Em tempos de tanta competitividade, manter a equipe motivada é uma tarefa bem complexa. Além disso, com a rotatividade de funcionários, os treinamentos precisam ser constantes para que o conhecimento não se perca.
Para isso, surge a necessidade de investir em metodologias e testar as mais diversas técnicas disponíveis no mercado. Nesse sentido, uma tendência promissora vem ganhando espaço nas instituições.
A gamificação (ou gamification) já tomou conta do mercado tecnológico e sua eficiência vem sendo comprovada a cada dia nos mais diversos setores. A metologia é bem simples: aplicar, através dos elementos dos jogos, mecanismos para atingir metas reais e motivar as pessoas.
Com a democratização do acesso à internet, cada vez mais indivíduos estão nas redes sociais, e os jogos virtuais ganham espaço no cotidiano como meio de distração e interação. Na palestra “Jogando por um mundo melhor”, no TED Talks, a designer de games Jane McGonial ressaltou dados de uma pesquisa que revelou que, por semana, juntando todas as pessoas do planeta, mais de três bilhões de horas são dedicadas a jogos no computador ou em um videogame.
Uma vez que os jogos atraem e são entretenimento nas mais diversas faixas etárias, as empresas encontraram nessa vertente uma oportunidade de utilizá-los também no mundo dos negócios – seja para reforçar a interação e divulgação de uma marca seja para realizar treinamentos com as equipes.
Essa estratégia é baseada no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento dos jogadores de maneira lúdica. Levando para o lado prático, no food service, por exemplo: no jogo, as gerentes de unidade recebem a tarefa de reduzir o custo da matéria-prima em 5%. Para isso, elas precisariam cumprir metas e seguir um passo a passo específico até alcançar o objetivo. Ao cumprir a meta estabelecida, elas vão acumulando pontos que, em determinado momento, serão convertidos em brindes reais.
Ao interagir assim no jogo, além de reforçar as técnicas, fica mais clara a aplicação na prática do dia a dia na cozinha. Além disso, de forma mais dinâmica, em momentos ociosos, o profissional tem a oportunidade de conquistar objetivos cada vez mais grandiosos.
As software houses já estão atentas a esse cenário e vêm desenvolvendo soluções modernas e eficazes através de aplicativos. Levar os problemas reais das grandes corporações para essas plataformas é um investimento interessante, uma vez que o acesso se expande a diversas pessoas, sem perder a validade, e os treinamentos ganham um novo formato, podendo ser executados a qualquer hora, em qualquer lugar.