McDonald’s registra baixo consumo no Brasil

Queda atinge também outros países da América Latina

0

O consumo de McDonald’s, da Arcos Dorados, diminui significativamente no Brasil. No mês de setembro, as propagandas conseguiram evitar uma queda ainda maior. Para seter uma ideia, o país teve uma retração de 2,4% de vendas em lojas com mais de um ano de operações e 4,5 de queda no lucro operacional. Na tentativa de recuperar seus ganhos, a empresa deve investir em propagandas mais agressivas.

De acordo com a Arcos Dorados, as vendas no Brasil representam US$ 460,8 milhões, de julho a setembro. Esses números mostram uma expansão de 3,7% se comparado com o mesmo período no ano passado, quando as vendas da empresa estavam em estagnação. Na América Latina a queda foi ainda maior, 44%.

O lucro líquido de acionistas na América Latina marcou US$ 240 mil no período de julho a setembro, com uma queda de 98,8 % ante o mesmo período em 2013. O motivo da queda está relacionado com a redução de tráfego, problemas na Venezuela e depreciação da moeda argentina.

Para melhorar a estratégia de promoções no Brasil neste ano, a Arcos Dorados tem algumas opções. A empresa pode reduzir suas despesas, ampliar seu volume de vendas ou reajustar os preços fora de promoções.

“Não há muito cálculo para que uma promoção dê certo. As redes têm seus históricos, montam ofertas, colocam na rua e aguardam. O setor de alimentação é muito sensível a renda e emprego, e mesmo com esses indicadores indo bem, estamos gerando empregos com salários mais baixos. Isso afeta o mercado”, disse o consultor Alcides de Mattos Terra Júnior, em entrevista para o Valor Econômico.

No relatório de desempenho, Woods Staton, presidente da Arcos, informou que irá recomendar que a empresa suspenda o pagamento de dividendos em 2015.

Fonte: Valor Econômico

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × 2 =