Gestão e Atitude

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A tuando no mercado de alimentação desde 1993, a Tangará Foods é referência no setor de lácteos no Brasil. Desde 2004 na empresa, Arlindo Curzi Junior, diretor de marketing e vendas, busca sempre manter o foco, simplicidade, atitude e uma boa comunicação com toda sua equipe, visando o desenvolvimento e o crescimento da empresa.

Food Service News: Primeiramente, conte para a gente um pouco da sua história.

Arlindo Curzi Júnior: Sou Técnico em Laticínios com 25 anos de experiência, graduado em Administração de Empresas, possuo pós-graduação em Finanças e MBA em Comércio Exterior.
Atuei nas áreas de Produção, Planejamento e Pesquisa e Desenvolvimento dentro de empresas de laticínios nos estados do Sul e Minas Gerais. Em 2001, direcionei o foco da minha carreira para a área Comercial, com forte atuação em Inovação e Desenvolvimento de Mercados.

FSN: Qual a sua trajetória na empresa?
ACJ: Iniciei na Tangará Foods em agosto de 2004 como vendedor. Passei pelas áreas de Vendas, atuei em Comércio Exterior, P&D, Marketing e hoje ocupo a posição de Diretor de Marketing e Vendas. Uma trajetória dinâmica que está apenas começando.

FSN: Como é o seu dia a dia de trabalho?
ACJ: Procuro sempre manter uma comunicação simples e assertiva com minha equipe. Temos de manter o moral elevado, pois o mercado é suscetível a constantes oscilações. Muito foco, simplicidade e atitude: essa é a receita.

FSN: Quais os valores você busca agregar à empresa?
ACJ: Simplicidade e atitude. Temos de buscar a simplicidade no nosso dia a dia e ter atitude para enfrentar positivamente os obstáculos.

FSN: Como é a atuação da Tangará Foods Alimentos no mercado?
ACJ: A Tangará Foods é uma empresa brasileira que atua no mercado de alimentos desde 1993 e seus fundadores acumulam 40 anos de experiência no setor. A empresa se originou no grupo Nacional Comércio e Empreendimentos e hoje, em plena expansão, tem a meta de estar entre as maiores empresas do segmento de Food Service. A companhia cresceu 35% por ano nos últimos cinco anos e é uma referência no setor de lácteos no Brasil. A empresa, que já era líder em soluções lácteas e leite em pó, passou a exportar café verde em grãos e atender ao Food Service, mercado que movimenta R$ 75 bilhões. Um mix robusto de produtos e investimento alto em importação ajudaram a Tangará a subir 126% seu faturamento no primeiro semestre de 2010 em comparação ao mesmo período em 2009, e encerrou 2010 batendo o recorde de R$ 1,120 bilhão.
Há 14 anos, lançamos no mercado a tecnologia do Purelac. Há três, implementamos o conceito de mix de ingredientes para indústrias alimentícias. Somos os maiores fornecedores de leite em pó para as indústrias do Brasil. Nosso mix de produtos abrange os segmentos de panificação e confeitaria, sorveteria, laticínios e Food Service em geral. No total, trabalhamos atualmente com cerca de 50 produtos. A linha Purelac é nosso carro-chefe, tecnologia inovadora que substitui em até 100% o leite integral ou desnatado para aplicações em doces, chocolates, pães, sorvetes, entre outros. Também está no mix a linha Nutrimax, composta por flocos de batatas, pré-misturas para pães, fermento biológico, caldos de carne e de galinha e outros ingredientes para a indústria de alimentos.
Aquisições, fusões e aumento de portfólio
fazem parte do plano de expansão. Esperamos triplicar a nossa fábrica em Estrela/RS nos próximos cinco anos, e novos investimentos estão previstos. Fizemos um planejamento estratégico para a área de ingredientes da empresa visando atender ao Food Service. A meta é fazer da marca Tangará Foods uma das gigantes do segmento e também entrar no varejo – já iniciamos nossa empreitada com o creme de leite, o leite condensado e o composto lácteo Purelac.
Nossa missão é muito clara – expandir nossa linha de produtos e consolidar nossa presença de norte a sul do país. Estamos investindo em Centros de Distribuição e na parceria com Distribuidores Homologados para alcançar níveis de excelência no atendimento ao cliente final. No caso do Food Service, queremos atender aos restaurantes e padarias com produtos que sejam relevantes e com alto nível de serviço. Nossa área de Inovação lança uma média de 50 novos produtos por ano. Nossa expectativa é sermos reconhecidos como a melhor opção de compra para o Food Service nos próximos meses.

FSN: Como você classifica o mercado de food service atualmente?
ACJ: É um mercado muito dinâmico. Falar em crescimento é “chover no molhado”. A mudança que estamos vivenciando é estrutural, não é modismo. Estamos mudando hábitos de consumo e a refeição fora do lar já é uma realidade. Acredito que a mudança que os empresários de padarias realizaram no Brasil, ao diversificarem negócios, mix de produtos, formas de atendimento e profissionalização é um “case” mundial de sucesso. Realmente estamos dando um show no mercado de Food Service.
FSN: Qual o público-alvo da empresa?
ACJ: Nossa ação comercial contempla todos os grupos estratégicos de clientes do Food Service. Seremos reconhecidos como a melhor opção de compra para o Food Service.

FSN: Quais os campos de atuação da
Tangará Foods?
ACJ: Temos quatro grandes áreas de negócio na empresa: Grandes Indústrias de Alimentos, Varejo, Food Service – pequenas e médias indústrias de alimentos, e Exportação.

FSN: O que você acredita ser fundamental para obter êxito profissional?
ACJ: Estar sempre atualizado com informações de mercado e com reciclagens nas áreas de conhecimento, e, principalmente, atitude.  Não adianta ter o conhecimento se ele não é aplicado.

FSN: Quais fatores são fundamentais para a consolidação e crescimento de uma empresa?
ACJ: Manter o foco no core business, fortalecer o relacionamento com clientes e fornecedores, investir em Recursos Humanos e, principalmente, em inovação.

FSN: Quais os planos, metas e investimentos que a Tangará Foods pretende realizar?
ACJ: Vamos continuar investindo em novos produtos e na melhoria dos níveis de serviço para melhor atender ao mercado, via Centros de Distribuição próprios e em parcerias com Distribuidores Homologados. Além disso, um robusto projeto de fusões e aquisições está em curso, o que fortalece nosso plano de expansão de mercado.
Vamos investir, também, na área de Recursos Humanos, pois para manter o nosso nível de excelência precisamos atrair e reter os melhores talentos.
E nossa meta principal: ser reconhecida como a melhor opção de compra para o Food Service.

Tangará Foods
www.tangarafoods.com.br

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