O crescimento das bebidas funcionais

0

Mercado está em ascensão, mas é preciso ter cautela e conhecer bem as necessidades

A busca por qualidade de vida com hábitos mais saudáveis tem ganhado cada dia mais adeptos. Tanto jovens quanto pessoas mais velhas estão empenhados em praticar esportes e ter uma alimentação mais balanceada.
Há aqueles que encontram nas academias e nas atividades físicas a motivação para seguir com esse propósito, mas é preciso ir além. Na correria do dia a dia, muitas vezes é complicado levar uma dieta ideal ao pé da letra e isso pode colocar os resultados esperados em risco.
Diminuir a ingestão de doces e de produtos que prejudicam o organismo é um passo importante, mas é necessário sempre seguir a orientação de um profissional para que a busca por saúde seja feita da melhor forma possível.
Para suprir as necessidades do corpo, a combinação de diversos alimentos deve ser feita, mas quando, ainda assim, existe a carência de certos nutrientes, os alimentos funcionais exercem um papel importantíssimo.
De acordo com a nutricionista Pâmela Archibusacci Sarkis, da NutriPas Nutrição Especializada, o termo funcional significa que o alimento ou bebida tem alguma função específica para o organismo. “As bebidas normalmente contêm fibras, às vezes solúveis ou insolúveis, que auxiliam o funcionamento do intestino. Na maioria também são adicionados vitaminas e minerais a mais ou algum ingrediente antioxidante como açafrão ou canela”, conta.
Pâmela ressalta que é primordial que, antes de iniciar o uso desse tipo de produto, a pessoa realmente tenha certeza de que precisa daquilo. “É bom ficar atento se não tem nenhuma alergia e se, de fato, vai fazer bem na situação em si”.
Ela recomenda que os interessados procurem saber mais sobre o que precisam. “Estudar o ingrediente e a dosagem é importante para não sobrecarregar o organismo e ajustar de acordo com o plano alimentar para não ter interações com outros alimentos, o que pode prejudicar a digestão e absorção”, sugere.
Ela ainda pontua que os benefícios desse tipo de dieta são inúmeros, mas “depende de qual tipo de ingredientes contém e pode melhorar o bem-estar, a disposição, a concentração, o intestino e, em longo prazo, até mesmo o emagrecimento”.
No entanto, tudo tem risco. Principalmente se certos tipos de produtos forem consumidos em excesso. “Quem for ingerir bebidas e alimentos funcionais sem orientação pode ter dores de cabeça, intestino muito solto, alergia e irritabilidade. Tudo que foge do tradicional deve ser consumido com cautela e orientação”, pondera. Esses alimentos não devem ser consumidos por crianças e idosos.
De acordo com Pâmela, depois de ser absorvida, cada substância específica atua no que precisa. “As antioxidantes vão atuar nas células em geral, as fibras no intestino, cafeína na disposição, cramberry como preventivo para infecção urinária, pimenta para acelerar o metabolismo, canela na melhora da resistência à insulina”, diz.

Formação
Pâmela Archibusacci Sarkis é formada em nutrição pelo Centro Universitário Newton Paiva, onde também realizou um curso de extensão em Gastronomia. Anos depois, especializou-se na área gourmet, atuando como chef de cozinha funcional e ministrando aulas de culinária e detox. Pâmela realizou, ainda, um curso pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de cozinha comercial e uma pós-graduação em bases nutricionais da atividade física, realizada na Universidade Gama Filho.
Com vasta experiência no ramo alimentício, ela já elaborou cardápios para buffets e eventos; realizou atendimentos nutricionais individuais, familiares e em grupos; atendimentos domiciliares e, atualmente, desenvolve treinamentos residenciais e empresariais, além de atuar no controle da qualidade e gestão de alimentos e bebidas em uma grande rede de hotéis.

