Lucro de restaurantes pode cair até 30% com crise hídrica

Falta de água preocupa o setor

0

Bares e restaurantes de São Paulo poderão sofrer a queda de até 30% sobre o lucro anual devido à crise hídrica. Caso o racionamento seja declarado em novembro, a queda deve se agravar.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Percival Maricato, disse em entrevista ao Diário Comércio Indústria (DCI), que a questão já está sendo discutida. “Desde o começo deste ano temos feitos reuniões entre conselheiros e empresários do setor, para discutir a questão da falta de água em São Paulo” ,disse.

Maricato também contou que a Associação procurou a Companhia de Saneamento Básico para que juntos pudessem conscientizar sobre o uso racional da água.””Nós procuramos a Sabesp para identificar como a abordagem [da campanha] seria feita. A empresa desenvolveu um material explicativo, que foi distribuído aos donos de bares e restaurantes”, conta.

Juntos, a Abrasel e a Sabesp criaram um material explicativo tanto para os funcionários quanto para os clientes.”O material da Sabesp foi colocado nas cozinhas, nos salões e nos banheiros, para que as pessoas possam se atentar ao problema. Se todos conseguirem economizar, o prejuízo será menor”, explicou ele.

O empresário conta como tem feito para economizar água, uma economia que chega a 30 % em uma de sua lojas. “Colocamos aeradores [controlador] nas torneiras. A lavagem das lojas que antes era feita com a mangueira, passou a ser feita com balde” explica Falcão.

O Estado de São Paulo nega que haverá racionamento, mas o sistema da Cantareira sofre sua pior estiagem de todos os tempos. “Nós criamos diversas iniciativas e até bonificação para os funcionários da loja que mais economizar água. Mas, se houver racionamento, não tenho como afirmar o que será feito” disse Filipe Falcão, sócio da rede Sucão, disse em entrevista ao DCI.

Fonte : Diário do Comércio Indústria e Serviços (DCI)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × três =