Por Redação FSN – 11 de março de 2014
Se engana quem acredita que um empreendimento só pode dar certo se estiver ligado a um único segmento, muitas vezes os empreendedores possuem ideias onde é possível unir o útil ao agradável.
Foi assim que surgiu a “Fashion Chef”, criada em 2010 pela chef Lilian Ribeira de Barros, que uniu o seu amor pela gastronomia à sua paixão pela moda.
A chef conta que na época de faculdade, estágio e trabalhos na área gastronômica, ela própria fazia ajustes em seus uniformes, para deixá-los mais femininos. A customização atraiu o interesse dos colegas pelas suas roupas; que eram sempre diferentes, com um toque de modernidade dentro do que se espera de um uniforme clássico da cozinha. Foi então que Lilian teve a ideia de produzir uniformes mais modernos, com um toque de moda, tanto para homens quanto para mulheres, criando assim a Fashion Chef.
Lilian confessa que existem muitos concorrentes no mercado, inclusive os mais tradicionais, como a marca André Razuk. Mas o seu diferencial é acrescentar os elementos de moda ao mundo da gastronomia, sem deixar de lado o apuro técnico necessário para se trabalhar na cozinha, além do cuidado com os tecidos, já que a cozinha é um local bastante quente e as fendas têm que ser estrategicamente posicionadas para ventilação. “Paralelo a isso, pesquisamos estampas, investimos nas exclusivas, cores e acompanhamos o universo da moda, tudo para deixar nosso cliente atualizado”, informa.
A Fashion Chef atua em dois segmentos: coleções, com cerca de 70 modelos em seu portfólio; e projetos personalizados para bares, hotéis e restaurantes, com o desenvolvimento de modelos criativos e usuais para toda equipe, desde o chef, passando pelo atendimento até a equipe de limpeza.
O portfólio contém desde os tradicionais casacos dos chefs, até os chapéus, camisas com o tema gastronomia, dólmãs com estampas exclusivas, panos de copa, faixa de cabelo, calçados, acessórios, camisetas, calças, bolsas para utensílios, presentes para a área de gastronomia, entre vários outros.
Fonte: Gestão & Negócios