Mostarda. Muito além de acompanhamento

Além de acompanhar sanduíches, a mostarda pode ser destaque na elaboração de produtos

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O molho de mostarda é um importante aliado no acompanhamento de sanduíches e saladas. Embora não tenha a mesma popularidade da maionese ou do ketchup, a mostarda tem ganhado destaque ao longo dos anos. Além disso, os diferentes formatos desse condimento podem se tornar um importante aliado para a preparação de pratos.

O molho de mostarda, tal como o conhecemos hoje, é feito a partir das sementes da planta, que também pode ser encontrada em grãos ou em pó. São aproximadamente 40 tipos de mostardas existentes, que possuem diferentes tonalidades e sabores. As que possuem maior expressão no mercado e maior consumo vêm da Inglaterra e da França. A coloração da mostarda pode variar: amarelo, preto ou marrom.

Para chegar ao resultado final, em molho, a planta é combinada com vinagre, especiarias, açúcar, entre outros ingredientes. O processo de produção normalmente começa com a quebra das sementes e a peneiração para remoção das cascas. Depois, um líquido frio é misturado às sementes, que pode ser vinagre, cerveja ou, até mesmo, água. Sal e especiarias são adicionados à mistura. Alguns produtores também costumam envelhecer a mostarda para potencializar seu sabor.

Como escolher

Conhecida como um ingrediente picante, a mostarda está presente em diversos pratos, que vão muito além do acompanhamento para o sanduíche. Na forma de semente ou em pó, a mostarda é muito utilizada para a preparação do molho ou adicionada à maionese. Além disso, é conhecida como cúrcuma, um tempero tradicional na Inglaterra.

Há quem goste de incrementar a mostarda com outros temperos, como pimenta e ervas, servidas como molhos. A mostarda com estragão, por exemplo, costuma ser muito utilizada na preparação de carnes de porco.

Já a mostarda escura ou preta, que possui diversos produtores brasileiros, é elaborada com vinagre de vinho, açúcar caramelizado, raiz-forte ralada e especiarias. Ela é muito produzida na Alemanha, sendo usada para acompanhar carnes frias e salsichas. A famosa mostarda Dijon é uma mostarda de sabor mais suave, também utilizada em carnes frias e saladas. O produto é fabricado principalmente na França, lugar de onde recebeu o nome.

O famoso molho curry possui como ingrediente a semente de mostarda negra, que tem como característica o sabor mais picante. Como se pode ver, a mostarda pode ser utilizada também na elaboração de pratos e não somente para acompanhamento.

Presença

A Unilever é uma marca presente no segmento de molhos. A empresa comercializa a mostarda e conta que o consumo tem se mostrado crescente. Nessa categoria, a Unilever Food Solutions também disponibiliza produtos para o consumo no food service, focando em lanchonetes e restaurantes.

De acordo com Rodrigo Bertoncini, Diretor de Marketing da Unilever Food Solutions, a missão da empresa é oferecer um produto de qualidade aos clientes, através de duas marcas de referência. “O mercado de molho de mostarda ainda é pequeno no Brasil, mas com muito potencial de crescimento. A Unilever já atua há anos nesse mercado com produtos de alta qualidade e marcas que agregam valor aos operadores e consumidores, como Hellmann’s e Arisco”, conta o diretor.

A mostarda produzida pela Unilever possui matéria-prima cultivada na França, um dos principais países produtores de mostarda. “O molho de mostarda é um condimento à base de semente de mostarda hidratada em vinagres especiais e, por isso, possui uma característica picante. A mostarda Hellmann´s tem suas sementes cultivadas na França, na mesma cidade em que se cultiva a tradicional mostarda Dijon Maille (também da Unilever). Sua função é condimentar e temperar as preparações como lanches, molhos, saladas e carnes”, explica Rodrigo.

Para o diretor, a demanda pelos molhos deve aumentar ao longo dos anos. Ele conta que, no Brasil, a mostarda é o terceiro molho mais consumido, perdendo apenas para a maionese e o ketchup. Porém, essa demanda vem crescendo com o passar dos anos. O principal público consumidor desse produto são os estabelecimentos de food service. “Queremos trazer mais praticidade para o dia a dia dessas pessoas, com soluções que atendam às suas reais necessidades”, ressalta.

