Grandes lucros com a páscoa

    Para manter o mercado aquecido nesta Páscoa, empresas investem em inovação

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    De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a produção de ovos de Páscoa em 2014 chegou a 20,2 mil toneladas. A Associação também aponta o Brasil como o terceiro maior consumidor e produtor de chocolates no mundo, com 2,8kg/ano. De olho nesses números, empresas ligadas ao setor de chocolates investem intensamente na Páscoa de 2015.

    Lançamentos essenciais

    Por se tratar de um período atípico para as empresas produtoras de chocolate, a Nestlé afirma que se prepara durante todo o ano para a Páscoa. De acordo com a marca, essa é a época de melhor faturamento para as empresas do ramo de chocolate, seguida por outras datas comemorativas, como o Natal.

    A empresa, embora não divulgue números internos por questões estratégicas, diz que o ano passado teve bons resultados nas vendas de Páscoa. Para manter esses números positivos neste ano, a Nestlé preparou novidades para o período. Uma das novidades é a fórmula dos ovos. A nova receita possui maior concentração de leite e, por isso, deve deixar o chocolate mais cremoso.

    Além de oferecer novos produtos, a Nestlé lança ações de marketing. Neste ano, a marca decidiu criar um site exclusivo para essas promoções. A empresa também firmou parceria com a 99 Taxis. Foi lançado o aplicativo Táxi Coelho. Com essa parceria, além da distribuição de prêmios, os automóveis recebem uma decoração exclusiva.

    As novidades não param por aí. Pensando no público infantil, foi criada uma ilustração com as porções de chocolate em cada embalagem para auxiliar a manter uma alimentação balanceada nesse período. Outra novidade neste ano é o aplicativo Radar de Ovos. Segundo a Nestlé, esse aplicativo irá auxiliar os pais a dar dicas para os filhos na hora de encontrar a surpresa.

    Novas receitas para a mesma marca

    Assim como a Nestlé, a Garoto investe durante um longo período nessa data comemorativa. Com 22 itens no portfólio, a empresa aposta nas marcas consagradas pelo público. É o caso, por exemplo, do Serenata de Amor e Talento, que são destaque entre os mais vendidos da marca.

    De acordo com a empresa, o Talento chega ao comércio com uma nova fórmula neste ano. Lançada em 2014, a receita promete levar mais cacau que a antiga. Além disso, a marca Baton também ganha modificações. Para este ano, há o lançamento de um ovo de Páscoa para comer de colher. De todos os produtos vendidos pela empresa, 80% deles vêm das marcas Baton, Serenata de Amor e Talento, motivo que explica o investimento da Garoto nessas receitas.

    Além das novidades em formato de ovos, a Garoto produz também um Coelho de Chocolate como produto pré-páscoa.

    Páscoa gera oportunidades

    A Lacta, marca da Mondelez Brasil, disponibiliza 45 produtos neste ano. Dentre os itens, há os produtos pré-páscoa, infantil e em ovos, além da linha clássica oferecida pela marca.

    Na sede na Mondelez Brasil, localizada em Curitiba, foram contratados mil funcionários temporários para auxiliar na linha de fabricação. Além desse número, foram gerados mais nove mil empregos provisórios em todo país para auxiliar os consumidores na hora da compra.

    A grande novidade para 2015 é o ovo de Páscoa Oreo. Neste ano, o biscoito da marca está completando 103 anos. Outro lançamento da empresa é o ovo Bis Morango.

    “Queremos oferecer o presente mais gostoso da Páscoa e, para isso, variamos bastante o portfólio para atender todos os tipos de públicos e gostos. Os jovens podem escolher ovos divertidos e com espírito “descolado”, como o Bis, enquanto os fãs de Oreo agora têm um ovo especialmente feito para eles. E, claro, para os que não abrem mão de clássicos, os ovos mais vendidos como o Sonho de Valsa e o Diamante Negro continuam em alta”, afirma Maykon Vieira, gerente de marketing de Páscoa da Mondelez Brasil.

    Inovações para crescer mais

    A Cacau Show preparou 18 lançamentos para o período pascoal. Entre eles, o Ovo Gourmet de caramelo com toque de Flor de Sal, o sabor morango da linha Dreams e o Trio Gourmert Brigadeiro.

    Além dos tradicionais ovos de Páscoa, a empresa também oferece toda uma linha de produtos voltados para o período. Entre eles, miniovinhos ao leite, caixas de bombons e personagens da Páscoa em chocolate artesanal.

