Mais de um milhão de bolos vendidos

Rede se destaca por comercializar itens que, mais do que sabor, oferecem e resgatam memórias afetivas

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A rede Bolo da Madre, que foi criada no ano de 2013, tem alcançado bastante êxito em diferentes partes do Brasil, apresentando ótimos números. Tudo começou quando Daniela Schiavo, que é sócia-proprietária da marca, estava buscando um bolo simples para o aniversário do filho dela. No entanto, nessa procura, ela encontrou apenas itens que eram confeitados. Foi aí que, em uma conversa com Fernanda Castanheda, sócia-proprietária da Bolo da Madre, o negócio foi pensado. O objetivo era produzir bolos que não somente fossem um destaque quando o assunto é sabor, mas que também se diferenciassem pela memória afetiva que são capazes de proporcionar aos consumidores, garantindo ainda mais a satisfação deles.

Sendo assim, mais de trinta receitas foram buscadas em livros de mães, avós, tias, entre outros, fazendo com que a marca se posicionasse de uma ótima maneira no mercado de alimentação. Além disso, a Bolo da Madre também faz questão de pensar no ambiente que oferece aos seus consumidores. Dessa forma, eles podem encontrar um lugar que é, de fato, aconchegante.

Somente para se ter uma ideia do sucesso que a rede vem apresentando, no fim do ano passado, a marca alcançou mais de um milhão de bolos vendidos. Além disso, também comercializa outros tipos de produtos alimentícios, como, por exemplo, panetone, pipoca gourmet, café e gelato.

Nesta entrevista que foi realizada para a revista Food Service News, Fernanda Castanheda fala mais a respeito do empreendimento, dos diferenciais que ele apresenta para os consumidores, da forma como trabalha com a memória afetiva, entre outros. Além disso, a empresária também fala sobre como é possível fidelizar os consumidores e conta os planos relacionados à empresa. “A previsão é de que ainda este ano fechemos mais 30 lojas, e queremos pulverizar o mercado de maneira consciente e estruturada pensando em não perder em atendimento e boa prestação de serviço ao corpo de franqueados”, ressalta. Acompanhe a entrevista na íntegra abaixo.

Food Service News: Como a marca se estabeleceu ao longo do tempo?
Fernanda Castanheda: Tudo começou com humildade e pé no chão, mas, sabendo dos desafios que enfrentaríamos para nos estabelecermos no mercado, fizemos tudo com esforço, de uma maneira intuitiva, com dedicação e uma boa dose de ousadia para irmos do lugar comum e arriscarmos no novo. Além disso, é necessário inserir os colaboradores em todas as particularidades da marca, envolvê-los para que se sintam parte da empresa como se fossem parte de uma família, o que, de fato, somos. A cultura de afeto e união, que tanto acreditamos, se espalha por todo corpo de colaboradores. Eles, por sua vez, acreditam no projeto e o abraçam com carinho. Já nossos clientes, inseridos em um ambiente idealizado para despertar lembranças e oferecer receitas prontas para acionar as mais doces memórias afetivas, veem na Bolo da Madre a oportunidade para relembrar bons momentos e pausar um pouco a correria do dia a dia com receitas saborosas, feitas com qualidade, cuidado e carinho. É dessa forma que nos estabelecemos e que desejamos continuar por longos anos.

FSN: Quais são os seus diferenciais?
FC: Nossa proposta não se baseia tão somente em vender bolos, e este é um dos nossos principais diferenciais. Desde sua fundação, a Bolo da Madre acredita que por trás de uma receita existe muito mais do que a oportunidade de um negócio de sucesso. Receitas envolvem lembranças de momentos doces da vida, falando de bolos especificamente, despertam lembranças principalmente da infância e de momentos maravilhosos divididos com a família e os amigos. Há a lembrança visual da receita, da casa dos entes queridos, a forte lembrança olfativa, o aconchego, a calmaria, a leveza, a oportunidade de, em meio à correria em que vivemos, fazer uma pausa e aproveitar sozinho ou na companhia de um bom café e/ou de pessoas queridas para respirar e recarregar as energias. Além disso, priorizamos a qualidade dos insumos e de todos os processos envolvidos no preparo das receitas, para que o cliente possa consumir um produto tão bom quanto o que ele poderia produzir em sua casa.

