O reinado da ricota

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    Dentre uma infinidade de queijos existentes, há um, que não é propriamente um queijo, mas é categorizado como tal, que é muito saudável e bastante completo. A ricota, por ser obtida a partir do soro e não do coalho do leite – por isso não ser considerada queijo – tem muito menos gordura do que os outros tipos de queijo. Ela, além de gostosa, é mais barata do que o queijo regular, como muçarela, por exemplo, e possui propriedades eficientes que ajudam em uma dieta para perder peso. Tem baixo teor calórico, pobre em gordura, rica em cálcio, magnésio e potássio, e pode ser muito bem harmonizada em diversas refeições. Com tantos benefícios, as fabricantes de ricota não poderiam deixar de comercializar tamanho alimento.

    Portfólio completo

    A Polenghi é uma empresa queijeira pertencente ao grupo francês Groupe Savencia Dairy&Fromage. Fundada em 1947, a empresa possui quatro unidades industriais, onde são produzidas as linhas de Snacks, Dia a Dia, Sélection (queijos especiais) e Food Service. O principal produto, o Polenguinho, é líder absoluto de mercado e sinônimo de categoria, sendo a marca preferida dos brasileiros há várias gerações. Além dele, a Polenghi conta com um portfólio completo de produtos que inclui queijos especiais, requeijão, cream cheese, creme de ricota, queijos fatiados, melts, queijos frescos, dentre outros, atendendo os consumidores em todos os momentos, tanto em casa quanto no food service.
    Rodrigo Araújo, gerente de produto da companhia, diz que a categoria Creme de Ricota é relativamente nova no Brasil. Na verdade, a Ricota Fresca (em peça) já era reconhecida pelos consumidores que buscavam uma fonte de proteínas, com baixo teor de gordura e calorias. Entretanto, como o produto em peça tem uma vida útil relativamente curta e um padrão de qualidade que pode apresentar variações, seu consumo era um pouco mais restrito.

    O lançamento dos “Cremes de Ricota” fez o mercado crescer, pois a nova categoria proporcionou um produto mais versátil, padronizado e com maior vida útil que o queijo fresco em peça. Isso porque tanto o consumidor quanto os operadores de food service passaram a incluir o Creme de Ricota no seu dia a dia em diferentes aplicações.” A Polenghi entrou no mercado em 2013 com o Creme de Ricota Light na versão pote 150g, tendo bastante sucesso desde o lançamento. Foi a primeira marca a lançar o Creme de Ricota para o mercado food service, na versão bisnaga de 1,5kg, especialmente desenvolvida para o uso culinário. “Outro diferencial da marca foi a criação da campanha ‘Tudo Pode com o Nosso Creme de Ricota’. Após um longo processo de estudos e testes, descobrimos que o Creme de Ricota Polenghi é uma excelente opção de ingrediente culinário, substituindo os principais produtos do mercado: creme de leite, cream cheese, requeijão, maionese e até o leite condensado, em receitas doces e salgadas. A ideia foi mostrar às pessoas que comida saudável pode ser gostosa, já que o nosso Creme de Ricota proporciona o consumo de pratos tradicionais, como lasanha, escondidinho e até o brigadeiro, com muito mais saúde e leveza, sem perder o sabor”, afirma Rodrigo.

    O gerente de produto também conta que o Creme de Ricota Polenghi é o produto mais leve do mercado. Ele tem apenas 28 calorias por porção de 30g e 53% menos gorduras quando comparado a produtos similares. “O Creme de Ricota Polenghi é um produto moderno, leve, saudável, saboroso e versátil, sendo extremamente útil para varejistas, atacadistas e operadores de food service”, pontua.

    Padronizado

    “A Ricota Tirolez é produzida sob os mais rígidos padrões de qualidade, o que garante um produto padronizado, de sabor suave e versátil”, afirma Gabriela Colombo, gerente de marketing da Tirolez. A empresa foi fundada há 35 anos. É uma das mais tradicionais marcas de laticínios do país. Hoje, conta com seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Os produtos possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade. Tal característica decorre, entre outros fatores, do leite de alta qualidade que é utilizado na produção. Além de produzir uma linha de queijos especiais, com Gouda, Gruyère e Emental, a empresa lançou o primeiro queijo light do Brasil, o Queijo Prato Light 500g.
    “Em 2008, apresentamos com exclusividade o primeiro Creme de Ricota do mercado brasileiro, criando, assim, a categoria de queijos cremosos. Hoje, a linha é composta por Creme de Ricota, Creme de Ricota Light, Creme de Minas Frescal e Creme de Minas Frescal Light”, comenta Gabriela. O portfólio da Tirolez é composto por mais de 80 itens e pode ser encontrado em todo o Brasil. A Ricota Tirolez conta ainda com as versões de ricota de 500g e 3,0kg, sendo essa última exclusiva para o food service.

