McDonald’s anuncia compra de carne sustentável da Amazônia

0

O Novo Campo, programa de sustentabilidade na Amazônia tem estipulado a produção pecuária na região. Com base nesse novo cenário, o McDonald’s anunciou a compra de 250 toneladas de carne sustentável por ano fornecidas pela Fazenda Bevilaqua, de Alta Floresta (MT).

A rede de fast food não havia comprado antes desses fornecedores devido à política de consumir carne que não contribua para o desmatamento. O número ainda é pequeno, comparado com as 30 mil toneladas de carnes compradas todos os anos.

De acordo com Leonardo Lima, diretor de sustentabilidade da Arcos Dourados, a intenção é que o número de carnes compras da região cresça no próximo ano. Já existem duas fazendas da região amazônica que foram consideradas dentro dos padrões de sustentabilidade.

“Nosso compromisso no Brasil e no mundo já vem de longa data de não comprar nada de que possa vir de áreas naturais afetadas. Mas percebemos que virar as costas para áreas degradadas e tirar do nosso mapa não é mais a melhor opção. O compromisso com o desmatamento zero segue, mas também temos de incentivar a recuperação de áreas para que seja possível aumentar a produção com menos área”, disse Lima para o jornal O Estado de S. Paulo.

O Novo Campo surgiu em 2012, com incentivo da ONG Instituto Centro de Vida (ICV), para diminuir o desmatamento na região de Alta Floresta. A região do Mato Grosso já havia sido considerada uma das que mais desmatavam por atividades pecuárias, chegando a ser embargado pelo governo Federal.

Embora houvesse boicote dos maiores frigoríficos do Brasil, como JBS, Marfrig e Minerva, em não comprar carnes desses fornecedores, algumas empresas menores burlavam o sistema. O projeto ganhou mais força com esse cenário, que precisava de algo a mais para incentivar o pecuarista. No início, o projeto-piloto contemplava 14 pecuaristas, e tinha como foco recuperar áreas degradadas e áreas de proteção permanente (APPs).

Fonte: EXAME

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

catorze + 16 =