Mais do que consolidada

0
Feira Anyfood

Após sucesso da primeira edição, ANUFOOD Brazil deste ano terá o dobro de marcas expositoras e tem expectativa de receber mais de 10 mil visitantes

feira anufoodA ANUFOOD Brazil chegou a sua segunda edição com ótimas expectativas. A única feira de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas do país, realizada de 9 a 11 de março, em São Paulo, conta com 400 expositores de 24 países neste ano e deve receber cerca de 10 mil visitantes.
O evento é uma versão brasileira da Anuga, maior evento mundial do segmento, e ocupa em 2020 uma área de aproximadamente 14 mil metros quadrados, com 11 pavilhões internacionais.
De acordo com Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse do Brazil, organizadora do evento, o sucesso da primeira edição da feira no país mostrou que se está percorrendo o caminho certo.
“Ao oferecermos um evento completo e exclusivo para alimentos e bebidas, o mercado respondeu positivamente. Em números, teremos, ao menos, 400 marcas expositoras, o que representa o dobro de marcas em relação ao ano passado. A expectativa é de que o evento atraia mais de 10 mil profissionais de estabelecimentos food service (bares, restaurantes, hotéis etc), distribuidores, atacadistas e supermercadistas. Desde a primeira edição do evento, temos recebido apoio das principais lideranças do setor de alimentos e bebidas, representadas pelas associações de classe e também pela APEXBrasil, Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Isso confirma o valor que a ANUFOOD Brazil traz para toda a cadeia produtiva, apresentando as tendências, inovações em produtos e serviços e também na geração de negócios efetivos”, diz ele.
O diretor geral da Koelnmesse do Brazil ressalta que a feira é pioneira no que diz respeito à promoção do agronegócio brasileiro e dos produtos in natura e típicos de cada região. De acordo com ele, esses pontos a diferenciam das outras feiras que são realizadas no país.
“O Brasil é um país com uma rede de alimentos sólida e competitiva. Uma feira como a ANUFOOD, inspirada na Anuga – maior feira de alimentos do mundo, e organizada pela Koelnmesse, que já tem experiência no setor, em muito pode contribuir para mostrar ao mundo que também temos tecnologia industrial de qualidade, pronta para atender o mercado mundial”, analisa.
feira anufoodCassiano Facchinetti frisa que, inclusive, para este ano, estão previstas várias atividades especiais para que se possa promover a integração entre os visitantes “e estimular diálogos sobre o futuro do mercado de alimentos e bebidas nos seus mais diferentes aspectos, como tendências de consumo, produtividade e inovação, saúde, segurança e sustentabilidade. Nenhuma outra feira no Brasil traz tantas variedades de produtos nacionais e importados para todos os negócios que vendem, distribuem ou transformam produtos alimentícios” destaca.
Para o diretor geral da Koelnmesse do Brazil, a ANUFOOD é uma feira diferenciada, que traz o debate acerca do futuro das áreas de alimentos e bebidas, ao mesmo tempo em que mostra as últimas novidades mundiais em tecnologia e produtos inovadores.
“Dessa forma, os empresários encontram uma infinidade de soluções para alavancar seus negócios, gerando maior produtividade, lucratividade e diferencial para seus clientes e consumidores”, avalia.
E a experiência internacional contribui muito com o evento, segundo Cassiano Facchinetti. “A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a AnugaFoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. Além disso, também organizamos feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Essa expertise nos permite implementar boas práticas em nossos eventos aqui no Brasil, garantindo uma rede de negócios sustentável e internacional”, relata.

Presente e futuro

Perguntado sobre como a situação econômica atual do Brasil pode contribuir com os negócios, o diretor ressalta que a economia do país tem dado todos os sinais de que está caminhando para a recuperação, após passar pela sua pior recessão, diz ele.
“O crescimento do PIB de 2019 ficou em quase 1% e as previsões para este ano apontam para uma evolução de 2,5%. Essa situação gera um otimismo entre os empresários que irá se refletir em novas oportunidades de negócios durante a ANUFOOD Brazil e que se estenderão ao longo do ano”, afirma.
Todo esse otimismo também abrange a visão sobre a ANUFOOD do futuro. “A ANUFOOD Brazil já se consolidou na sua primeira edição. O evento está dobrando de tamanho nesta segunda edição e deverá continuar evoluindo nos próximos anos, firmando-se como a principal feira de alimentos e bebidas não só do Brasil, mas da América Latina”, diz Cassiano Facchinetti.

Principais atrações da

ANUFOOD Brazil deste ano
Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse do Brazil, destacou os maiores diferenciais desta segunda edição da ANUFOOD Brazil. Confira!

