Leite vegetal já tem espaço garantido

0
Leite vegetal já tem espaço garantido

Números mostram crescimento do consumo do produto em todo o mundo e apontam para tendência de continuidade

O consumo de leite vegetal tem sido cada vez maior no Brasil e em todo o mundo. Os números comprovam essa realidade. No ano passado, por exemplo, um levantamento da Euromonitor Internacional mostrou que o crescimento nas vendas do produto havia sido de 860% nos últimos cinco anos. Somente em 2019, foram gerados R$ 98 milhões.

Leite vegetal já tem espaço garantido
A Nude, afirma Giovanna Meneghel, “além de entregar um produto saudável, que agrada no sabor e se aproxima em cremosidade da bebida de origem animal, se posiciona e age para combater a crise climática que estamos enfrentando hoje”

Além disso, um estudo realizado pela Mintel e divulgado pelo jornal The Independent em 2019 revelou que 23% dos britânicos consumiam o leite vegetal. O número já apontava para um crescimento desse mercado, uma vez que no ano anterior 19% dos britânicos consumiam o produto. A pesquisa foi feita com internautas a partir de 16 anos de idade.

Mal, afinal, o que é o leite vegetal? “Formalmente, leite vegetal é uma alternativa ao leite de vaca feito a base de plantas. No caso da Nude. aveia brasileira. No entanto, para a Nude, leite vegetal é a solução não só para quem não pode por algum motivo tomar leite de vaca, mas para todos que estão tentando mudar velhos hábitos que não combinam mais com o momento atual de crise climática que vivemos”, explica Giovanna Meneghel , CEO e fundadora da Nude.

A Nude é uma foodtech brasileira, 100% plant based, 100% vegana, “com mulheres na liderança e comprometida com os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da ONU e suas metas”, destaca ela.

“Acreditamos que a transição para um dieta mais amigável à saúde das pessoas e do planeta só será possível em escala se envolvermos sabor. O que isso significa? Significa que nosso foco é desenvolver produtos que entreguem sabor e sustentabilidade, e para isso compensamos o impacto ambiental gerado na nossa produção, somos a primeira marca do setor a colocar a pegada de carbono de cada produto no rótulo e a primeira empresa de leite vegetal Carbono Neutro do mercado. Produzimos nossos produtos com aveia brasileira vinda de pequenos produtores, usamos poucos ingredientes e alimentamos uma relação aberta e transparente com nossos consumidoress. Produzimos uma alternativa para todos que buscam mudar os hábitos – #veganos #vegetarianos #flexitarianos e #quemtatentando. Nosso processo produtivo é rastreado, do campo ao copo, ou seja, sabemos de onde vem e a qualidade de cada grão da aveia que vai no nosso leite. Usamos tecnologia e pesquisa para garantir que nosso processo de enzimação (a transformação natural que a aveia passa para ser transformada no leite) realce o sabor delicado na aveia e alcance a textura ideal sem adição de qualquer besteira no processo. De forma resumida, nosso diferencial é a entrega de um produto superior em qualidade, sabor e sustentabilidade”, afirma a CEO e fundadora da Nude.

Giovanna Meneghel explica que, apesar de a penetração do leite vegetal ser hoje de menos de 2% no mercado total do leite, o público que consome o produto atualmente é mais diverso.

“Apesar de o leite vegetal ter uma penetração de apenas 1.9% dentro do total do mercado de leite, hoje a categoria abrange um público mais diverso. Ou seja, não está mais limitada ao consumidor com restrições alimentares. Dentre os motivos que levam o consumidor a procurar uma mudança de hábitos e reduzir o consumo de produtos de origem animal podemos citar 3 principais: intolerâncias: hoje 2/3 da população mundial sofre com algum nível de intolerância à lactose; sustentabilidade: a indústria de alimentos é responsável por cerca de 25% do impacto climático de origem humana no mundo. Mais de metade desta fatia se dá na produção de produtos de origem animal; e bem-estar animal: problemas relacionados ao bem-estar animal relacionados às produções em massa de produtos de origem animal ficam cada vez mais em evidência”, destaca ela.

Leite vegetal já tem espaço garantido
Nos planos da Nude em médio e em longo prazo estão a expansão da linha de produtos e também a exportação

A Nude, afirma Giovanna Meneghel, “além de entregar um produto saudável, que agrada no sabor e se aproxima em cremosidade da bebida de origem animal, se posiciona e age para combater a crise climática que estamos enfrentando hoje. Olhamos nosso processo e o melhoramos com frequência para mitigar cada vez mais nosso impacto ambiental. Comunicamos de maneira transparente com o consumidor e já podemos sentir como estar alinhados com os valores do consumidor moderno faz a diferença, instiga a curiosidade e consequentemente uma maior abertura deste em relação aos produtos da marca”, salienta ela.

Mas também existem os desafios de investir nesse mercado, conforme explica Giovanna Meneghel. “O preço dos produtos vegetais ainda é um dos principais desafios hoje em dia. Infelizmente, a categoria ‘plant-based’ ainda sofre com impostos até 10x mais altos que produtos similares de origem animal. Acreditamos que, com o crescimento da categoria, a crescente mudança de hábitos dos consumidores e uma evolução tecnológica tende a mudar isso em um futuro não muito distante”, afirma a CEO e fundadora da Nude.

Destaque no mercado

Quando o assunto é como o leite vegetal da Nude tem sido recebido pelos consumidores, Giovanna Meneghel ressalta os bons resultados obtidos nesse sentido. “Muito bem, muitos dizem ‘o meu leite vegetal favorito’. O sabor da aveia ganha de todos, sem dúvida”, salienta.

Para se destacar no mercado, a CEO e fundadora da Nude afirma que é importante ter “valores fortes, propósito e sabor”. Nos planos da marca em médio e em longo prazo estão a expansão da linha de produtos e também a exportação.

Nude
heynude.com.br
Facebook
www.facebook.com/heynude
Instagram
www.instagram.com/heynude_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × três =