Mercado de cerveja apresenta queda em 2013

0

Por Redação FSN – 03 de dezembro de 2013

O setor de cervejas deve encerrar 2013 no patamar inferior da projeção da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) para o ano, segundo indicadores.

No acumulado de janeiro a novembro, a produção de cervejas caiu 2,5% na comparação anual, de acordo com dados preliminares do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal. Apenas em novembro, a queda é de 4,76%. Os números definitivos, porém, devem ser divulgados nas próximas semanas.

A Ambev, que tem quase 70% de participação no mercado de cervejas no Brasil, já sinalizou essa expectativa de redução na divulgação dos resultados do terceiro trimestrem quando o volume de vendas de cerveja caiu 5%. Brasil Kirin, Heineken e Grupo Petrópolis vivem dificuldades semelhantes.

A tese de que o rendimento deste ano vai ser pior do que do ano passado ganhou força quando a produção de bebidas não reagiu nos primeiros meses do segundo semestre, conforme esperavam os mais otimistas. Em setembro, as fabricantes conseguiram adiar, por prazo não definido, o aumento dos impostos federais que estava previsto para entrar em vigor em outubro.

Agora, só um mês de dezembro com desempenho excepcional pode mudar o curso de mais uma queda na produção. As apostas, agora, se concentram no próximo ano, quando a combinação Carnaval e Copa do Mundo tras boas expectativas.

Fonte: Valor

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × três =