Negócio comercializa de cervejas a cosméticos feitos de oliva

    0

    De origem italiana, o empresário Cosmo Pacetta queria trazer ao Brasil uma lembrança de sua família ao Brasil e começou a plantar oliveiras. Ao estudar a planta, ele criou o Folhas de Oliva, negócio que comercializa desde azeite às cervejas e cosméticos.

    Para cultivar a oliva, o empresário precisou fazer modificações no plantio, localizado em Estiba Gerbi. “Foi aí que descobri que as oliveiras precisam de um disparo de frio. O frio causa um estresse na oliveira, que passa a aflorar e frutificar”, explica.

    Atualmente, o negócio passou a plantar também em Bueno Brandão (MG). O primeiro produto fruto do Folha de Oliva foi um chá, logo em seguida surgiram cachaças envelhecidas em barris de oliva, cosméticos, azeite, licor e, mais recente, a cerveja. “A folha de oliveira é amarga e o lúpulo também. Descobri que as duas moléculas são semelhantes e tive a ideia de juntar”, conta o empresário.

    A Folha de Oliva é dividida em quatro linhas: bebidas, bem-estar, gourmet e cosméticos. “Tudo é muito artesanal. A empresa não é grande e não quer ser grande para preservar esse trabalho”, explica.

    Na hora de registrar os produtos, o processo foi mais complexo: a empresa foi aberta em 2007,mas o processo de regulamentação e regularização demorou muito até ficar pronto. “Só em 2013 tínhamos a maior parte dos produtos registrados e, também por causa disso, conseguimos faturar R$ 100 mil no ano passado. Para 2015, a projeção é uma incógnita por conta da retração econômica. “Vendemos produtos mais personalizados, com um preço maior. E isso traz dificuldade”, finaliza Cosmo.

    Fonte: Revista PEGN

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here