Inovação para o mercado

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Inovação para o mercado

Em formato de bastão, a pizza stick foi inspirada no italiano panzerotto

Pizza em formato de bastão. Essa é a novidade do Figurate Italian Bar, estabelecimento localizado em Curitiba (Paraná). O produto, criação do chef Henrique Campos, especialista em gastronomia italiana, recebeu o nome de pizza stick e é ideal para comer com as mãos.

O menu de estreia conta com quatro opções de sabores: Bauru (com queijo, presunto cozido, tomates e orégano fresco), Salame (com salame italiano e cream cheese); Vegana (com caponata de legumes — cebola roxa, pimentões, abobrinha, cenoura e berinjela — , molho de tomate e tomilho; e Nutella, que pode ainda ter o adicional de frutas.

Inovação para o mercado
“Além disso, também tivemos uma boa aceitação desse produto nas plataformas de delivery, que pela facilidade acabou caindo no gosto do público”, afirma o chef Henrique Campos

O chef Henrique Campos conta que resolveu colocar a pizza stick no cardápio para levar mais sabor para a culinária de rua da cidade de Curitiba. A inspiração para o produto, relata ele, foi o panzerotto.

“A ideia surgiu para ampliar nossas linhas de produtos, pensando sempre na praticidade e qualidade que valorizamos tanto. Com isso em mente, fizemos algumas pesquisas que nos remeteram ao panzerotto, comida bem popular no street food italiano, e inspirado nesse prato, criamos o pizza stick”, afirma ele.

De acordo com o chef, há pelo menos três diferenciais no stick. “Primeiro o sabor da massa, levemente ácido em função da sua fermentação natural feita a partir do nosso levain. Segundo a sua textura, crocante por fora, com a maciez de um pão por dentro e por fim a grande gama de sabores que podem ser combinados/criados para o seu recheio”, diz ele.

Para Henrique Campos, investir em produtos criativos é importante por uma série de fatores, como para a atração de novos clientes e renovação dos produtos para os consumidores regulares.

“Além de atrair novos clientes, cativar e renovar os produtos para clientes regulares, acredito que o principal ponto é a renovação do mercado na gastronomia, que está saturando com os mesmos produtos de sempre”, avalia ele.

E o produto vem fazendo sucesso no mercado. “Pelo diferencial do preço, temos atingido novos clientes que já voltaram pelo produto, além dos clientes cativos que adoraram a novidade. Além disso, também tivemos uma boa aceitação desse produto nas plataformas de delivery, que pela facilidade acabou caindo no gosto do público”, relata o chef Henrique Campos.

Alimentação

Quando o assunto é o mercado de alimentação fora do lar atualmente, o chef ressalta os desafios vividos ao longo do ano passado, mas destaca que já se espera uma melhora no curto prazo.

Inovação para o mercado
“A ideia surgiu para ampliar nossas linhas de produtos, pensando sempre na praticidade e qualidade que valorizamos tanto”, afirma o chef Henrique Campos

“Passamos um ano muito desafiador e apesar da crise, observamos a batalha da área para se manter. Aos poucos, a partir de meados de novembro, notamos um crescimento tímido no movimento, porém sem uma constância. Isso nos leva a acreditar numa melhora no curto prazo, quando as pessoas se sentirem mais seguras e confortáveis para sair de casa com mais frequência e aos poucos retomando o ritmo pré-pandemia”, afirma ele.

O chef salienta que alimentação é um mercado muito amplo, “com muita demanda e que tem muito por crescer. Pode trazer um retorno financeiro, mas a satisfação do cliente e a sensação de um dever cumprido ao receber um elogio pelo produto e serviço é o maior motivador. Além disso, a relação que se cria com os clientes e fornecedores também está entre os benefícios que se criam de investir nessa área”, diz ele.

Mas os desafios também são muitos, aponta ele. “Os desafios são inúmeros. Hoje o principal é a instabilidade financeira e a crise causada pela pandemia”, destaca ele. “E mais, a dificuldade sempre presente na área de alimentação é a contratação de mão de obra qualificada e com baixa rotatividade. Hoje temos também problemas no abastecimento de insumos na indústria e distribuidores, o que acaba aumentando o preço do que temos disponível ou até que ocorra a falta deste produto”, diz.

Para se destacar no mercado atualmente, o chef Henrique Campos frisa a importância da inovação nos produtos, além da “comunicação constante com seu cliente e, claro, a qualidade como base de tudo”, diz ele, que também ressalta o que é preciso para obter êxito profissional. “Estudo e dedicação. Sempre devemos estar antenados às novidades, às novas técnicas, tecnologias e conseguir aplicá-las”, afirma ele.

E quais são os planos para o negócio em médio e em longo prazo? “O plano a médio prazo é expandir nosso portfólio de produtos e aumentar nossa presença online. A longo prazo uma expansão física em quantidade de lojas, no estado, e também fora dele”, finaliza o chef Henrique Campos.

Figurate Italian Bar
www.instagram.com/figurateitalianbar
www.facebook.com/figuratefocaccia

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