Grandes profissionais para grandes empresas

Programas de trainee atraem talentos para as organizações e dão um fôlego novo a diversos locais

0
142

A persistência em alcançar a estabilidade profissional e financeira gera, frequentemente, resultados positivos diante dos obstáculos. Para ingressar em um ambiente corporativo desejado, exercendo a função que goste, o candidato pode atuar como estagiário, trainee ou efetivado, por exemplo. Entre esses, os programas de trainees ofertados por diversas grandes empresas do país são uma ótima oportunidade de ascender profissionalmente e realizar o sonho de muitos jovens.

A Seja Trainee é pioneira na preparação de universitários e recém-formados para o mercado de trabalho. Fundada em 2011, a empresa tem como missão impactar o rumo inicial da carreira de milhares de jovens. A Seja Trainee também auxilia as organizações a se aproximarem dos estudantes nas principais universidades do país, ajudando a viabilizar iniciativas como palestras, workshops, entre outros, contribuindo para o fortalecimento de marcas empregadoras e para o recrutamento e seleção de talentos.

A empresa possui diferentes canais de diálogo com o jovem, como Mytrainee, EstágioTrainee e o Ligado na Facul. Os programas de trainee têm como objetivo formar talentos para assumir futuras posições de liderança dentro da organização. É uma grande porta de entrada nas empresas, pois trata-se de um programa estruturado de desenvolvimento, que proporciona uma visão generalista da empresa através da rotação em diferentes áreas e que possui o acompanhamento de mentores executivos dentro da organização.

“As empresas estão abrindo uma média de dez a 15 posições de trainee, com o período de desenvolvimento variando de 12 a 24 meses para posições corporativas do negócio ou como especialista de uma determinada área. Em especial, no setor do varejo, as posições de liderança comercial são as mais requisitadas no mercado”, informa Luís Abdalla, sócio-fundador da Seja Trainee.

Luis Abdalla
“O trainee acaba sendo uma via de mão dupla: a empresa proporciona uma condição favorável ao desenvolvimento e o jovem talento entrega um resultado acima do esperado”, pontua Luís Abdalla, da Seja Trainee

Numa vaga de trainee, a empresa consegue formar talentos dentro da sua cultura e valores e acelerar o processo de desenvolvimento para que esses jovens possam assumir posições de liderança dentro da organização. Esse processo pode ser, em alguns casos, mais benéfico do que contratar profissionais do mercado que, muitas vezes, não estão alinhados com a cultura e valores que a empresa possui.

Do ponto de vista dos candidatos, além de ter um plano de desenvolvimento e uma visão macro da empresa, desenvolvem mais o networking e têm exposição e visibilidade nos projetos com diversas lideranças. Isso permite que os projetos bem-sucedidos possam ser reconhecidos e que o jovem talento tenha um crescimento acelerado na carreira, chegando a cargos de coordenação e gerência em um tempo menor do que o início como analista. “O trainee acaba sendo uma via de mão dupla: a empresa proporciona uma condição favorável ao desenvolvimento e o jovem talento entrega um resultado acima do esperado”, explica Luís.

Algumas empresas como Unilever e Nestlé, por exemplo, destinam posições para a área de Food Solutions/Professional. Já o Burger King lançou no ano passado seu programa voltado a negócios (operação), expansão e gestão. Ainda existem muitas oportunidades para as organizações da área lançarem seus programas de estágio e trainee. A Seja Trainee já atendeu empresas como Danone, Kraft Heinz e Mondelez com um trabalho de atração de talentos para os processos seletivos de estágio e trainee por meio de portais especializados.

“Já criamos um ciclo de palestras conjuntas em universidades para promover o desafio e dinâmica da carreira nesse segmento, bem como materiais de preparação e capacitação dos candidatos”, conta. Em relação aos profissionais, o sócio-fundador ressalta que “a empresa ajudou uma série de candidatos dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Nutrição, entre outros cursos relacionados, a se prepararem por meio de um coaching especializado em início de carreira profissional, além de ter realizado palestras em universidades como Universidade Federal de Viçosa, FMU, entre outras”.

