em sobremesas e ticket médio”, avalia a gerente.
    Häagen-Dazs é uma marca global que há mais de 60 anos traz experiências premium ao mercado de sorvetes. A linha de produtos atende aos diferentes momentos de consumo, sendo a principal embalagem da marca os potes de 473ml, com nove sabores, seguido pelos copinhos de 100ml em cinco diferentes sabores e os picolés em três sabores. A marca está presente também em restaurantes com a embalagem institucional de nove litros, com cinco sabores desenvolvidos de forma exclusiva e contam com ingredientes inéditos.

    Reivenção

    O sorvete com banana que conquistou o mundo
    “Nós o criamos em uma versão gourmet, servida em um copo de plástico personalizado. A aparência do produto ficou linda, chama muito a atenção”, diz Eliade Nogueira, da Ice Creamy

    Eliade Nogueira, diretor de Franquias da Ice Creamy, mostra que o produto banana split foi uma reinvenção da marca. “Nós o criamos em uma versão gourmet, servida em um copo de plástico personalizado. A aparência do produto ficou linda, chama muito a atenção”.
    O diretor fala que atualmente a banana split do portfólio está entre os dez produtos mais vendidos da rede. “O cardápio da rede é padrão e todas as lojas trabalham com esse delicioso sorvete”, diz.
    Na Ice Creamy, o público-alvo desse produto são clientes com mais de 30 anos, pois têm a experiência de consumir um produto da infância, porém, de acordo com Eliade, ele abrange qualquer consumidor, pois tem um preço acessível no mercado e atrai muitos clientes pela sua aparência.
    “A marca Ice Creamy tem o DNA de inovação. Buscamos sempre trazer novidades. Isso possibilita a prospecção de novos clientes e aumento do faturamento. As unidades, quando fizeram o lançamento do produto, tiveram crescimento em mais de 16% em vendas”.
    A Ice Creamy, conhecida por fazer o sorvete na pedra, está há seis anos no mercado de franchising. É uma empresa originada no interior de São Paulo com o propósito de vender mais do que sorvete. “A missão é entregar uma experiência de consumo”, salienta o diretor.

    História

    O sorvete com banana que conquistou o mundo
    Na Ice Creamy, o público-alvo desse produto são clientes com mais de 30 anos, pois têm a experiência de consumir um produto da infância, porém, de acordo com Eliade Nogueira, ele abrange qualquer consumidor

    A banana split, de acordo com registros do Livro da Banana Split, foi criada em 1904 por um farmacêutico iniciante de profissão chamado David Evans Strickle, na cidade de Latrobe, no estado americano da Pensilvânia.
    Ele não trabalhava na lanchonete que o servia, mas como ficava perto do seu trabalho, a frequentava regularmente para tomar sundaes, inventando por conta própria combinações até chegar nessa com a banana cortada ao meio. Após a combinação feita por David, a loja colocou sua invenção no cardápio. A receita da banana split foi tão inusitada que custava o dobro dos outros sundaes: 10 centavos à época.
    Depois disso, a receita foi se aperfeiçoando e, em 1907, a banana split clássica como é conhecida atualmente tornou-se oficial, conquistando, ao longo dos anos, milhões de pessoas em todo o mundo.
    Originalmente, a banana split, como mencionado, leva três bolas de sorvete, classicamente nos sabores chocolate, morango e baunilha. Hoje, tanto nos EUA como no Brasil, a sobremesa ganhou versões que remodelaram a receita original, mas que não tiraram sua essência e sabor característicos.
    Primeiro de tudo, a banana precisa ser de tamanho médio a grande para compor todo o recipiente que vai a sobremesa. Quanto mais nova e fresca, melhor. A banana, com um toque de canela em pó, deixa o sabor diferenciado e mais exótico.
    Tem também as versões veganas, sem origem animal, com sorvete sem lactose. Também combina com sorvetes sem açúcar para as pessoas com restrições alimentares. E, por fim, a banana split fit, que foge da receita clássica e leva iogurte do tipo grego ao invés do sorvete, além dos complementos como chia, aveia, semente de linhaça, mel e hortelã.

    HÄAGEN-DAZS
    www.haagen-dazs.com.br
    ICE CREAMY
    www.icecreamy.com.br

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