Índice de preços dos alimentos cai novamente

    Açucares e lácteos são os que mais sofreram queda

    0

    O índice dos preços dos alimentos caiu pelo sexto mês consecutivo em Setembro e atingiu o menor número desde Agosto de 2010.

    Os dados foram revelados em uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). De acordo com as informações, a diminuição nos preços de Setembro sobre a cesta de alimentos globais mostram o período mais longo de retração desde 1990.Os alimentos que mais sofreram quedas foram os açucares, lácteos, cereais e óleos.

    Os preços do açúcar sofreram queda de 6,6% se comparado com Agosto e 7,4 % a menos que Setembro do ano anterior. De acordo com a FAO, as quedas começaram em Janeiro “Nos últimos meses, as perspectivas de grande oferta mundial e de estoques também firmes continuaram a pressionar os preços do açúcar até o nível mais baixo desde janeiro”, afirmou a organização em um comunicado.

    O índice dos lácteos sofreu queda de 6,5 % em relação ao mês anterior e 24,9 % na comparação anual. O motivo da queda pode ser explicado pela abundante oferta de exportação,especialmente para países da Oceania. Outro fator que tem interferido no declínio dos preços foi o aumento na produção de manteiga e leite em pó desnatado na União Europeia ( UE), devido a diminuição na exportação de queijos para a Rússia.

    Apesar da queda sofrida na maioria dos alimentos, a carne continuou em alta. Os dados mostram que em Setembro a carne marcou 0,3 % a mais que Agosto, e 11,6 % se comparado com o ano passado. “Em geral, os preços estão em nível recorde e o fato de eles não aumentarem em setembro pode ser uma indicação de que atingiram o pico “, afirmou a FAO.

    Fonte : Valor Econômico

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here