Foi criada, especialmente para esse público, uma embalagem de mostarda Hellmann’s de 2,1 kg, que evita desperdícios e permite a total utilização do produto. Também voltado para esses estabelecimentos, foram criados novos sachês de mostarda, com a pesagem adequada para o consumo individual.

“Com as embalagens novas, em tamanhos maiores – ketchup e maionese passaram de 8g para 12g e mostarda de 7g para 8g – o desperdício de produto é reduzido. Além disso, a mesma pesquisa apontou redução na quantidade de lixo, pois, ao trocar os dois sachês de 8g por um da nova embalagem, que possui 12g do produto (maionese e ketchup), a redução da quantidade de lixo é de 44%. Para a embalagem de mostarda, a redução é de 56%. As novas embalagens possuem uma tecnologia inédita no Brasil que facilita a abertura do produto”, explica Rodrigo.

Para finalizar, o diretor ressalta que 2015 teve maior destaque que o ano anterior. “O mercado apresentou crescimento, assim como as oportunidades de explorar mais o uso do molho de mostarda pelos operadores e consumidores”, conclui.

100 anos

Hemmer, companhia que completou 100 anos em 2015, está inaugurando dois produtos para completar seu portfólio. Um deles é uma maionese indicada para pessoas com restrição à lactose. Outra, é a famosa mostarda Dijon.

A mostarda Dijon é um tipo de mostarda de origem francesa. Embora receba o mesmo nome da cidade francesa, a Dijon não possui nenhuma denominação com a garantia de origem. A Hemmer assinou a nona receita de mostarda, a Dijon, com a utilização de pimenta, mel, estragão e cassis.

De acordo com Elisandro Nunes da Rosa, Gerente Comercial da Hemmer, com esses novos molhos, a companhia se destaca em comparação aos concorrentes. “São produtos que têm como principais concorrentes as marcas importadas, que devem sofrer uma disparada de preço nos próximos meses por conta do fim dos estoques comprados com dólar menos valorizado”, explica.

A Hemmer é uma empresa familiar, fundada em 1915. Localizada em Blumenau (SC), a Hemmer possui mais de 300 itens em seu portfólio de produtos, com as marcas Hemmer, Tauá e Cigano. O número de pontos de venda chega a 20 mil, localizados em todos os estados brasileiros.

Atuação

Outra marca com grande relevância no mercado de molhos é a Heinz. A empresa atua com maionese, ketchup e, claro, a mostarda. Em potes e em sachê, é possível encontrar a típica mostarda Heinz.

A tradicional mostarda amarela fabricada pela Heinz pode ser encontrada em duas versões: nos sachês de 5gr e no pote de 255gr. O produto tem como característica o sabor concentrado e picante, que pode acompanhar diversos pratos, desde saladas a sanduíches.
A Heinz também oferece ao consumidor a mostarda escura, em potes de 596 gr. De acordo com o site da Heinz, a empresa está presente em aproximadamente 200 países, sendo que em 50 destes ocupa posição de destaque em primeiro ou em segundo lugar em vendas. Com sede na Pensilvânia, a companhia mantém hoje fábricas em seis continentes ao redor do mundo. Um dos seus lemas é a criação de novos produtos ao redor do mundo, que inovem a vida dos consumidores.

Em 1869, Henry John deu início a Heinz, com a criação de alimentos em conservas de vidros. Por volta de 1876, surgiu um dos produtos mais famosos da Heinz: o ketchup. A empresa ficou conhecida pelo lema 57 variedades, um número de sorte para a empresa, que ganhou destaque em suas campanhas. Dez anos depois do lançamento do ketchup, a Heinz levou o sucesso que fazia nos Estados Unidos para o mundo e começou a campanha de internacionalização.

Uma das características da empresa foi apoiar a lei dos alimentos puros, em 1906. A Heinz aderiu a essa campanha, levando em consideração o bem do consumidor em adquirir um alimento mais natural.

Portfólio

Quem também faz parte do time produtor do molho de mostardas é a Predilecta, empresa alimentícia fundada em 1990. Com uma gama de produtos em seu portfólio, a empresa se destaca também pela produção do molho de mostarda. Disponível em embalagens de 180gr, a mostarda Predilecta pode ser adquirida na forma tradicional, com a coloração amarela; e também com a coloração mais escura.

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