Impressora 3D para fazer enfeites de bolos

    0

    Por Redação FSN – 21 de março de 2014

    Kyle von Hasseln, diretor criativo da empresa 3D Systems, apresentou nesta semana em Austin, Estados Unidos, o protótipo de uma impressora 3D que produz balas, colares de chocolate e adornos comestíveis para bolos de casamento. O diretor apresentou o protótipo no festival multidisciplinar de tecnologia, música e cinema South by Southwest (SXSW) realizado na cidade americana.

    O processo para imprimir os doces começa com a elaboração por computador de um modelo tridimensional do objeto que se quer imprimir. Um programa informático divide esse modelo em camadas, que servem de padrões para a impressora, começando com a camada inferior. A máquina distribui uma camada fina de açúcar que é polvilhada com água. Esse processo é repetido várias milhares de vezes até que sejam completadas todas as camadas e se obtenha uma réplica real de açúcar lustrado do modelo desenhado por computador. O jato de água da impressão permite também acrescentar cor e sabor.

    Além da impressora foram expostas alguns exemplos de balas muticoloridas de figuras geométricas, fabricadas com a mistura. “Utilizamos este protótipo na Sugar Lab, uma confeitaria de Los Angeles onde fazemos todos os tipos de confeitos divertidos, inclusive chocolates e balas”, explicou o arquiteto, que cursou também estudos de biologia.

    O empreendedor acredita que, em geral, a vantagem da impressão 3D é que permite fazer objetos muito personalizados com uma geometria que seria quase impossível de fazer à mão. “Nós podemos, por exemplo, imprimir em três dimensões um colar de chocolate e conseguir que cada uma das conexões no colar seja flexível”, explicou.

    Von Hasseln pensa que um produto como o que fabrica sua empresa possa ser especialmente interessante para os doceiros. “É um espaço, o da confeitaria, no qual são esperados objetos de design, objetos que embelezam uma celebração”, afirmou.

    A Chef Jet e sua versão mais sofisticada, Chef Jet Pro, estarão disponíveis no mercado no final deste ano. A máquina será comercializada por entre R$ 4 mil e R$ 10 mil, dependendo da quantidade de cores em que se possa imprimir.

    imressora3d

    Fonte: Guia Food Service

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here