Consultoria

A Cia de Talentos é a maior consultoria da América Latina dedicada à atração, recrutamento, seleção e desenvolvimento de jovens em início de carreira. Atualmente, é responsável pelos processos de estágio e trainees de grandes organizações. Normalmente, os processos de trainee das empresas acontecem uma vez ao ano e o programa de desenvolvimento tem duração entre 12 e 36 meses. O número de vagas varia bastante de organização para organização, mas em média são oferecidas entre 15 a 30 posições.
Como se trata de um programa estratégico e de formação de futuros líderes, o número de vagas normalmente é pensado para atender essa demanda da empresa em médio/longo prazo. “Temos em nosso portfólio grandes empresas de alimentação como Unilever, Nestlé, Cacau Show, Mondelez, Burger King, Ingredion e também muitas empresas agro, como Cargill, Monsanto, Syngenta e BASF, que têm programas específicos para esse público”, diz Milie Haji, gerente de projetos da Cia de Talentos.

Millie Haji
“Sobre os candidatos, como já são anos de experiência, muitos deles assumiram posições de liderança”, diz Milie Haji, da Cia de Talentos

A Cia de Talentos tem diversos casos de experiência para contar. “Acredito que o maior case é que nossa fundadora Sofia Esteves realizava um trabalho com jovens nas universidades quando foi convidada para assumir a seleção do programa de trainees da Unilever. Já são mais de 27 anos de história e continuamos sendo responsáveis pelo programa de trainee deles. Sobre os candidatos, como já são anos de experiência, muitos deles assumiram posições de liderança e hoje são nossos clientes requisitantes das posições ou até mesmo são os diretores, responsáveis por grandes áreas das empresas”.

 

Trabalho

A Bunge trabalha diante de um dos maiores desafios do mundo contemporâneo: garantir de forma sustentável a alimentação de uma população em constante crescimento. No Brasil, há 111 anos a empresa é a maior exportadora do agronegócio e uma das principais no setor de alimentos e ingredientes para a indústria alimentícia. São cerca de 17 mil funcionários que atuam para contribuir com a produção de alimentos e fazer com que os produtos de alta qualidade cheguem à mesa dos consumidores todos os dias.

São mais de 100 instalações no Brasil, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. A Bunge Brasil tem produtos com marcas como Soya, Delícia, Primor, Salada, Cardeal, La Espanola, Salsaretti, Suprema e Gradina. Luiza Zequi, responsável pela atração, gestão de talentos e desenvolvimento organizacional da Bunge Brasil, fala que a primeira turma de trainee da empresa teve início em 2011 e, hoje, esse é um dos programas mais concorridos do setor, com um índice de retenção de cerca de 80%.

Com duração de 12 meses, o programa é composto por ações de desenvolvimento voltadas aos aspectos técnico e comportamental, que contam, entre outras atividades, com uma trilha de desenvolvimento com encontros periódicos. Cada trainee é acompanhado nas ações do dia a dia pelo gestor e também conta com um mentor, que auxilia a traçar e direcionar sua carreira durante todo o programa, o mentoring.

Outro ponto de destaque são os trainees meetings, encontros especiais em que os participantes têm a oportunidade de interagir com as lideranças da empresa, durante uma semana, vivenciando as realidades dos negócios. As inscrições são abertas uma vez por ano e é preciso estar graduado, com no máximo três anos de formado. Não há um número de vagas oficial; depende de cada programa aberto.

“O programa de trainee da Bunge é um dos mais importantes da empresa. Nós acreditamos que investindo nos jovens talentos estamos construindo o futuro. O programa promove o desenvolvimento dos trainees em aspectos técnicos e comportamentais, proporcionando uma formação que contribua para o seu desenvolvimento e acelere a prontidão desses jovens a assumir posições futuras na organização”.

