Muito além de pão e carne

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Muito além de pão e carne

Consumo do hambúrguer no Brasil chegou a aumentar 775% em uma década. Inovações ajudam a conduzir esse mercado

Afinal, por que o hambúrguer faz tanto sucesso no Brasil e no mundo? Tem de tudo que é jeito, gosto, formato e recheio. Para carnívoros, vegetarianos e veganos. Diversos estabelecimentos e grandes marcas que investem nesse tipo de lanche colhem lucros consideráveis nesse mercado.

Investimentos

Muito além de pão e carne
“Acolhemos desde aquele que procura produtos de preço mais acessível até aqueles que buscam sanduíches nobres, de maior valor agregado”, diz Adriano Freire, diretor de Suprimentos e Inovação da Rede Giraffas

O Giraffas, que tem 39 anos de experiência, é um exemplo de como investir em hambúrguer se torna um grande negócio.
Adriano Freire, diretor de Suprimentos e Inovação da Rede Giraffas, destaca que a marca conta com 16 opções de sanduíches, buscando atender a todo o tipo de cliente.
“Acolhemos desde aquele que procura produtos de preço mais acessível até aqueles que buscam sanduíches nobres, de maior valor agregado”.
Todos os hambúrgueres Giraffas são provenientes do gado Angus, o que garante um sabor diferenciado ao produto.
“Levamos, aproximadamente, oito meses no projeto do hambúrguer e chegamos à nossa receita, que usa temperos in natura (frescos) adicionando mais sabor e qualidade. Todo o abate é monitorado e contamos com ampla rastreabilidade da origem aos nossos restaurantes. Uma particularidade do Giraffas é de que nosso hambúrguer é produzido e consumido em um curto espaço de tempo, mesmo estando presentes em quase todos os estados, garantindo maior qualidade e sabor”.
Os hambúrgueres do Giraffas são vendidos sozinhos ou no combo com batata frita e refrigerante e compõem linhas exclusivas de sanduíches.
“Temos uma opção que é um prato da Linha Brasil, com 1 hambúrguer, 1 ovo, arroz, feijão, farofa e salada, que tem muita procura pela qualidade de nossa carne. São produtos com boa saída e, em 2019, foram responsáveis por cerca de R$ 107 milhões do nosso faturamento, com crescimento de 17,87% em relação a 2018”, acrescenta o diretor.
O produto é feito por um dos fornecedores parceiros da rede. A receita é do Giraffas. A marca desenvolve o produto e os hambúrgueres são feitos, exclusivamente, dos fornecedores para eles.
“Também fazemos o controle de qualidade na indústria. A vantagem desse procedimento é oferecer algo exclusivo para o nosso franqueado comercializar e, em consequência, para o consumidor final”.
O Giraffas é a maior rede de refeições completas do mercado brasileiro, com mais de 100 opções em pratos, sanduíches, happy hour e sobremesas.

Opções

Muito além de pão e carne
“Sobre nossos hambúrgueres, trabalhamos com quatro tipos de proteínas: bovino, suíno, cordeiro e vegetariano – abobrinha, cenoura, cebola roxa”, ressalta Diego Galvani, proprietário do La Mafia

O La Mafia Burger, empresa fundada em 2017, com sede na Mooca, considerado um bairro italiano, na capital paulista, tem um ambiente moderno, com elementos retrôs.
“Sobre nossos hambúrgueres, trabalhamos com quatro tipos de proteínas: bovino, suíno, cordeiro e vegetariano – abobrinha, cenoura, cebola roxa. Todos os blends (mistura de carnes) são feitos com carnes nobres como o bovino composto por fraldinha Angus. Com esses blends, formamos 14 tipos de combinações contendo ingredientes tipicamente italianos como molho basílico, pesto de hortelã, peperoni, queijos fortes, alho e outros, saindo, em média, a 30 reais para o consumidor final”, diz Diego Galvani, proprietário do La Mafia.
Diego também comenta que essas combinações aguçam a curiosidade e o paladar dos clientes tornando a eles uma experiência incrível. O público-alvo desses produtos, segundo o proprietário, são jovens a procura de um burger diferenciado, grande, saboroso e com um valor justo.
“Esses quesitos acabaram atraindo pessoas de diversas idades, famílias”, destaca.
O objetivo da hamburgueria é manter o controle de qualidade sobre os produtos finais e insumos utilizados, podendo assegurar para seus clientes que sempre terão a mesma experiência gastronômica todas as vezes que visitarem o estabelecimento.
Em 2019, inaugurou a segunda unidade em Santo André, São Paulo, no bairro Jardim, seguindo as mesmas tendências em um ambiente maior.

Inspiração

Muito além de pão e carneO Outback Steakhouse chegou ao Brasil em 1997, com a primeira unidade na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O restaurante é inspirado na Austrália.
“Uma das nossas especialidades é hambúrguer e oferecemos um menu de burgers diversificado e repleto de sabor e qualidade. O Outback já virou referência no segmento, pois temos orgulho de ditar tendências com o nosso menu inovador. São seis opções diferentes no menu de hambúrgueres, sendo um deles feito de picanha e outro com um blend especial. Todos temperados ao estilo único do Outback, com um mix de especiarias que garante um sabor especial. A inovação tem sido tão forte para nós que trouxemos vários sabores aos nossos clientes, combinando diversos tipos de carnes. Lançamos uma opção com burger e costela de porco desfiada e outra com burger e camarões empanados, além, é claro, de uma opção vegetariana. A média de preço é R$ 43,90 e os sanduíches são muito generosos e sempre vêm acompanhados de batatas fritas”, conta Marisa Palhares, gerente de Marketing do Outback Brasil.
Esse forte processo de inovação na categoria de hambúrgueres começou, como descreve Marisa, com o Festival de Burgers Outback em 2017 que, posteriormente, ganhou uma segunda edição chamada Outback Burger Experience (2018).
“Em ambos os anos, por tempo limitado, trouxemos receitas únicas que invadiram o nosso cardápio, celebrando a união de duas paixões dos brasileiros: a explosão de sabores únicos do Outback e hambúrguer. Na Outback Burger Experience, lançamos um superinédito burger doce, feito com nosso brownie de chocolate, que foi um tremendo sucesso e ficou no menu por tempo limitado”.
A gerente também reforça que o consumo de hambúrguer no país tem muito potencial.
“Segundo dados do Instituto de Gastronomia, o consumo do prato no Brasil cresceu 775% entre 1994 e 2014, isso só prova a procura cada vez maior dos clientes por esse estilo de alimento e claro, sempre buscando por inovações e qualidade. Por esse motivo, o Outback tem diversas opções para todos os estilos de vida, como o vegetariano, os amantes de camarão e de costela desfiada. Está no nosso DNA sempre inovar e surpreender nossos fãs com nossos pratos únicos”.
No mundo, a rede está em 23 países entre Américas, Ásia e Oceania.

GIRAFFAS
www.giraffas.com.br
LA MAFIA BURGER
www.burgerlamafia.com.br
OUTBACK
www.outback.com.br

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