Mercado de leite espera estabilidade em setembro, segundo relatório do Cepea

    0

    Após sete meses seguidos de alta, o valor do leite pode se estabilizar em setembro. A análise está no relatório mensal sobre o setor, publicado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 


    Segundo
     o relatório, a estabilidade foi manifestada por 66,7% dos agentes de mercado consultados. De acordo com eles, os preços foram sustentados pelo consumo mesmo com a alta dos preços de derivados no mercado.

    Agora os preços dos derivados tendem a se estabilizar, principalmente os do leite UHT, já que o consumo pode não se sustentar. Além disso, o movimento de recuperação da produção de leite segue firme, ainda que seja período de entressafra”, afirma o relatório do Cepea.

    Como conta os representantes da indústria consultados pelo Cepea, os valores de derivados chegaram ao máximo no mercado atacadista, já que o consumidor não deve mais aceitar novas altas. Com essa situação se reforça ainda mais a espera por estabilidade.

    Entre os agentes do mercado indagados pelo Cepea, 31,2% acreditam em manutenção do aumento. Outros 2,2% esperam redução nos preços do leite no mês de setembro.

    No mês de agosto o valor do leite pago ao produtor ficou em R$ 1,0681 por litro na média nacional, já incluso o frete e os impostos. A cotação é 3,5% um número maior que a de julho e 3% maior que a de agosto do ano passado. O preço é calculado com base nos mercados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Bahia.

    O valor obteve um aumento mesmo com uma captação de leite 4,5% maior em julho por parte do produtor. Conforme informações do Cepea, o desempenho, mesmo em período de entressafra, foi relacionado ao maior poder de compra do pecuarista e a silagem de qualidade colhida no começo do ano.

     

    Fonte: Revista Globo Rural

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here