    De acordo com Raquel Massagardi, diretora de marketing da Cacau Show, a marca vem apresentando um crescimento constante. “Para a Páscoa 2015, nossa expectativa de crescimento é equivalente a 25% “, conta.
    O investimento na Páscoa de 2015 na empresa começou em julho do ano passado, quando foi projetada a produção de 7,7 mil toneladas de chocolate. A empresa faturou 2,4 bi no último ano. De acordo com Raquel, a empresa já vem apresentando um crescimento no mercado. “Creditamos isso à nossa constante busca por inovações”, conta.

    Números inspiram 2015

    Os números registrados na Páscoa de 2014 são motivo de orgulho para a Arcor. De acordo com Nicolas Seijas, gerente de marketing dos chocolates Arcor, a estimativa é que, em 2015, a empresa continue crescendo e atinja 5% de alta em relação ao ano passado. “Em 2014, registramos crescimento de 20% em valor em relação a 2013. O bom desempenho contribuiu para que a companhia subisse para 8,3% de market share em valor, contra 7,1% computados em 2013, de acordo com dados informados pela Nielsen,” afirma.

    A Arcor diz que o segredo está no portfólio. Neste ano, a empresa está apostando na linha adulta de ovos de Páscoa, com o lançamento do sabor Bon o Bon Beijinho, o mais vendido em mais de 60 países. Outro lançamento é o ovo 70% Amargo com 250 gr.

    Na linha infantil, as novidades não param. A campanha de Páscoa da Arcor será focada no personagem principal de sua linha para os pequenos: a Tortuguita. Intitulada “Páscoa Mágica”, a campanha pretende mostrar as inovações deste ano tanto na área de licenciamentos quanto marcas próprias.

    Na área de licença – na qual possui produtos exclusivos – a Arcor lançará os ovos Patati Patatá e da Disney com Rapunzel, Disney Fadas e Princesinha Sofia.

    Marcas diferentes, crescimento em vista

    A Kopenhagen, marca conhecida por comercializar chocolates finos, disponibiliza, neste ano, 70 produtos, incluindo ovos e itens exclusivos. São 17 repaginações e 17 lançamentos para esta Páscoa.

    De acordo com Renata Moraes Vichi, vice-presidente do Grupo CRM, a marca procura atender o mercado, pensando nos desejos e necessidades dos clientes.“A cada ano que passa, buscamos criar produtos mais sofisticados, exclusivos e inovadores. Mesmo com a tradição que a empresa possui, sempre temos o objetivo de surpreender os nossos consumidores”, frisa.

    Entre os lançamentos, está o ovo Sweet Trasure, confeccionado artesanalmente. Essa novidade foi criada em parceria com a marca dinamarquesa Pandora e acompanha uma pulseira de prata confeccionada especialmente para a data. Além das novidades voltadas para os adultos, a Kopenhagen traz, neste ano, uma linha com produtos licenciados Disney. Os personagens Mickey e Minnie protagonizam os ovos, que são acompanhados por uma luminária que muda de cor.

    De acordo com o grupo CRM, das marcas Brasil Cacau e Kopenhagen, a Páscoa representa 30% do faturamento anual. Para esse período rentável, o grupo investiu, neste ano, R$ 2 milhões em equipamentos industriais para produção de mil toneladas de chocolate.

    O CRM aumentou 14% sua produção em relação a 2014. Na linha de produtos Kopenhagen, o grupo espera faturar neste ano R$ 89 milhões em vendas, considerando apenas os produtos desenvolvidos para a Páscoa. Já pela Brasil Cacau, a estimativa é atingir R$ 66 milhões em faturamento. Em 2015, as duas marcas devem somar mais de 4 milhões de ovos produzidos.

    Produtos diferenciados

    Além das marcas tradicionais de chocolate, alguns chefs de cozinha oferecem outras opções para o período. Criador da grife CFC, o chef pâtissier Caio Correia oferece opções de ovos de Páscoa gourmet, além de macarons, bombons especias e ovos de codorna de chocolate ao leite.

    De acordo com o Caio, ele gosta de investir em algo que agrade quem deseja um produto diferenciado. O chef conta como é o processo de criação desses itens. “A partir de testes, fui conhecendo e analisando o mercado e desenvolvo os produtos de forma que seja bem recebidos pelos clientes,  mas que tenham um diferencial”.

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