Experiência
Com mais de 15 anos de experiência em bebidas Premium, a Amazon do Brasil trabalha também com sistemas padronizados e de alta rentabilidade, atendendo as maiores redes de fast food, padarias, academias, lojas de varejo, entre outros.
Por compreender o mercado, a empresa conseguiu definir a melhor estratégia otimizando investimentos, gerando rentabilidade com incremento nas vendas da categoria, com receitas exclusivas e materiais de ponto de venda personalizados.
O GuaraMEGA, uma das estrelas da empresa, é uma bebida diferenciada que, além de saudável, refresca e hidrata.
Conta com extrato de guaraná, é sem adição de açúcar, e tem três versões, Original, Vit B6 Force e Caffeine Force, que são ricas em vitaminas do complexo B.
Com guaraná e açaí, o sabor original é campeão de vendas em rodovias, padarias e academias, possui vitamina C, B12 e ferro, e tem 6Kcal em 200ml. A versão Caffeine Force nasceu para revolucionar o mercado de Energy Drink brasileiro. Sem gás e com muita cafeína e taurina, a bebida ainda tem vitamina B2, B3, B5, B6 e B12. Os 500ml da garrafa do GuaraMEGA Caffeine Force contêm 2.000mg de taurina e 160mg de cafeína. De acordo com a empresa, em apenas meia garrafa (250ml), o usuário já supre 100% das suas necessidades diárias das vitaminas do complexo B (B2, B3, B5, B6 e B12).

Life Booster em ascensão
O Life Booster Energy Drink veio para revolucionar o mercado de bebidas energéticas do país, criando um novo conceito de bebida energética funcional, com 0% de açúcares, 0% de gorduras, 0% de carboidratos, 0% de calorias e baixo teor de sódio (apenas 13mg por lata de 269ml).
Segundo um relatório da Euromonitor, “as empresas de bebidas energéticas veem a China e o Brasil como mercados-chave para o futuro”, e ainda destaca o aumento de 9% nas vendas de energéticos no Brasil em 2015. A previsão de especialistas é de que há potencial para um crescimento de até 15% nos próximos anos.
O novo energético Life Ultra zero, por se tratar de uma bebida premium, adotou uma estratégia inovadora para entrar no concorrido mercado de energéticos: é focado no dia, no cotidiano das pessoas, mirando consumidores que frequentam academias e procuram um estilo de vida mais saudável.
Lançado em setembro de 2015, o Life Booster Ultra Zero já está disponível nas gôndolas de grandes redes de hipermercados. Além disso, por ter um viés funcional, que ajuda na aceleração do metabolismo, também é vendido em lojas de suplementos, atraindo a atenção dos adeptos de atividades físicas.
Entre as apostas da marca estão o investimento em atletas de alta performance das mais diversas modalidades ligadas aos esportes radicais. “É esperado que as fabricantes de bebidas energéticas comecem a lançar variações mais naturais, com pouca ou nenhuma caloria e menores quantidades de cafeína para atender às novas exigências dos consumidores e dos órgãos de regulamentação”, ressalta o relatório Euromonitor.
Uma das inovações na comercialização do produto é a venda por plataforma de e-commerce exclusiva. “Essa facilidade faz parte de um novo modelo de negócio e de uma estratégia arrojada de inserção do nosso produto”, afirma Rildo Rossetti. Ele destaca, ainda, que o novo energético possui todas as certificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A fórmula exclusiva do Life Ultra Zero foi desenvolvida pelo próprio CEO, Rildo Rossetti, que atua há quase 20 anos no mercado de bebidas energéticas do Brasil, com passagem pelos principais players do setor. O design e toda a concepção do produto também foram acompanhados pelo executivo.
Os embaixadores da marca no Brasil são dois grandes nomes do mundo fitness: Juju Salimeni e Felipe Franco. O início do projeto se deu com o apoio do empreendedor Guilherme Rocha, logo depois, Rildo Rossetti fechou parceria também com o empresário Maurício Vaz, que o ajudou a fechar com um poderoso grupo de investidores internacionais liderado pelo renomado empresário Samir A Jaber, que está investindo pesado e apostando no sucesso da marca não apenas no mercado nacional, como também no internacional.
O desempenho das vendas no Brasil superou todas as expectativas em poucos meses; e, ainda este ano, o Life Booster Ultra Zero será comercializado nos Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Líbano, Paraguai, Argentina, Colômbia e Panamá. “O Life Booster Energy Drink é a realização de um sonho. Criar um energético ultra zero foi um grande desafio, mas o resultado foi surpreendente e o sabor incomparável, uma bebida funcional ultra zero e focada em saúde. Na verdade, criamos um novo conceito de bebida energética no Brasil, que será exportada para o mundo inteiro”, afirma Rildo Rossetti, criador e CEO da Life Booster Energy Drink.

Amazon do Brasil:
www.amazondobrasil.com.br
Life Booster Energy Drink
www.lifeboosterenergydrink.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezessete − quatro =