No Brasil, 6 em cada 10 futuros franqueados buscam redes de alimentação

0

Por Redação FSN – 06 de fevereiro de 2014

Segundo estudo realizado pelo Portal Sua Franquia, do Grupo Bittencourt, 63% dos brasileiros que desejam abrir uma franquia, pretendem fazê-lo no segmento de alimentação. Este número é quase o dobro do segundo ramo mais citado, de beleza e saúde, com 33%. Logo atrás aparece Negócios e Serviços, com 26%, Cosméticos e Perfumaria, com 24%, Vestuário, com 23%, Calçados e Acessórios, com 17% e, por fim, Entretenimento, com 15%.

O estudo também avaliou os motivos das escolhas dos futuros franqueados. Segundo eles, um dos itens mais relevantes na hora de procurar uma franquia ideal é a rentabilidade do negócio e apoio da franqueadora. Através das entrevistas foi possível constatar que a marca da franquia não é tão relevante. A frente dela ficaram outras questões, como faturamento médio da franquia, apoio na divulgação do negócio, e treinamentos previstos. Em último lugar na escala e importância ficou o número de unidades franqueadas pela rede.

Quase 50% dos entrevistados afirmaram que o momento econômico atual do Brasil serviu de motivação para buscar o ramo de empreendedorismo. Alguns fatores que servem de incentivo, segundo os pesquisados, estão a facilidade de obtenção de crédito e a situação favorável do nível de emprego. A possibilidade de ser seu próprio chefe, mas sem precisar começar do zero está entre as principais razões para abrir uma franquia.

Apesar do desejo de iniciar uma franquia, 61% dos interessados ainda não possuem experiência como empresários. Os entrevistados também consideram abrir uma franquia em pouco tempo. A maior parte deles (34,5%) pensa no investimento entre seis a 12 meses. Já 24,3% consideraram tal possibilidade em apenas seis meses, 21% entre 12 e 18 meses e 14,2% pensam em abrir uma franquia já 24 meses.

Fonte: ABRASEL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

catorze + treze =