Nutricionista aponta 10 alimentos que controlam o colesterol

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A má alimentação não é a única, mas é uma das responsáveis pelo desenvolvimento de colesterol alto. Ao lado de outros fatores como histórico de diabetes, fumo e hipertensão, a falta de cuidados com o que se come pode contribuir em muito para o surgimento deste quadro.

Segundo a nutricionista do Vita Check-Up Center, Cintia Azeredo, “o controle da alimentação já influência significativamente um uma redução do perfil de colesterol. Assim, procure reduzir alimentos ricos em gordura como embutidos, refeições pré-prontas (congelados), industrializados, biscoitos recheados, gordura hidrogenada”, orienta.

De acordo com ela, fazer algumas substituições no cardápio ajudam a controlar os índices dessa substância no sangue. Por exemplo, a adoção de leite desnatado ou de soja no lugar do integral, mais carnes magras e menos carne vermelha e queijos brancos em vez dos amarelos.

A nutricionista lembra que nem todo tipo de colesterol é ruim. O HDL, considerado bom para o organismo, atua na limpeza do “mau colesterol” (LDL) ao levá-lo para ser metabolizado pelo fígado, impedindo o acúmulo de gordura nas artérias.

Cintia Azeredo ainda lista 10 alimentos que atuam positivamente no controle do colesterol, sendo eles: peixes ricos em ômega 3, soja e derivados, chia e linhaça, nozes e castanhas, frutas vermelhas, óleos vegetais, alho, maça, grãos integrais e aveia.

Fonte: Exame.com

 

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