Identificação e comprometimento

    Requisitado em diversas empresas, o trabalho do sommelier exige aprimoramento constante

    0

    O sommelier é um profissional que conquistou vários estabelecimentos de alimentação e bebidas. Ele é responsável por toda a compra de vinhos – e de outras bebidas -, além de compor as escolhas do restaurante e garantir a qualidade do serviço. O conhecimento é um fator determinante na profissão, já que o sommelier é um especialista que pode oferecer um serviço diferenciado aos consumidores.

    O profissional também pode esclarecer as dúvidas dos clientes em relação à bebida, estreitando o relacionamento entre o estabelecimento e o consumidor. Ele é responsável, ainda, pela armazenagem dos produtos e pode ministrar eventos relacionados a vinhos, como degustação.

    Já em lojas especializadas em bebidas, o sommelier é responsável pela compra dos produtos, pela relação com fornecedores e por gerar conhecimento aos clientes do local. A presença do profissional no lugar se tornou muito importante, com um mercado cada vez mais exigente.

    Restaurantes

    Muitos estabelecimentos de alimentação fora do lar têm optado por ter um sommelier, e a profissão sente as consequências positivas dessa demanda.

    A Associação Brasileira de Sommeliers – SP (ABS-SP) é uma das entidades ofertantes desses cursos. Além da área especializada em vinhos, a entidade também oferece formação para sommelier de cerveja, harmonização de vinhos e carnes, bartender, chás, entre outros.

    De acordo com informações do site da instituição, há mais de oito mil alunos associados, além de 35 professores. A ABS-SP também considera a profissão em plena expansão, principalmente em capitais e regiões turísticas.

    História

    Embora a profissão pareça recente, ela não é. Alguns historiadores acreditam que os sommeliers tenham surgido em meados do século XVII, quando algumas pessoas eram responsáveis por degustar a bebida e provar que não havia veneno nela.

    Essa atividade estava associada à nobreza e seus privilégios, principalmente na região francesa. Anos depois, o sommelier passou a garantir a qualidade do vinho oferecido, além de outras tarefas relacionadas à bebida.

    A tendência de contar com esses profissionais continuou crescendo. Há mais de 28 anos, por exemplo, a ABS-SP foi inaugurada para representar os sommeliers e ser fonte de informações sobre o assunto. A profissão conseguiu maior visibilidade com o passar do tempo.

    Amplitude

    Além do sommelier, há outros profissionais responsáveis por garantir um bom vinho. Um deles é o enólogo, que ajuda na escolha de decisões para produção na vinícola, avaliando a qualidade da uva, por exemplo. Esse profissional também conhece qual o período em que o vinho poderá ir ao mercado e as melhores técnicas de fermentação.

    Já o enófilo é um apreciador de vinhos que, não necessariamente, é um profissional do setor. Esse indivíduo conhece e aprecia a bebida, como vários consumidores e amadores. São essas pessoas que exigem um tratamento diferenciado, principalmente na hora do consumo, já que são conhecedoras da área.

    Cervejas

    Cervejas especiais têm ganhado um grande espaço dentro do mercado brasileiro e, com isso, especialistas têm sido requisitados em bares, restaurantes, importadores, transportadoras, produtores, entre outros. O Instituto da Cerveja é um dos lugares que ofertam cursos para qualificar esses profissionais e ajudar na melhoria da bebida oferecida aos clientes.

    De acordo com Kathia Zanatta, sócia do Instituto da Cerveja, as possibilidades de trabalho para o sommelier de cerveja são enormes, podendo atuar desde a compra de produtos até na área de marketing em cervejarias. Para ser um bom profissional, o sommelier deve buscar o máximo de conhecimento.

    Em um restaurante com grande oferta de bebidas, o sommelier é o responsável não apenas por manter a qualidade do serviço, mas pelo atendimento ao consumidor. “A qualificação destes [sommeliers], portanto, é essencial para que os cuidados necessários com a cerveja sejam tomados e tenham informações corretas para serem repassadas aos consumidores. O sommelier precisa saber responder aos questionamentos do cliente, assim como saber servir, sugerir harmonizações e acondicionar corretamente a cerveja para que as características sensoriais dela sejam preservadas”, pontua Kathia.