Bunge
Com duração de 12 meses, o programa de trainee da Bunge é composto por ações de desenvolvimento voltadas aos aspectos técnico e comportamental, que contam, entre outras atividades, com uma trilha de desenvolvimento com encontros periódicos

Para os candidatos, essa é uma excelente oportunidade de vivenciar um processo de desenvolvimento profissional repleto de desafios, acelerando o aprendizado e visão de negócios em uma empresa que acredita e investe no potencial desses jovens. As vagas de trainee são destinadas a recém-graduados, que tenham até três anos de formado nos cursos de Engenharia (Agrícola, Alimentos, Produção, Elétrica, Mecânica ou Química), Administração de Empresas, Economia, Agronomia ou Química. As vagas são distribuídas em quase todo o país, em regiões que a empresa tem unidades. Atualmente, a Bunge Brasil conta com onze trainees. Luiza destaca que a grande maioria dos trainees é efetivada. “Nosso índice de retenção é de aproximadamente 80%. Para se ter uma ideia, o atual diretor de Açúcar e Bioenergia da Bunge Brasil, Ricardo Carvalho, foi trainee na empresa e, assim como ele, temos vários outros exemplos de sucesso do nosso programa”.

Preparação

Paula Cesar, diretora de apoio a operações do Grupo Habib’s, diz que “o programa Trainee Genial, do Habib’s, tem o objetivo de garantir a preparação de talentos para o futuro da rede. A empresa busca por jovens profissionais que tenham interesse em conhecer as várias frentes do negócio e que sejam capazes de ‘desafiar’ os modelos atuais, contribuindo na busca por inovação para as áreas”.

Com duração de dois anos, o programa permite ao participante uma visão geral da empresa. Nesse período, o jovem tem a oportunidade de atuar em diferentes áreas da rede, de maneira a entender e participar da estratégia de cada uma e, ainda, decidir, em conjunto com a empresa, para quais áreas fará as próximas rotações.

Durante esses dois anos, o Habib’s se dedica a preparar esses talentos para serem efetivados em posições de destaque em diversas áreas da empresa, entre elas finanças, estratégia e projetos corporativos, marketing, recursos humanos e industrial. “O processo de seleção é bem rigoroso. É composto por cinco etapas em que se busca identificar talentos com habilidades importantes para o negócio. Isso faz com que a assertividade nos perfis seja maior e proporcione uma boa adaptação dos trainees à empresa, além de uma potencial contribuição aos desafios de cada área”, pondera a diretora.

A cada programa, são trabalhadas de seis a oito vagas. No programa de 2014, a empresa contou com seis participantes, resultando em quatro efetivações para as posições de gerente de projetos corporativos, gerente de inteligência corporativa, coordenador de comunicação e coordenador de marketing.

Atualmente, a rede está executando o programa iniciado em 2016 e conta com seis novos trainees que estão cumprindo a fase final de seus ciclos, com o desenvolvimento de projetos individuais. Paula salienta que a todo o momento, a rede busca o desenvolvimento das seguintes competências: planejamento, organização e controle, análise e resolução de problemas, adaptação e flexibilidade, criatividade, liderança, trabalho em equipe e comunicação.

Aprendizado

A Assessoria de Imprensa das Lojas Americanas informa que o programa de trainee da companhia segue a linha job rotation, prática que permite maximizar o aproveitamento e o aprendizado do trainee dentro da empresa, passando por diversas áreas a fim de conhecer os processos, as atividades e as especificidades do negócio.

Após o programa, os trainees são qualificados na categoria green belt, com treinamento de 80 horas e desenvolvimento de um projeto com foco na geração de resultados para as Lojas Americanas. O último programa realizado foi destinado a profissionais de diversas áreas. Para se candidatar era preciso graduação completa, entre julho de 2014 e julho de 2016, desejável pós-graduação, MBA e/ou mestrado, inglês avançado e disponibilidade para residir no Rio de Janeiro.

