Mercado: Sorvete na nuvem, uma grande atração gastronômica

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Criação é baseada em conceito inglês e ganhou muita repercussão no Brasil

No campo dos doces e sobremesas, criatividade é o que não falta. Uma das inovações mais recentes aqui no Brasil trata-se de servir sorvete em cima de um algodão-doce. A Dona Nuvem é a pioneira em investir nessa novidade no país.No campo dos doces e sobremesas, criatividade é o que não falta. Uma das inovações mais recentes aqui no Brasil trata-se de servir sorvete em cima de um algodão-doce. A Dona Nuvem é a pioneira em investir nessa novidade no país.  A marca nasceu na capital paulista, com uma loja na Rua Augusta. A ideia surgiu depois que seu fundador, Manoel Lima, conheceu, em Londres, capital da Inglaterra, o conceito de unir algodão-doce e sorvete. Ele adaptou esse conceito e criou, no Brasil, um produto único: o sorvete soft, produzido com ingredientes naturais, como frutas frescas, leite, chocolate, sem corantes ou conservantes artificiais, que é servido numa nuvem de algodão e uma casquinha supercrocante.

“O diferencial, além de o produto ser natural, é que o sorvete da Dona Nuvem é conceitual e temático, ou seja, o cliente determina que tema ele terá, adicionando toppings que o personalizam. Assim, ele pode ter o tema de flamingo, tubarão, sereia, unicórnio, urso ou qualquer outro que estiver disponível no momento”, apresenta o idealizador da marca. O produto recebe uma chuva de gliter e outros enfeites, todos comestíveis, que o tornam único. O fundador destaca que a Dona Nuvem trabalha com dois sabores fixos (baunilha e chocolate) e dois que variam quinzenalmente, sendo um deles 100% vegano (este indicado, também, para intolerantes à lactose, porque não tem leite na composição). “A Dona Nuvem leva ao cliente uma experiência lúdica, única e exclusiva. Não comercializamos um simples sorvete, vendemos invenções adocicadas, diversão colorida em uma nuvem customizada, de altíssima qualidade e com apelo visual fortíssimo. Quem vai à Dona Nuvem quer consumir um delicioso sorvete, mas, também, deseja tirar uma selfie com sua criação para postar nas redes sociais, porque mais incrível que co-criar seu próprio sorvete é compartilhar o resultado dele com os amigos”, explica Manoel. A Dona Nuvem abriu, no segundo semestre de 2018, uma megaloja no Morumbi Shopping, em São Paulo. São 120m² de espaço para interatividade e painéis temáticos para fotos. O idealizador conta que o cliente Dona Nuvem não é composto apenas por crianças. “São pessoas de todas as idades, que vêm em grupos interessados em se divertir e ter uma experiência lúdica, divertida e saborosa. É um público exigente, que não busca apenas um momento para as redes sociais: ele quer um produto de qualidade e saboroso também”. E o que difere esse tipo de sorvete dos tradicionais? De acordo com Manoel, a qualidade da matéria-prima, os ingredientes naturais utilizados, o processo de preparo (todo o sorvete é preparado na própria loja, com ingredientes naturais) e a originalidade dos produtos.

Mercado

Atualmente, com o surgimento de novos tipos de sorvetes, que vão do gourmet aos orgânicos e veganos, esse setor cresce ano a ano, com perspectiva de ampliação de 81% até 2020, conforme estudo da Mintel, empresa global de inteligência de mercado. “Segundo pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), o consumo saltou de 686 milhões de litros, em 2003, para 1 bilhão, em 2016, com destaque para 2014, que teve uma alta de consumo de 1,3 bilhão. O país é o 10º maior produtor mundial e o 11º maior consumidor, sendo o Nordeste a região com maior número de vendas”, ilustra Manoel. A Dona Nuvem oferece ao franqueado todo o suporte para abertura de sua unidade franqueada, desde a avaliação do ponto comercial e o projeto arquitetônico até os treinamentos, a transferência de know-how e o suporte operacional completo.“Pretendemos sempre oferecer produtos que façam a diferença na experiência de visita do consumidor, porque queremos ter uma marca duradoura. Para isso, contamos com uma consultoria também em produtos, para não estagnarmos”, informa o franqueador.  “São dois modelos de franquia: a loja, ideal para ruas, shoppings e galerias, exige pontos a partir de 45m² e investimento de cerca de R$ 300 mil, já incluindo a taxa de franquia. O modelo quiosque, indicado para galerias ou shoppings, exige um espaço de 9m² e investimento médio de R$ 200 mil, também com a taxa de franquia inclusa”.

Sucesso

Débora Malta, franqueada da marca Dona Nuvem em Belo Horizonte (MG), diz que “no quiosque que inauguramos no mês de fevereiro no Minas Shopping, produzimos onze toppings e sete caldas. Dentre os toppings, haverá opções veganas e temáticas, com figuras como sereias, ursinhos, Oreo, tubarões e flamingos”.  A profissional destaca que a marca trabalha com produtos lúdicos e com uma configuração de loja bem instagramável (derivação recentemente famosa do nome da popular rede social Instagram e que se refere a tudo aquilo que poderia aparecer na plataforma e fazer sucesso no feed dos usuários, principalmente pelo seu apelo estético).

Na unidade de Belo Horizonte, são comercializados os seguintes produtos: casquinha, casquinha confeitada, sunday, milkshake, casquinha com nuvem e casquinha com nuvem temática. O sorvete desenvolvido pela Dona Nuvem tem baixos teores de açúcar. “O nosso gelado é italiano e, por não ser altamente congelado, é mais macio que os sorvetes tradicionais. Nenhuma outra sorveteria trabalha tanto com imagem – daí nosso produto ser altamente instagramável. O quiosque inaugurado no Minas Shopping, por exemplo, conta com painéis para fotografia, espaços escritos, decoração de nuvens e balões. Tudo muito fofo”, afirma. “O sucesso da Dona Nuvem certamente é resultado de muito planejamento de marketing, de planos de ação e de estudos de aceitabilidade – e o retorno disso é imensurável”, ressalta Débora. “Em todos os detalhes, procuramos sempre inovar e nos mantemos antenados ao que acontece no momento. Pesquisamos, junto aos nossos mestres sorveteiros, novidades que podemos aplicar às nossas nuvens. Estudamos o teor nutricional e a quantidade de gordura, por exemplo, para garantir um produto saudável aos clientes”, diz.

DONA NUVEM
www.donanuvem.com.br
Mintel
www.mintel.com
Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis)
www.abis.com.br

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