FSN: Como conseguir se destacar no mercado?
FC: O destaque de uma marca, hoje em dia, depende justamente dos diferenciais oferecidos. O afeto presente na produção das receitas, no atendimento prestado e todo o apreço pelo sensitivo são as formas altamente gratificantes que encontramos para não somente nos destacarmos, mas criar uma rede de bons e deliciosos relacionamentos, onde priorizamos o respeito e o afeto compartilhados.

FSN: A marca também trabalha a memória afetiva. De que forma?
FC: Imagens, cheiros e sabores geram sentimentos capazes de nos levar de volta até momentos marcantes de nossa vida. Nosso trabalho é, através de nossas receitas, ambiente, atendimento etc, oferecer sensações que levem nossos clientes de volta a momentos alegres, calmos e felizes, mas, além disso, desejamos reunir todas essas sensações e incentivar a construção de momentos tão bons ou ainda melhores do que as memórias do passado.

FSN: Como o ambiente é trabalhado?
FC: O layout é todo inspirado em memórias afetivas envolvendo as casas de pessoas queridas que as sócias frequentaram durante a infância. O ambiente, com objetos retrô, foi idealizado para promover sensação de conforto e aconchego para que todos se sintam bem-vindos durante a visita. A música ambiente, as referências visuais etc, tudo é pensado para oferecer ao cliente uma experiência diferenciada de compra.

FSN: Quais são os principais desafios de investir nessa área?
FC: Fazer com que o simples seja surpreendente. O desafio é gerar desejo com uma receita, expressar emoção e lembranças boas através de um produto que todo mundo pode fazer. Não cair no lugar comum é um exercício diário, por isso no empenhamos em nos superarmos todos os dias.

FSN: E os benefícios?
FC: Trabalhar com receitas torna possível aproximar-se do cliente de uma forma totalmente diferente das outras áreas. Além disso, trata-se da oportunidade de trabalhar com memória afetiva, com alto impacto emocional, em uma relação que não é apenas comercial. Bolo é algo cultural na vida de todo brasileiro, altamente tradicional, e nós o vendemos com uma roupagem diferenciada.

FSN: Como você enxerga a área de alimentação hoje no Brasil?
FC: Promissora e desafiadora, pois os muitos modismo atuais, como a “gourmetização” e o crescimento do número de chefs fazem com que o cliente se torne ainda mais criterioso, o que enxergamos como algo positivo, pois é uma oportunidade para elevarmos nosso patamar. Atualmente, trata-se de um dos melhores setores para investir, pois a correria e a consequente falta de tempo tornam o custo-benefício dos produtos ainda mais interessante e o resultado cada vez mais positivo.

FSN: Como inovar em um mercado cada vez mais competitivo?
FC: É o desafio, de qualquer empresa, pensar fora do convencional para surpreender o cliente, seja através do produto, do atendimento, da experiência como um todo. O desafio não nos assusta, pois sempre foi a mentalidade da marca, cada vez mais, entregar algo que não perca a simplicidade, mas que gere uma experiência de compra diferenciada, através de todo conceito visual aplicado (seja no layout das unidades, nas embalagens, na publicidade), referências, música ambiente etc.

FSN: Quais são os planos da marca em médio e em longo prazo?
FC: A previsão é de que ainda este ano fechemos mais 30 lojas, e queremos pulverizar o mercado de maneira consciente e estruturada pensando em não perder em atendimento e boa prestação de serviço ao corpo de franqueados. Já o plano em longo prazo é investir no mercado internacional, respeitando as características-base do nosso negócio.

FSN: Como fidelizar os consumidores?
FC: Prezando por produtos de qualidade, respeito e bom atendimento ao cliente. Além disso, os sentidos envolvidos em o todo processo de compra, atrelados ao sabor, ao aroma e ao visual, agregam ainda mais valor ao produto, que deixa de ser apenas um bolo para se tornar toda uma experiência diferenciada de compra.

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