Ministério da Agricultura vai intensificar fiscalização de estrangeiros durante a Copa

    0

    Por Redação FSN – 28 de abril de 2014

    Buscando evitar a entrada de doenças e pragas no país, assim como garantir a qualidade dos produtos brasileiros importados e exportados, a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vai intensificar a fiscalização do trânsito internacional de passageiros durante a Copa do Mundo de 2014.

    Para isso, o Ministério publicou a Instrução Normativa Nº 12/2013, que estabelece os procedimentos para a importação de produtos de origem animal e vegetal de procedência estrangeira para utilização ou consumo durante a competição. “Os produtos com entrada proibida no país serão apreendidos e devolvidos ao exterior ou destruídos, conforme a situação”, afirma o coordenador geral do Vigiagro, Marcos Valadão.

    De acordo com Valadão, a fiscalização acontecerá nas 12 cidades que receberão jogos e começará cinco dias antes do início da Copa (marcado para 12 de junho), prosseguindo até 13 de julho. Ao todo, a ação contará com o apoio de mais de 90 servidores do Ministério da Agricultura, além de fiscais federais agropecuários e agentes de atividade agropecuária e administrativa.

    Segundo a pasta, dentre todas as cidades que sediarão o evento, os aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro receberão a maior equipe do Ministério, que atuará em período integral para agilizar a liberação dos passageiros de vôos internacionais.

    Além do remanejamento de servidores, o Mapa vai ter lugar na sala de comando e controle, onde estarão reunidas todas as autoridades aeroportuárias com o objetivo de rápida resposta a eventuais entraves na liberação de cargas importadas e de passageiros oriundos no exterior.

    Fonte: MAPA

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here