Os consumidores aumentaram sua intenção de compra em dezembro, com alta de 0,1% em relação a novembro, onde a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) ficou em 76,5 pontos. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Esse aumento rompe com a sequência de dez meses consecutivos de queda, onde a confiança chegou ao menor patamar desde janeiro de 2010. “Apesar de ser uma leve alta na comparação mensal, estatisticamente significa apenas estabilidade no ritmo de queda. É um efeito sazonal, pelo fato de dezembro ser um mês caracterizado pela geração de vagas temporárias e por maiores gastos dos consumidores por conta do Natal“, afirmou, em nota, a economista Juliana Serapio, assessora Econômica da CNC.
Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi do ICF é de 36%. O índice demonstrou diferentes níveis de intenção de compra, de acordo com a faixa de renda. Entre famílias que recebem mais de dez salários mínimos por mês, a confiança teve alta de 1,9%. Já em famílias com rende de até dez salários mínimos, a confiança teve queda de 0,3%.
Fonte: R7