    Concurso

    O Instituto de Cervejas Brasil (ICB) também realiza um concurso, desde 2014, para eleger o melhor sommelier de cervejas. Neste ano, assim como em 2015, os ganhadores vão competir no Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja. O concurso “Beer Sommelier World Championship” está em sua quinta edição em 2017 e será realizado na Alemanha, durante o mês de setembro.

    O concurso é uma oportunidade de descobrir talentos na área e incrementar a carreira deles. Além disso, pode ajudar a melhorar o exercício da profissão.

    A Profissão

    Outra característica fundamental para o sommelier é continuar buscando conhecimento para ampliar as possibilidades de trabalho. De acordo com Kathia, os estabelecimentos estão procurando, cada vez mais, especialistas que estejam antenados na área.

    O Instituto realiza cursos para formação de sommeliers de cerveja em vários estados brasileiros, com o intuito de levar conhecimento para um número maior de pessoas.

    Oportunidades

    Mário Leonardi, do site Missão Sommelier, viu o número de oportunidades para especialistas em vinhos crescer repentinamente. De acordo com ele, poucas vinícolas em Buenos Aires, na Argentina, tinham sommelier. Porém, a necessidade pelo profissional aumentou e a contratação disparou.

    Leonardi começou a se interessar por vinhos em 1990, quando lia livros sobre o assunto. Por volta de 2002, ele se especializou através de um curso oferecido pela Escuela Argentina de sommeliers, em Buenos Aires, quando já trabalhava com vinhos. “Tive a possibilidade de trabalhar em distintas áreas do mundo do vinho. Meu último trabalho na Argentina foi na vinícola Norton, onde atuei por mais de três anos, até maio de 2008, que foi quando vim morar no Brasil”, conta.

    Em terras brasileiras, o sommelier deu início ao “Missão Sommelier”, um projeto para divulgar a cultura do vinho. O conteúdo ganhou vida em um programa de Tv, em Florianópolis, Santa Catarina, e no universo digital, através de um site e mídias sociais.

    Além do conteúdo produzido, o “Missão Sommelier” também oferece cursos e consultorias na área. “A consultoria tem como objetivo melhorar a eficácia de empresas que atuam na área de alimento e bebidas, como hotéis, restaurantes, lojas especializadas, entre outros. O serviço é realizado mediante a obtenção de informações relevantes, realização de diagnósticos, solução de problemas e recomendações de melhorias, seleção de produtos, ações de marketing e treinamentos específicos para proprietários, gerentes e colaboradores”,explica Leonardi.

    Outra qualidade valorizada, de acordo com a ABS-SP, é o conhecimento em outras áreas, como idiomas. A instituição afirma que essa demanda já acontece em outras regiões no mundo e poderá ser exigida no Brasil.

    Em 2010, o sommelier ganhou um apoio maior na legislação brasileira. A profissão passou a ser regulamentada e a esperança é que novos avanços venham com o passar do tempo. A ABS-SP acredita que essa regulamentação pode acarretar em maiores salários e também na exigência de qualificação para atuar na área.

    Segundo Arthur Azevedo, presidente da ABS-SP, a associação cresceu muito desde sua fundação e uma das motivações desse crescimento foi a regulamentação da profissão. Ele afirma que houve maior procura por qualificação após esse período.

    De acordo com a ABS-SP, embora estejam sendo criados cursos em vários lugares no país, é preciso escolher um com renome para se diferenciar no mercado. “Somos a maior escola de sommelier do país e temos várias modalidades de profissionalização. Temos desde o curso básico, que pode ser feito por amadores, até o curso mais extenso, com um ensino mais amplo”, explica Arthur.

    Conforme afirma a entidade, os salários para sommelier podem variar de acordo com a experiência de cada profissional na área. Atualmente, não existe um piso salarial fixado para o cargo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here