O food service e a questão do processo de inovação

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Qual é a importância da inovação no food service? Como ela pode ser realizada pelas empresas do setor? Neste artigo, vamos compreender esse processo e como ele pode resultar em um desempenho superior para uma organização. O assunto está relacionado ao desenvolvimento de novos produtos, uso de tecnologias, aumento da participação de mercado e melhoria da competitividade. A busca de um melhor entendimento sobre a inovação poderá ajudar os seus negócios nessas épocas de mercados difíceis.

O conceito de inovação é amplo. Em uma síntese entre as principais linhas, podemos considerar a inovação como o processo estratégico empregado pela organização na criação de novos elementos, novos valores ou novas capacidades, resultando em produtos, serviços, processos, práticas organizacionais ou até modelos de negócio.
As inovações, em geral, não brotam de um lampejo de gênio. Na maior parte delas, resultam de uma busca consciente e intencional de oportunidades. Neste meu primeiro artigo sobre inovação aqui, sugiro alguns caminhos para as diferentes empresas do food service inovarem.

1. Os clientes podem fornecer informações sobre suas necessidades e desejos, os quais as empresas devem usar na elaboração de produtos e serviços que os atendam (novos pratos, sabores, combinações de itens, serviços extras).

2. Os fatores tecnológicos também podem propiciar a inovação, sendo que esses podem contribuir em qualquer ponto da organização: logística, pré-preparo, cozinha, atendimento, delivery e entrega etc.

3. A gestão estruturada da inovação na empresa, visando melhor competir, prospectar novas oportunidades e assim moldar os novos projetos para serem comercializados.

4. Outra importante fonte de inovação é propiciada pelo relacionamento com fornecedores. Eles, em geral, têm forte interesse em propor novidades quanto a produtos e serviços; além de maquinários, instrumentos e acessórios para utilização nas empresas parceiras da cadeia do food service.

5. Por último nesta lista, enfatizo a importância dos recursos humanos para contribuir nos processos de inovação nas empresas do food service, dando ideias e sugestões que possam ser estruturadas e aplicadas no dia a dia.

Assim, o processo de inovação estruturado, desenvolvido e aplicado nas diferentes funções organizacionais, tais como operações, marketing, financeiro e recursos humanos, irá contribuir para criar fatores diferenciais para toda e qualquer empresa do food service brasileiro. É preciso, portanto, cada vez mais conhecer e aplicar a inovação.

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