O destaque do pão de queijo gourmet

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    O destaque do pão de queijo gourmet

    Produto tem conquistado os consumidores por suas características diferenciadas

    Criado em Minas Gerais, aproximadamente em 1700, o pão de queijo faz muito sucesso não só no Brasil, como também em outras partes do mundo, em países como Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Chile e Uruguai. O sucesso do produto é tão grande no Brasil que já existe até mesmo o Dia Nacional do Pão de Queijo, celebrado em 17 de agosto.

    Nesse cenário, várias empresas investem no item e têm obtido bons resultados com isso. Além disso, há também marcas que oferecem um pão de queijo diferenciado, o chamado pão de queijo gourmet. É o caso da Formaggio Mineiro.

    Mercado

    O destaque do pão de queijo gourmet
    “Outra questão importantíssima e que deve sempre acompanhar produtos de qualidade como o que produzimos é o atendimento diferenciado”, destaca a sócia-proprietária da Formaggio Mineiro, Mirany Soares

    Mirany Soares é sócia-proprietária da Formaggio Mineiro. Ela destaca os diferenciais do pão de queijo da marca. “O mercado de alimentos se esqueceu da qualidade em detrimento da praticidade. A palavra Gourmet foi banalizada durante anos para empurrar algo supostamente diferenciado que, na verdade, não é. Estamos resgatando a boa e verdadeira experiência gastronômica ao fazer um produto com 10 a 20x mais queijo. E podem acreditar, há pessoas sedentas por este tipo de produto em todos os PDVs”, afirma ela, que salienta que “uma outra questão importantíssima e que deve sempre acompanhar produtos de qualidade como o que produzimos é o atendimento diferenciado”.

    O pão de queijo gourmet, explica Mirany Soares, é igual aquele que é feito na residência das pessoas, com uma quantidade expressiva de queijo. “O pão de queijo gourmet é igual ao que se faz em casa, ou seja, com muito queijo, sem aromatizantes e com uso de polvilho ao invés de fécula (que os grandes fabricantes usam hoje em dia). O que diferencia o pão de queijo Gourmet é a quantidade e a qualidade do queijo que se usa. A Formaggio Mineiro, por exemplo, rala o próprio queijo, o que dá muito mais trabalho, mas também muito mais sabor ao produto”, diz ela.

    Para Mirany Soares, o principal benefício de investir nesse mercado tem a ver com o fato de ocupar um espaço único na mente do consumidor. “O principal benefício é ocupar um espaço único na mente do consumidor e assim poder evitar a briga por preço com os demais produtos do mercado”, diz ela, que também fala acerca dos desafios. “O maior desafio é encontrar uma relação com custo x preço de venda que seja sustentável. É também muito difícil fazer um estabelecimento entender que ele pode pagar um valor mais alto por um produto premium que conseguirá repassar esse valor para seu consumidor”, afirma ela.

    Consumo

    Diante de todos esses diferenciais, a sócia-proprietária da Formaggio Mineiro afirma que o pão de queijo da marca tem sido muito bem recebido pelos consumidores. “Foi muito bem recebido desde o começo, embora não tenha sido fácil”, diz ela.

    Aliás, destaca ela, o consumidor atualmente está mais exigente. Mirany Soares ressalta que hoje há mais opções e necessidades, além de um acesso maior à informação.

    “O consumidor hoje tem muito mais opções e necessidades diversas. Ele tem mais acesso a informações e torna-se, portanto, mais exigente. Também está mais disposto a se envolver com marcas que fazem sentido para ele, mas apenas com as que fazem sentido. A identificação vai além do relacionamento com produto, ela leva em consideração a semelhança de valores entre pessoas e marcas”, afirma ela.

    Para se destacar no mercado, ressalta a sócia-proprietária da Formaggio Mineiro, é importante oferecer produtos e serviços que são verdadeiramente diferenciados. Sobre quais devem ser os fatores priorizados para garantir a qualidade de um estabelecimento, Mirany Soares cita “ter valores claros e estabelecidos, respeito ao consumidor, respeito à equipe de atendimento e construir a qualidade de dentro para fora”, diz ela.

    Bons resultados em tempos de crise

    O destaque do pão de queijo gourmet
    “Estamos resgatando a boa e verdadeira experiência gastronômica ao fazer um produto com 10 a 20x mais queijo”, diz a sócia-proprietária da Formaggio Mineiro, Mirany Soares

    Atualmente, o Brasil e o mundo vivem uma crise provocada pela pandemia da Covid-19. A Food Service News perguntou à Mirany Soares como ter bons resultados mesmo em tempos de crise. Ela destaca a importância da criatividade.

    “Sendo criativo e entendendo que a crise é momentânea. Por isso, muitas vezes é nesse momento em que mais precisa-se investir tempo e capital. É importante estar sempre preparado para quaisquer crises que possam surgir, por isso a importância de se diferenciar desde o começo para que a marca esteja no coração do consumidor”, afirma ela.

    Para obter êxito profissional, diz ela, “é preciso muita resiliência e foco no resultado futuro. As grandes conquistas são alcançadas no trabalho eficiente do dia a dia”, afirma.

    A sócia-proprietária da Formaggio Mineiro também conta quais foram os maiores aprendizados dela na área até agora. “Que vale a pena acreditar em um sonho e que devemos transformar esse sonho em metas objetivas. Ter respeito e verdade nos relacionamentos é o que constrói parcerias duradouras onde todos ganham. O consumidor não suporta e não merece ser enganado”, salienta ela.

    Formaggio Mineiro

    A Formaggio Mineiro oferece vários produtos, como o pão de queijo com goiabada, pão de queijo multigrãos (com linhaça, gergelim, quinoa e semente de girassol), waffle de pão queijo, chipa três queijos (com provolone, parmesão e muçarela), pão de queijo de gorgonzola, espetinho de pão de queijo, pão de queijo de chocolate com chocolates belga ao leite, meio amargo e branco misturados ao queijo canastra, entre outros. A sede da marca fica em São Paulo e os produtos são distribuídos para várias partes do Brasil.

    Sobre as planos da marca em médio e em longo prazo, Mirany Soares destaca os investimentos que deverão ser feitos, ressaltando o planejamento de abertura de novas unidades. Além disso, ela também ressalta as vendas online. “Vamos investir bastante em lojas próprias abrindo 8 lojas por ano em São Paulo e fora da capital. Um outro projeto que está no nosso radar são as vendas online de forma consistente e estruturada”, diz.

    A sócia-proprietária da Formaggio Mineiro ressalta que a marca atende mais de 600 pontos de venda, além de contar com oito lojas físicas e com oito lojas virtuais. “Podemos dizer que construímos uma marca premium. Atendemos mais de 600 pontos de venda, temos 8 lojas físicas e 8 lojas virtuais. Hoje, todos que nos conhecem reconhecem e vivenciam a diferenciação do produto e do atendimento. Começamos do zero e chegamos até aqui através da construção de relacionamentos verdadeiros e respeitosos com clientes, fornecedores e colaboradores. Conquistamos não apenas clientes, mas fãs”, afirma ela.

    Formaggio Mineiro
    www.formaggiomineiro.com.br
    Instagram
    @formaggiomineiro

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