Motivação diária

Fator tem grande importância no cotidiano empresarial, mas como obtê-lo?

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Motivação. Quando o assunto é o dia a dia dos colaboradores, esse fator é muito importante dentro das organizações, para todos os envolvidos, capaz de trazer diversas transformações e um ambiente mais tranquilo para as pessoas. Os trabalhadores se sentem mais satisfeitos no dia a dia, as tarefas fluem melhor, o número de atestados diminui, entre tantas outras questões positivas que afetam diretamente o cotidiano. Tendo em vista a importância disso e de como é necessário cultivar esse fator, muitas empresas focam em ações para que os colaboradores possam trabalhar mais satisfeitos, e elas têm conseguido bons resultados com isso.

A Boali, maior rede de alimentação saudável em faturamento do Brasil, é um exemplo dessa realidade e conta com ações para levar mais bem-estar aos seus colaboradores. As datas comemorativas acabam ganhando características ainda mais especiais dentro da empresa, por exemplo.

“A proposta de valor da marca é de transformar os hábitos e fazer o bem, a partir da democratização da boa alimentação. Não basta fazer parte do nosso manifesto, mas nós vivenciamos isso no nosso dia a dia de trabalho. Todos os meses acontecem ações de endomarketing, em que os funcionários recebem algum presente. No dia da Mulher, por exemplo, fizemos um dia de bem-estar: além de receberem rosas e o delicioso brownie da Boali (sem glúten e sem lactose), a manhã foi de tratamento de beleza e maquiagem, à tarde, manicure. Os homens também participaram: ganharam massagem relaxante durante todo o dia. Enquanto isso, nas lojas, os clientes que comprassem o combo (uma refeição, uma bebida e uma sobremesa) ganhavam um voucher de massagem em uma estética parceira da Boali. Para junho, estamos planejando uma festa junina na nossa sede, que irá reunir tanto os colaboradores da franqueadora quanto os franqueados. Também presenteamos o funcionário com um peru para a ceia de Natal.

Além da comemoração dos aniversariantes e refeições na Boali, uma vez por mês acontece um café da manhã com todo o time, para, de forma descontraída, discutir assuntos estratégicos da marca. As refeições dos funcionários são produzidas pelo nosso chef, que prepara uma alimentação saudável composta por saladas, carnes, sucos funcionais e naturais; e com receitas especiais sem glúten e sem lactose. Também temos horta orgânica em nossa sede, um chef que cozinha comida saudável todos os dias, café da tarde com frutas e sucos naturais, suco verde de manhã e slackline (fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima). E, claro, ainda temos uma pet que anima os nossos dias de trabalho: Ione é uma cadela vira-lata, que adotamos. Ela é a nossa mascote e é motivo de muita alegria entre os funcionários”, relata Victor Giansante, CEO da marca.

De acordo com o profissional, no endomarketing, a empresa trabalha com a estratégia de surpreender e envolver o funcionário, tendo, como objetivo, transmitir os valores e também a cultura da organização. Segundo ele, os feedbacks são sempre positivos, felizes e animados. Os colaboradores se sentem mais motivados para que eles possam desenvolver as suas tarefas cotidianas e, além disso, há uma melhora nas relações interpessoais. É comum também que eles sempre demonstrem curiosidade a respeito da próxima ação e tentem adivinhar qual será ela.

“Por ser uma empresa com muitos jovens, criativos e que têm cuidado com a saúde e o bem-estar, os responsáveis pelas ações sempre ficam atentos às conversas de corredores, pois de lá pode nascer um insight. Além disso, ainda ficamos atentos às novidades e cases do mercado que nos servem de inspiração. Uma vez por mês, o comitê se reúne para fazer um brainstorming sobre as ações dos próximos meses e identificar aquela que envolverá e causará encantamento, porém, sempre atentos aos indicadores de custo x retorno em motivação e desenvolvimento de trabalho”, afirma o profissional.

