Lasai: do Rio para o mundo

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Rafa Costa e Silva, chef e proprietário do restaurante brasileiro presente na lista dos melhores do mundo, destaca as características do estabelecimento que contribuíram para que obtivesse tanto sucesso

No último mês de agosto, um dos mais aclamados restaurantes brasileiros entrou na lista dos melhores do mundo, produzida pela prestigiada revista americana “Food & Wine”. O Lasai, restaurante cosmopolita do chef Rafa Costa e Silva e sua mulher Malena Cardiel, localizado no Rio de Janeiro, foi incluído após seleção feita pela crítica Besha Rodell.
O estabelecimento carioca utiliza insumos cultivados em suas próprias hortas ou oriundos de plantações de pequenos produtores do Rio de Janeiro. O chef Rafa Costa e Silva tem como grandes especialidades pratos com ênfase em legumes e verduras, além de produtos do mar sempre frescos e carnes selecionadas.
Para saber mais detalhes da premiação e do sentimento da equipe Lasai em ser um dos dois únicos restaurantes brasileiros na lista — o outro é o Sud, o Pássaro Verde —, a Food Service News conversou com Rafa Costa e Silva, que contou mais sobre as sensações da conquista.

Lasai: do Rio para o mundo
“São seis anos e meio em que nosso foco é oferecer para nossos clientes uma comida fresca, orgânica e de qualidade, com atendimento diferenciado, em um ambiente moderno, acolhedor e informal com elegância”, diz o chef Rafa Costa e Silva “São seis anos e meio em que nosso foco é oferecer para nossos clientes uma comida fresca, orgânica e de qualidade, com atendimento diferenciado, em um ambiente moderno, acolhedor e informal com elegância”, diz o chef Rafa Costa e Silva

“Conquistar a premiação só reforça a confiança que temos em nosso trabalho. É especial estar em umas das seleções mais respeitadas do ramo da gastronomia, principalmente em um ano que tivemos que nos reinventar para continuar oferecendo ao nosso público uma comida fresca, orgânica e de qualidade, com toda segurança que uma pandemia exige, e para buscar novos serviços, como o Lasai Empório, para manter nossa equipe e continuar incentivando o comércio local, que é um dos nossos principais pilares. Mas as premiações não guiam nosso trabalho, nosso foco é servir uma comida fresca e de qualidade para nossos clientes. Esse objetivo que move nosso trabalho todos os dias”, relata ele.

Sucesso mundial

Muito conhecido por sua gastronomia e temperos, o Brasil se viu representado com dois restaurantes na primeira parte da lista, que ainda será finalizada posteriormente. Perguntamos para Rafa sobre a importância desse tipo de reconhecimento para a gastronomia brasileira.
“As premiações sempre trazem uma visibilidade, e é muito bacana ver colegas brasileiros sendo listados. O Brasil tem uma variedade muito grande de profissionais supertalentosos, e é sempre uma satisfação ver essas pessoas sendo reconhecidas mundialmente”, afirma ele.
Segundo o chef, o sucesso do Lasai é oriundo da união da equipe, excelência do trabalho na cozinha e preocupação com os ingredientes, que são a matéria-prima das criações do restaurante.
“Somos uma equipe alinhada, que tem como foco fazer uma cozinha vibrante, leve e jovem. Nosso foco é levar o melhor atendimento e uma comida brasileira diferenciada para nossos clientes. Acredito que seja esse o sucesso, um time que caminha na mesma direção, seja na cozinha, ou no salão, onde temos profissionais excelentes que recebem nossos clientes e fazem todo o atendimento da mesa. São eles que dão a primeira impressão do que é o Lasai. Isso somado a uma cozinha com técnica, que valoriza o cozimento perfeito e os ingredientes frescos e de qualidade”, ressalta ele.
Apesar de demonstrar felicidade pelo prêmio, Rafa enfatiza que o restaurante não existe por esse tipo de conquistas e, sim, para entregar satisfação aos clientes.
“Como disse anteriormente, as premiações são especiais, mas não guiam nosso trabalho. Não adianta eu ter um prêmio para mostrar para meus clientes se a experiência deles no meu restaurante não for boa. A comida tem um papel central em nossas vidas e está diretamente ligada às nossas relações pessoais e emocionais. E nosso foco é esse, que no Lasai o cliente tenha uma experiência completa, desde o atendimento, saboreando uma comida fresca e de qualidade, que desperte as melhores sensações. Queremos que nosso cliente sinta que aquele prato foi preparado especialmente para ele. Esse é o nosso maior prêmio”, afirma.

Diferencial

Lasai: do Rio para o mundo
“Queremos que nosso cliente sinta que aquele prato foi preparado especialmente para ele. Esse é o nosso maior prêmio”, afirma o chef Rafa Costa e Silva

Quando perguntado sobre o diferencial do Lasai, que o faz se destacar em meio a tantos, o chef Rafa Costa e Silva afirma que se trata de um conjunto de fatores, que passam pela qualidade dos ingredientes, inovações, excelência do ambiente, além das técnicas de preparo.
“Acredito que seja um pouco de tudo que falamos. São seis anos e meio em que nosso foco é oferecer para nossos clientes uma comida fresca, orgânica e de qualidade, com atendimento diferenciado, em um ambiente moderno, acolhedor e informal com elegância. Para isso, buscamos por fornecedores de qualidade, com variação de produtos, e criamos pratos usando técnicas modernas e insumos brasileiros cultivados em nossas próprias hortas e nas produções desses pequenos agricultores do Rio de Janeiro”, pontua ele.
Pensando na história de grande sucesso do Lasai, a Food Service News pediu para Rafa dar algumas dicas para outros donos de restaurantes e chefs que buscam a excelência alcançada pelo estabelecimento carioca.
“Conhecer os produtos, saber quando aquela leva de ingredientes está fresca ou não, conversar com os produtores, cozinhar da forma mais precisa possível. Acredito que esse é o caminho para oferecer uma comida diferenciada e saborosa para os clientes. E claro, ter atenção e cuidado no atendimento, isso é primordial para qualquer negócio”, diz ele.
Sobre expansões, o chef afirmou não ser esse o projeto que ele enxerga para o restaurante, revelando inclusive já ter recusado algumas propostas para abrir filiais em outras cidades mundo afora. Mas por outro lado, o empresário afirma ter vontade de inaugurar outros estabelecimentos, de mesma filosofia, mas formato diferente.
“Para a marca Lasai nós não temos nenhum objetivo de expansão. O Lasai é meu projeto de vida, é um restaurante único, não dá para replicar isso. Já fui abordado para abrir uma unidade do Lasai em Londres, Estados Unidos e São Paulo, mas isso realmente não é nossa meta. Tenho vontade de abrir outros estabelecimentos, mantendo nossa filosofia, mas com outros conceitos, em formatos mais simples, como uma padaria com um pão legal, sanduíche bom e drinks diferenciados. Também amo comida asiática, trabalhei muito tempo em um restaurante tailandês em Nova York, esse estilo de comida, fugindo do tailandês tradicional, está em meus projetos também. Para o Lasai, o objetivo em curto, médio e longo prazo é a cada dia fazer melhor, cada dia oferecer mais conforto aos nossos clientes, estar mais antenado com as tecnologias e sempre respeitar nossos valores e filosofia”, ressalta ele.

Lasai
lasai.com.br

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