Investimento certo

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Em um universo econômico instável, empresas destacam para onde é importante direcionar os investimentos

economia
Géssica Romanini, do Cabana Burger, diz que desde sua inauguração, a hamburgueria projeta ano após ano estratégias para ampliar e melhorar a experiência do consumidor

O setor de food service gera muitos lucros para milhões e milhões de investidores, e saber no que investir é essencial para um retorno certeiro. Algumas empresas do ramo contaram à Food Service News quais devem ser os principais investimentos para o sucesso.
Géssica Romanini, gerente de marketing do Cabana Burger, inicia dizendo que “apesar de investirmos em diferentes frentes que sustentam o sucesso da marca, acreditamos que alguns pontos são fundamentais. Sendo uma empresa alimentícia, a qualidade de nossos produtos foi o pontapé inicial que nos colocou na posição em que estamos hoje. Utilizamos ingredientes de qualidade, criamos receitas originais e nossos produtos são feitos artesanalmente todos os dias”. E continua: “Outro ponto importante a ser investido no setor de food service é justamente o serviço. Por isso, treinamos nossos colaboradores e os incentivamos a explorarem e conhecerem o universo da gastronomia. É muito bacana ver como cada pessoa que trabalha conosco realmente veste a camisa. Temos também programas de carreira e de incentivo dentro do Cabana com premiações para os funcionários das lojas que possuem melhor desempenho em cada meta. Vimos um resultado positivo dessas ações dentro de cada loja”.
Desde sua inauguração, o Cabana Burger projeta ano após ano estratégias para ampliar e melhorar a experiência do consumidor, trazendo tendências gastronômicas, desenvolvendo novos menus, buscando novas marcas para dentro, como a parceria com a Goose Island, criando produtos diferenciados associados ao universo do lifestyle que a marca transita, como as peças de roupa exclusivas feitas em conjunto com a marca Just Approve, investindo em eventos próprios como o Cabana Fest – evento de celebração do aniversário do Cabana que contou com show do rapper Emicida, entre outras ativações em eventos.
Para Géssica, as marcas hoje precisam ouvir o seu público e criar uma comunicação com proximidade, serem inovadoras e verdadeiras. “É imprescindível ter consistência e entregar um produto com qualidade, agregado a uma excelente experiência em loja”.
O Cabana Burger é uma casa que foi aberta em 2016 com a proposta de trazer opções de smash burgers (carnes prensadas) e outros produtos artesanais feitos diariamente na chamada Cozinha Central. As unidades estão localizadas nos bairros paulistanos dos Jardins, Itaim, Moema, Shopping VillaLobos, Shopping Morumbi, Alphaville, e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Fornecedores

“O Grupo Carrefour Brasil tem investido na contratação de novos fornecedores para oferecer um sortimento cada vez maior em suas lojas. Atualmente, para consumo imediato nas cafeterias, temos no cardápio salgados, bebidas quentes e também disponibilizamos várias opções de pratos prontos tradicionais, incluindo pizzas, tortas, carnes, frango assado e massas frescas com molhos. Recentemente, ampliamos a oferta de soluções práticas e rápidas (Grab and GO), disponibilizando para os nossos consumidores refeições prontas balanceadas, como sanduíches, wraps, opções de culinária japonesa, saladas prontas e saladas de frutas. Investimos, também, em novas tecnologias para o desenvolvimento de serviços e produtos como uma forma de promover uma experiência mais rápida e assertiva para todos os nossos consumidores, proporcionando a melhor jornada de compra em todas as nossas lojas. Dessa forma, estreitamos o relacionamento com os clientes e captamos suas necessidades para propor novidades em produtos e serviços”, apresenta Eric Caruelle, diretor de perecíveis do Carrefour Brasil.
Eric afirma que o Grupo investe em estudo de análises de mercado e promove um ambiente para que novos produtos e projetos sejam testados. “No ano passado, por exemplo, firmamos uma parceria com o Hirota Food. Com foco na estratégia de ampliação de sortimento, passamos a oferecer em nossas lojas uma seleção da linha de produtos da marca. A parceria permite ao Grupo tornar cada vez mais acessível aos clientes refeições de qualidade a preços acessíveis. Além disso, temos outras parcerias que tornam o ecossistema Carrefour cada vez mais forte e que acabam sendo uma solução completa para os nossos clientes em diferentes momentos de consumo. Além do Hirota Food, temos parceria com a Swift, onde comercializamos em 25 lojas no estado de São Paulo os produtos da marca, que tem a expertise de oferecer ao cliente sortimentos congelados individuais, facilitando a vida do consumidor no dia a dia. Também temos parceria com a Rappi, que opera hoje em 172 lojas em 26 cidades e que traz essa experiência de praticidade e agilidade ao nosso cliente”.
Há 45 anos no mercado brasileiro, o Grupo Carrefour Brasil é líder no mercado de distribuição de alimentos no país. Presente em todos os estados e Distrito Federal, sua operação já abrange cerca de 680 pontos de vendas.