Conforme destaca Giansante, a partir de cada uma das ações que é realizada pela empresa, é possível tornar tangível o significado da cultura e valores da marca. ‘Acreditamos que cada funcionário tem a própria essência, porém existe um motivo que nos une – que é a cultura #SomosBoali. Por isso, trabalhamos sempre norteados pelo propósito de transformar os hábitos para algo melhor. A gente vê que muitas pessoas querem passar por uma transformação, mas, muitas vezes, não sabem como, ou acham que pode ser algo bastante complicado. Tentamos ajudar a todos no sentido de mostrar como ter uma qualidade de vida melhor pode ser descomplicado e prazeroso. E mais importante: participa das ações apenas quem quer”, salienta ele.

Controle

Um problema muito comum dentro de diversas organizações é o alto nível de fatores como o estresse e também a ansiedade. Muitos colaboradores chegam a ser afastados por causa disso. Na Boali, conforme ressalta Giansante, há um controle em relação a isso, tendo em vista as ações que são realizadas para o bem-estar dos colaboradores.

“Por meio de metas e indicadores bem claros para todos, fica mais fácil organizar a agenda e saber o que é esperado de cada colaborador. Com isso e as ações de endomarkting, acreditamos que o nível de estresse seja bastante controlado. Hoje temos funcionários que sofreram em antigos empregos, causados pelo estresse. Tem um caso de uma pessoa que sofreu síndrome de burnout, doença do esgotamento profissional, no antigo emprego e até hoje faz tratamento para superar os problemas que causaram na sua saúde. O que temos de depoimentos é que a Boali tem uma proposta de valor que acontece na prática: somos feitos de pessoas e focados em transformar a vida de cada uma delas, para promover o bem. A Alimentação saudável é o que nos une”, destaca o profissional.

Para que os colaboradores possam trabalhar satisfeitos, segundo o CEO da empresa, alguns estímulos são as ações de endomarketing mensais, o acompanhamento de desempenho, a definição de objetivos e metas anuais, bonificação a partir de resultados e benefícios. “A estratégia precisa cruzar ações de curto, médio e longo prazo. Não adianta plantar a semente e abandonar – as ações precisam ter frequência e relevância aos funcionários. Caso não aconteça, causa uma frustração, e os funcionários deixam de acreditar na marca”, diz ele, que finaliza explicando como a empresa enxerga,
hoje, os seus colaboradores.

“Estamos muito felizes com a Família Boali: acreditamos que estamos construindo uma equipe de jovens inovadores, entusiastas e empreendedores. Isso nos inspira a seguir investindo no capital humano porque sabemos que colheremos bons frutos por causa deles”, afirma.

A criação da Boali (que é a ‘abreviação’ de boa alimentação) teve início no ano de 2007. Na ocasião, quatro jovens trouxeram para o país a Salad Creations, a primeira grande rede de alimentação saudável em todo o mundo – esta foi fundada nos Estados Unidos, em 2004. Foi no ano de 2015 que os sócios optaram por ter uma empresa que fosse totalmente brasileira e, assim, surgiu a Boali. Atualmente, a marca já conta com 33 franquias e com 5 lojas próprias em operação. Neste ano, a empresa deve dobrar de tamanho, conforme seu plano de expansão.

A Boali Brasil conta com o programa de fidelidade chamado Grupo Boali, que é utilizado nas unidades participantes da rede. Os associados do Grupo Boali acabam acumulando pontos em todas as compras realizadas nas lojas Boali. Esses pontos são, então, revertidos em bonificação na forma de produto.

Quando o assunto é o sistema de franquias, a marca oferece um suporte completo para que possa ser feita a implantação, a gestão e também a promoção do restaurante. Isso abrange diversos fatores, como a escolha do ponto e projeto arquitetônico, logística de mercadorias e campanhas que são contínuas de marketing. Alguns dos seus diferenciais são o ambiente acolhedor e conectado, os cardápios evolutivos, nutritivos e testados, linha rápida de atendimento, custos reduzidos, origem e disponibilidade dos melhores ingredientes, entre outros.

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