Foram valorizadas características dos candidatos como empreendedorismo, iniciativa, visão analítica, capacidade de tomada de decisão e de execução. A assessoria frisa que os candidatos selecionados têm a oportunidade de vivenciar o cotidiano de uma das maiores e melhores empresas do mercado brasileiro. O programa oferece além de salário compatível com o mercado, benefícios como vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, descontos em academias, escola de idiomas, universidades e em compras nas Lojas Americanas. A companhia foi fundada em 1929 e está presente em todos os estados do país, com mais de 1.000 lojas.

Busca

Ambev
O programa de trainee forma os futuros líderes da Ambev, que passam a atuar em todas as etapas dos processos de produção, como mestre cervejeiros, gerentes de meio ambiente e de qualidade, desenvolvimento de novos produtos, entre outros

A Ambev é responsável pela produção de algumas das cervejas mais queridas pelos brasileiros. Entre elas estão Brahma, Skol, Antarctica, Budweiser, Stella Artois e Original. São mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e que trabalham juntas. O portfólio conta, ainda, com refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas como Guaraná Antarctica, Lipton Ice Tea, Gatorade, Fusion, H2OH! e Do Bem.

“Buscamos candidatos que se identificam com a cultura da Ambev, que tenham perfil empreendedor e que não se acomodem frente aos desafios propostos, que tenham brilho nos olhos. Por isso, nossos programas de trainee não têm vagas limitadas”, diz Renata Figueiredo, gerente de atração de talentos da companhia.

O mais recente foi o Programa de Trainee Industrial 2017, que teve suas inscrições abertas até o dia primeiro de maio, com oportunidades para jovens profissionais com interesse em seguir carreira no setor cervejeiro. O programa tem duração de 10 meses. Os candidatos selecionados já entram na companhia como funcionários e com salário de R$ 5.800,00. Para se candidatar, foi necessário ter inglês fluente, disponibilidade para morar em outros estados e ter se formado entre julho de 2015 e julho de 2017.

“Para o trainee industrial, buscamos profissionais das áreas de engenharia, química, farmácia, agronomia, biologia, ciências da alimentação, biotecnologia e demais cursos relacionados”, afirma a gerente.

O programa de trainee forma os futuros líderes da Ambev, que passam a atuar em todas as etapas dos processos de produção, como mestre cervejeiros, gerentes de meio ambiente e de qualidade, desenvolvimento de novos produtos, entre outros, e por isso é bastante importante e estratégico para a companhia. Os candidatos selecionados passam por todas as áreas da empresa com orientação dos principais executivos e contam com uma grade de treinamentos para acelerar o conhecimento pessoal e profissional.

Durante os cinco primeiros meses, os trainees conhecem o processo de produção das unidades fabris; passam pelas áreas comerciais (distribuição e vendas) nos Centros de Distribuição e participam de treinamentos em todos os demais segmentos estratégicos da empresa no escritório central em São Paulo, para se aprofundarem na cultura Ambev. Nos meses seguintes, os jovens recebem orientação dirigida para a área para a qual eles optaram e aprofundam os conhecimentos sobre suas atividades futuras.

Trainee Ambev
Ambev procura candidatos a trainee que tenham perfil empreendedor e que não se acomodem perante os desafios

Após o programa, os trainees são alocados em projetos assistidos no Brasil ou enviados ao exterior para complementarem a formação com cursos específicos. Anualmente, sempre no segundo semestre, a Ambev também abre inscrição para outro programa de trainee, o chamado Programa de Trainee Ambev. Com mais de 20 anos de existência, esse modelo de treinamento seleciona jovens para atuarem em todas as áreas da organização. “Os trainees já entram como efetivados pela empresa, uma vez que o programa forma os futuros líderes da Ambev”, complementa Renata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dois × um =