Showroom Sindal de Equipamentos e Tecnologia

O SINDAL (Sindicato dos Fabricantes de Equipamentos, das Empresas Fornecedoras de Produtos e Serviços de Projeto, Montagem e Manutenção de Cozinhas Industriais) vai trazer para a feira um projeto inédito: o Showroom de Equipamentos (nacionais e internacionais) e Serviços de Alimentação (Hotéis, Restaurantes e Cafés). Será um espaço de exibição, atualização, aprendizado, informação e de conhecimento sobre os mais recentes equipamentos e tecnologias para o mercado food service.

Espaço Descobertas

O Espaço Descobertas vai apresentar categorias e produtos que atendem às demandas do consumidor atual – mais preocupado com a saúde e a sustentabilidade do planeta. O espaço terá marcas de empreendedores brasileiros que buscam inovar em seus segmentos, seja incorporando ingredientes diferenciados e naturais, seja resgatando sabores de produtos artesanais.

Encontro Vegano

O Encontro Vegano, organizado pela JMA, reunirá empresas que se destacam por oferecer produtos que não são testados em animais e tampouco possuem ingredientes de origem animal. Entre as ações previstas, além do espaço de exposição, estão degustações de produtos plant based (à base de plantas), como linguiças, hambúrgueres, biscoitos, queijos e chocolates, e palestras. Uma delas será com Ken Spector, Diretor do Happy Cow, o maior guia de restaurantes veganos/vegetarianos e alimentação saudável do mundo.

Embrapa

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) vai trazer à ANUFOOD Brazil soluções tecnológicas de mais de dez unidades descentralizadas de diversos estados brasileiros. O espaço terá um estande, dedicado à exposição de serviços e produtos inovadores ao público visitante, e servirá à prospecção de parcerias entre a Embrapa e o setor privado. Segundo a Embrapa, será um ambiente ideal para a avaliação de tendências de mercado.

Confeitaria e Panificação Show

Na Confeitaria e Panificação Show, os visitantes poderão aprimorar os conhecimentos nas aulas-shows apresentadas por especialistas do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Barra Funda. Além das apresentações, palestras e aulas-shows, o público poderá conhecer os formatos e conteúdos dos cursos do Senai que capacitam os alunos para as tecnologias mais atuais.
Na programação estão incluídas, ainda, aula de bombons e salgados finos, brownie prático para marmita e pão de ervas.

Oficina ConPizza

Disponível na Arena Gourmet, o espaço ConPizza será totalmente dedicado ao visitante aficionado por pizza. Diversos especialistas da área prepararam um rico conteúdo sobre o setor e suas inovações.
Espere discussões e workshops sobre temas atuais e novas inspirações da culinária italiana – além de degustações, claro. No centro de tudo, a pizza, uma unanimidade no Brasil e no mundo.
II Encontro Abrasel – ESBRE: Saberes para Bares e Restaurantes
Palestras gratuitas com temas como “O futuro do delivery”, “Como turbinar seu negócio e aumentar em até 30% seu faturamento”, “Reforma Tributária: impactos” e “Marketing 4.0”.

Seminário Euromonitor e-commerce no varejo

Palestra exclusiva sobre os novos hábitos de compra e o crescimento das vendas online frente ao varejo tradicional, recentes inovações, possibilidades e experiências.

Congresso ANUFOOD Brazil

Conteúdo exclusivo que vai identificar os caminhos que a produção, do campo até as prateleiras do varejo, deve tomar para atender o crescimento da demanda nos próximos anos. A curadoria do programa será feita pela GV Agro (Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas), além da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), da ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas) e do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos).

Rodada de Negócios

Mais do que consolidadaAs Rodadas de Negócios têm como missão impulsionar as negociações entre a indústria brasileira e representantes nacionais e internacionais. Para tanto, durante os três dias de evento, promoverá encontros entre empresários e cerca de 50 compradores do Brasil, Colômbia, Chile, Peru, Paraguai, entre outros países.

Caravanas de visitantes

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) vai reeditar as caravanas de profissionais e empresários do setor para visitar a segunda edição da ANUFOOD Brazil. Na primeira edição, mais de mil empresários, de 35 cidades, vieram por meio dessa ação. A expectativa é superar esse número em 2020.
O objetivo é levar o máximo de profissionais do setor food service para agregar à indústria novas soluções e informações de consumo. As caravanas são oferecidas a donos de bares e restaurantes, consultores gastronômicos, chefs de cozinha, bartenders, proprietários de hotéis e pousadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezesseis − onze =