Atuação

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Marcelo Abrantes, do Makro Food Service, diz que investimentos pesados foram realizados no período de aprendizagem do modelo food service do Grupo

A Colonial atua há 30 anos no mercado de atomatados na região central do Brasil, primando pela comercialização de produtos com excelente relação custo-benefício.
João Vidigal, diretor comercial da empresa, explica que por ser o food service um setor profissionalizado, a fidelização de uma marca é mais forte que o mercado de varejo. “Dessa forma, uma padronização de qualidade dos produtos é o principal ativo que uma empresa tem de ter para atender bem esse mercado. Exemplo: um pizzaiolo adiciona um determinado volume de molho à sua pizza. Se houver alterações de qualidade do molho, o sabor, o aspecto e demais características da pizza também se alteram”.
A Colonial controla toda a matéria-prima, fator determinante para a qualidade de um atomatado. “Seguimos a máxima que diz que ‘tomate bom faz molho bom’. Para tanto, a empresa tem sua planta localizada na região do alto médio São Francisco, no extremo Norte de Minas Gerais, onde o clima seco, solos férteis, associados a modernas técnicas de irrigação proporcionam a produção de frutos de excelente cor e sabor. Além disso, a seleção de variedades híbridas com resistência natural a doenças, uso de biotecnologia, mantendo a planta e o solo em equilíbrio, reduzem o uso de agrotóxicos, fazendo com que levemos mais saúde à mesa dos nossos clientes”.

Tecnologia

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“Investimos, também, em novas tecnologias para o desenvolvimento de serviços e produtos como uma forma de promover uma experiência mais rápida e assertiva para todos os nossos consumidores”, afirma Eric Caruelle, diretor de perecíveis do Carrefour Brasil

Marcelo Abrantes, CEO do Makro Food Service, distribuidora de produtos alimentares e não alimentares (descartáveis, limpeza profissional) que atende o mercado de operadores de food service (restaurantes, fast-food, lanchonetes, hospitality, padarias, entre outros), salienta que, sem dúvida, o investimento em tecnologia é fundamental para entregar uma solução que exceda as expectativas de seus clientes, mas não se resumindo só a isso. “Investimentos em aprimoramento da cadeia de suprimentos (supply chain), especialização e preparação técnica das equipes de vendas e inovação também devem estar no topo das prioridades”.
O CEO também destaca que a unidade de negócios de distribuição food service é foco estratégico de investimentos para o Grupo Makro. “Nos últimos quatro anos, investimentos pesados foram realizados no período de aprendizagem do modelo e temos ainda mais investimentos previstos para os próximos anos visando a consolidação do Makro FS como referência em distribuição no Brasil e em outros países da região”.
E o que o Grupo considera determinante para uma empresa ter um sucesso sólido e duradouro? Marcelo diz que o respeito aos clientes, colaboradores, fornecedores e comunidades impactadas pelo negócio da marca tem de ser notório. Também ter disposição e prontidão para a mudança e a adaptação constante e humildade para aprender sempre.
“Podemos assegurar que ao consumir em um estabelecimento abastecido pelo Makro FS, o cliente está consumindo produtos que foram armazenados e manuseados com todo o cuidado e qualidade, garantindo, assim, a melhor matéria-prima para a confecção dos pratos/alimentos consumidos pelos nossos clientes. Isso agrega valor, confiança e qualidade aos nossos clientes, e como consequência, satisfação e fidelização dos consumidores”.
O Makro Food Service cobre o estado de São Paulo com uma base de aproximadamente 22.000 clientes.

 

 

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