Muçarela queijo preferido pelos brasileiros

0

O queijo tipo muçarela tem origem na Itália, provavelmente na comuna de Avesa. A receita que conhecemos atualmente é uma variação do queijo de massa filada. Originalmente, a muçarela é produzida na forma redonda, utilizando leite de búfala, o que deixa o alimento com a coloração branca. Os italianos só reconhecem um tipo de muçarela, em que é colocado um selo para assegurar os critérios de produção. Porém, essa receita se expandiu pelo mundo e ganhou novas formas, cores e ingredientes, dependendo das variações dos materiais que eram encontrados. No Brasil, por exemplo, é utilizado o leite de vaca como matéria-prima, por ser um produto com maior facilidade de ser encontrado.

A criação de gado fez com que o leite de vaca tenha se tornado um ingrediente fundamental na variação desse queijo. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Queijos (ABIQ), a muçarela é o queijo mais fabricado e consumido no país.

Um dos fatores que interferem na alta popularidade desse queijo é a grande variedade de pratos que levam o ingrediente. Esse é um dos motivos que fazem tantas empresas investirem na muçarela, aumentando sua produção nacional. Além disso, a grande quantidade de regiões produtoras de leite facilita que esse lácteo seja produzido. Essas empresas estão normalmente localizadas próximas dessas áreas, para melhorar a estratégica logística e diminuir custos com transporte.

Produção

Com produtos em diversos segmentos, a Aurora Alimentos é uma das maiores empresas dentro dos lácteos. A empresa produz nessa categoria os queijos prato, colonial e minas. Além desses, está a muçarela, uma das maiores no quesito de preferência pelos consumidores da empresa. “Na divisão queijos, o muçarela é o de maior aceitação no mercado nacional, e na Aurora, aproximadamente 78% do volume de queijos”, explica Andreia Dal Pissol, gerente de qualidade da Aurora Alimentos.

De acordo com a gerente, esse produto possui muita utilização em pizzas e sanduíches, fator que melhora os níveis de consumo, principalmente para estabelecimentos do ramo. Pensando nisso, a empresa está sempre inovando para atender o mercado de alimentação fora do lar. Além da muçarela, a Aurora preparou algumas novidades em queijos prato. “Para esse setor [food service], a Aurora lançou uma novidade, o queijo muçarela e queijo prato já fatiados. As fatias vêm interfolhadas, assim não grudam e permitem uma fácil utilização”, ressalta.

A Aurora Alimentos foi criada em 1969, em Santa Catarina, com 18 homens para representar 8 cooperativas. Atualmente, a Aurora é formada por 13 cooperativas filiadas, com mais de 70 mil famílias filiadas. Em números, a empresa possui 26 mil funcionários pela Aurora Alimentos e mais 8 mil funcionários do Sistema da Cooperativa Central Aurora Alimentos.

Diversidade

A Porto Alegre Laticínios é uma empresa mineira criada em 1991, na cidade de Rio Doce. A muçarela foi um dos primeiros produtos a serem fabricados, junto à manteiga, para aproveitar o leite disponível na empresa. Depois de algum tempo, foi inaugurada uma fábrica maior, com equipamentos tecnológicos próprios para atender à demanda. Atualmente, a empresa produz diversos produtos lácteos, como queijo parmesão, muçarela, manteiga e requeijão.

Para produzir o queijo muçarela, gasta-se muito de sua matéria-prima, que é o leite. Para Bruno Garcia, gerente comercial da empresa, tudo isso reflete no preço final do produto.“O processo é caro, pois, para produzir 1 kg de muçarela, gastamos 10 litros de leite. Leite é a matéria-prima, mas, por trás dessa grande estrutura, existe mão de obra, equipamentos, energia elétrica, grande consumo de água, embalagem, impostos e transporte. Tudo isso entra na formação e composição do custo desse produto”, explica.
Todo esse investimento em produção é devido à alta demanda de muçarela, sendo um dos lácteos mais consumidos no Brasil, usado principalmente com outros frios. Para atender a essas pessoas, a Porto Alegre Laticínios precisou investir ainda mais em equipamentos para fabricação.

“Possuímos muita demanda, mas ampliamos a indústria e mecanizamos o processo produtivo para atender ao mercado. Com isso, ampliamos o nosso volume de produção durante todo o ano, padrão de produtos e qualidade em níveis elevados”, ressalta.

Dentre os laticínios desenvolvidos pela Porto Alegre, o queijo tipo muçarela é um dos mais vendidos. “A muçarela é nosso segundo produto em volume de produção e também segundo em volume de vendas. Produzimos e vendemos volumes/ mês próximo a uma tonelada. A procura é boa e de grande incitação do mercado”, ressalta.

Grandes estabelecimentos de alimentação precisam desse produto em grande quantidade para fabricação de pratos bem conhecidos no Brasil. A muçarela se destaca na maioria das receitas, tanto pelo sabor quanto pelo preço popular. A Porto Alegre Laticínios atua em todos os setores, atacado, varejo e food service. “O setor food service é um grande mercado, ainda atuamos de maneira tímida, mas estamos nos estruturando comercialmente e logisticamente para atender o setor, direto da indústria, sem atravessador. Com isso, atender com os produtos de qualidade e com mais competitivos preços”, disse Garcia.

A Porto Alegre está localizada em Ponte Nova, Minas Gerais. A escolha do local reflete nas raízes da marca e também questões estratégicas. Bruno explica a escolha. “Além de ser nossa cidade natal, a empresa de lácteos depende de matéria-prima e nossa região é grande produtora e está perto também de grandes regiões produtoras. Sem contar sua localização estratégica para a questão logística para atender os mercados de Belo Horizonte, Zona da Mata, Juiz de Fora e Espírito Santo”.

Desenvolvimento

A Cooperativa Santa Clara, localizada no Sul do país, desenvolveu dois tipos de queijo que não possuem lactose. Foram produzidos a muçarela e o queijo Minas frescal que, por não possuírem maturação, possuem teor maior de lactose.

Esse tipo de queijo é produzido a partir da hidrólise. O queijo Minas Frescal poderá ser encontrado no peso de 330 gr. e a muçarela fatiada em 150 gr. ou em 3,5 kg.

Benefícios

A muçarela, assim como outros produtos lácteos, são de grande importância para a saúde humana e se tornou item fundamental para uma dieta equilibrada. O cálcio, encontrado em grande quantidade nesse produto, pode ajudar a melhorar a saúde dos ossos e dentária. Além disso, a muçarela possui grande quantidade de vitamina B12, proteínas, vitaminas, minerais e gorduras.

Mercado

A ABIQ realizou uma pesquisa sobre o mercado de queijos no Brasil em 2013. De acordo com os dados da entidade, nesse ano foram produzidos 965 mil toneladas de queijos, levando em consideração apenas o mercado formal desse produto. Para isso, foram utilizados quase 9 bilhões de leite fresco em sua produção. Além disso, o queijo possui uma taxa de crescimento alta no país. Desde 2010, esse segmento vem crescendo aproximadamente 9% por ano.

Dos tipos de queijos produzidos, quase 70% é produzido nos formatos de muçarela, queijo prato e requeijão. Outros tipos de queijo também vêm crescendo consideravelmente no Brasil, dentre eles os especiais, como o gorgonzola, estepe e gouda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × quatro =