Grandes expectativas

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Grandes expectativas

Em entrevista para a Food Service News, o empresário Gabriel Fullen, do Grupo Locale, fala sobre as conquistas e crescimento da marca e acerca do que vem pela frente

O Grupo Locale teve um crescimento significativo durante a pandemia. As expectativas para os próximos meses também são positivas. Nesta entrevista para a Food Service News, o empresário Gabriel Fullen fala mais acerca dessa expansão, dos desafios enfrentados, aprendizados adquiridos, entre outras questões.

Sócio do Grupo Locale, que atualmente conta com 180 funcionários em sete operações, Gabriel Fullen é formado em administração de empresas na ESPM e tem pós-graduação em gestão contábil e financeira na FAAP. Ele foi executivo no setor comercial de multinacionais por um período de seis anos e empreende no mercado de bares e restaurantes desde 2014.

Food Service News: Qual foi o crescimento do Grupo Locale durante a pandemia? Como isso foi possível?

Gabriel Fullen: O primeiro grande feito do nosso Grupo foi a ação de venda de vouchers promocionais, antes mesmo de ser oficialmente decretado lockdown pelo governo, onde em um período de quatro dias vendemos mais de um milhão de reais. Desenvolvemos o delivery do Oguru, que em menos de um mês

estava faturando tanto quanto uma loja física da marca. Em maio/2020, abrimos o Locale Caffè, misto de café/bar italiano, o qual já foi listado no ranking mundial @TOP500Bars em nº 323 com o menu de cocktails assinado e desenvolvido pelo renomado Márcio Silva, sendo também destaque no Tales of Cocktails pela sua inovação e versatilidade. A Locale Trattoria, inaugurada no final de 2020, traz o diferencial de abrigar uma loja Grand Cru, oferecendo aos clientes do restaurante a oportunidade de escolher entre 300 rótulos, a melhor opção com preços de loja. Outra marca desenvolvida, apenas para delivery, foi o POKE by Oguru, que hoje já possui números de pedidos tão expressivos quanto o do seu “irmão mais velho”, o Sushi. Hoje o Grupo atende mais de 23 mil clientes por mês em nossas operações.

Grandes expectativasFSN: Apesar dos bons números, quais foram/são os principais desafios enfrentados?
GF: Os principais desafios foram: 1) implementar novas operações diante de um cenário totalmente incerto e volátil. Tanto no tempo da volta do mercado “ao normal” quanto na mudança no comportamento dos nossos
clientes; 2) enfrentar uma forte alta nos preços dos insumos utilizados em nossas operações, tendo que absorver grande parte do prejuízo para não onerar os nossos clientes.

FSN: Quais foram os seus maiores aprendizados até hoje?
GF: O grande aprendizado que tivemos foi sempre nos mantermos resilientes. Nosso mercado foi um dos que mais sofreram, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Tivemos que acreditar em todas as nossas ações e trabalhar muito mais do que já havíamos trabalhado até então para conseguir passar por esse período tão desafiador. Além disso, sempre buscamos ser inovadores. Investimos como nunca em marketing digital, tentamos nos aproximar de nossos clientes sendo sempre transparentes e tentando oferecer momentos prazerosos, mesmo diante de tantas adversidades do momento.

FSN: Quais são os principais benefícios de trabalhar na área de alimentação?
GF: Nosso Grupo considera que, mais do que apenas alimentação, proporcionamos entretenimento através de experiências gastronômicas. Nosso zelo pelo negócio vai muito além de apenas oferecer produtos de extrema qualidade. Nosso maior orgulho e dever é oferecer experiências marcantes para os nossos clientes através de um atendimento gentil e cordial, ambientes aconchegantes e autênticos, criando atmosferas únicas.

FSN: Quais são os principais diferenciais do Grupo Locale?
GF: Até hoje, acreditamos que nosso diferencial seja unir todos os pontos citados na resposta acima e levar a experiência completa aos nossos clientes. Porém, de março/20 até hoje (Set/21) nosso Grupo saiu de três operações para sete, dobrando o número de colaboradores em meio à pior pandemia que nossa geração já vivenciou. Com esse rápido crescimento, fizemos um investimento interno para estruturar nossa empresa com profissionais experientes para suportar nossos colaboradores oferecendo treinamento, desenvolvendo suas técnicas e principalmente auxiliando-os com quaisquer dificuldades que os deixem inseguros.

FSN: Quais os fatores priorizados pelo Grupo para garantir a qualidade dos seus serviços?GF: Acreditamos que para entregarmos a experiência que queremos aos nossos clientes, todos do Grupo devem estar felizes e motivados. Por isso, vimos a necessidade de olhar para dentro de casa e focarmos em desenvolver ainda mais os nossos colaboradores para que eles se sintam amparados e em um ambiente harmônico e leve para poderem desempenhar um bom trabalho. Mesmo dobrando o número de colaboradores em menos de um ano, estruturamos melhor nossa área de RH e trouxemos profissionais que ficarão mais próximos de nossas equipes operacionais com o objetivo de treinar, capacitar e, principalmente, amparar cada um deles, tratando-os com exclusividade e atenção devida. Assim acreditamos que todos estarão motivados para exercer o melhor de si.

FSN: Quais são os maiores investimentos do Grupo hoje?
GF: Nosso maior investimento do Grupo hoje é na estruturação administrativa e capacitação profissional, visando melhorar a nossa eficiência operacional e capacitar nossos colaboradores.

FSN: Quais os conselhos que você dá para quem está começando a trabalhar na área?
GF: Viva o negócio com “a barriga no balcão”. Esse mercado é muito dinâmico e todos os que forem investir devem conhecer muito bem a operação de ponta a ponta e, principalmente, as necessidades do público-alvo.

FSN: Para você, como é possível alcançar êxito profissional?
GF: Disciplina, preparo, resiliência e pensamento positivo. Disciplina para ser organizado e não ser consumido pelos “problemas” do dia a dia. Crie uma rotina e tente seguir a risca. Preparo para ter a frieza de escolher os melhores caminhos e tomar decisões de forma mais segura. Resiliência pois dificuldades aparecerão constantemente. Você deve ter seu objetivo muito claro todos os dias para continuar remando contra a maré, tendo um pensamento positivo para permanecer motivado e chegar ao seu destino final.

FSN: Quais os planos da empresa em médio e em longo prazo?
GF: Estamos focados em desenvolver e expandir as marcas já existentes, atentos para boas oportunidades e continuar investindo na capacitação de todos do Grupo. Muito provavelmente teremos mais duas operações até fevereiro/2022.


Locale
www.localecaffe.com.br

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