    Visando versatilidade, os cremes da empresa têm excelente desempenho culinário e, por essa razão, são ótimas alternativas para receitas saudáveis, em substituição ao cream cheese e ao creme de leite. Gabriela ainda reforça que “o teor de gordura da ricota a classifica como um dos queijos mais “magros” disponíveis no mercado, além disso, é rico em cálcio e fósforo. O perfil de consumidor da ricota é o de pessoas que se preocupam com a saúde, o bem-estar, a qualidade de vida e que prezam por uma alimentação balanceada. Os atletas também fazem parte do público-alvo desse produto, pois ela possui proteína de alto valor biológico. “Para a Tirolez, a produção de ricota é importante para compor o mix de produtos da linha de frescos, ampliando ainda mais as opções para os consumidores que valorizam alimentos saudáveis”, completa a gerente de marketing.

    103 anos

    A Cooperativa Santa Clara conta com 103 anos de história e uma linha de mais de 270 produtos de laticínios e frigorífico. Entre os destaques da produção, leites, queijos e demais derivados, cortes suínos, embutidos e, ainda, doces de fruta e os alimentos de soja com a marca Tuo. A Cooperativa também conta com uma rede de varejo composta por 10 supermercados, 10 mercados agropecuários e uma farmácia em municípios onde possui associados, fábrica de rações e cozinha industrial. A Santa Clara trabalha com três tipos de ricota: tradicional, light e com ervas finas. Elas podem ser encontradas nos mercados em pedaços cilíndricos, de aproximadamente 330g. Complementando a linha, conta, ainda, com os cremes de ricota tradicional e ervas finas, que têm o mesmo sabor, porém em versões cremosas.

    A assessoria da Cooperativa Santa Clara destaca que, no food service, ela é bastante utilizada para receitas diversas, como saladas e outros pratos. Já nos pontos de venda, atende um público específico que busca alimentação saudável para dietas e exercícios. Produzir a ricota Santa Clara não só complementa a linha de queijos, um dos principais destaques da Cooperativa, como agrega valor ao soro, que é beneficiado na própria indústria.

    Produção

    O Dona Beja Laticínios é uma empresa com mais de 30 anos de história, localizada em Araxá (MG), uma das maiores e melhores regiões de produção de leite e laticínios do Brasil, onde produz e comercializa uma extensa linha de produtos derivados do leite como manteigas, queijos, requeijões e doces de leite. O mix de produtos Dona Beja leva aos seus consumidores a tradição, a qualidade e o verdadeiro sabor da comida mineira, que é considerada uma das melhores do mundo.

    Os produtos atendem tanto o segmento de varejo quanto institucional, em que as empresas podem utilizar a qualidade dos produtos como matéria-prima em diversos setores da área alimentícia. Os produtos da empresa atendem aos mais exigentes paladares, ressaltando em sabor e qualidade nutricional. Isso só é possível pelo rigoroso controle de qualidade que é praticado em todo o processo. Desde a coleta do leite que assegura uma excelente matéria-prima, passando pelo processo de fabricação, até o produto final, que é entregue ao cliente com níveis máximos de excelência.

    Atualmente, a empresa opera em Minas Gerais e São Paulo, mas já tem plano em andamento para a expansão da área de atuação para outras regiões do país. “Quando se trata de food service, a ricota se torna matéria-prima para vários produtos como pastas de ricota e patês, que são muito utilizados para acompanhamento de pães e biscoitos e também como recheios. Pode também ser utilizada no preparo de pratos prontos como ingrediente principal, mas, seja qual for a forma de utilização, a ricota propicia uma refeição leve sem perder o sabor marcante. A Ricota pode ser encontrada em diversos tamanhos sendo de 300g a 1kg para varejo e de 2,5 a 8kg para food service”, descreve Kennedy T. de Carvalho, gerente de produção da Dona Beja.

    O laticínio possui um alto rigor de produção, desde o início da produção até o resultado final. O produto passa por pouco contato manual, além de ser estocado em câmaras frigoríficas que são submetidas a um controle rigoroso de temperatura, mantendo sempre inferior a 4ºC, proporcionando ao consumidor um produto de elevada qualidade.

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