Gestão de Pessoas e o alinhamento das competências ao negócio

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    A gestão de pessoas envolve as práticas e políticas necessárias para conduzir os aspectos relacionados ao ser humano e ao seu trabalho nas organizações. Dentro disso, o atual mercado, de concorrência e competitividade acirrada, os treinamentos e o consequente desenvolvimento das empresas através das pessoas, auxiliam a implantação de estratégias competitivas a partir de sua base operacional.

    De forma geral, a gestão de pessoas deve buscar três principais objetivos: atrair pessoas qualificadas e competentes; apoiar o desenvolvimento do potencial dos colaboradores e manter os trabalhadores comprometidos com os objetivos da organização.

    O surgimento da área ocorreu no início do século XX, para mediar e reduzir conflitos entre as pessoas e as organizações. Entretanto, atualmente, as empresas devem, cada vez mais, reconhecer a importância estratégica que as pessoas têm para seu sucesso. E tudo isso é evidente que é muito necessário em toda e qualquer empresa do food service.

    O modelo mais completo para o desenvolvimento organizacional através das pessoas é a gestão das competências. Esse conceito envolve a tríplice integração entre conhecimentos, habilidades e atitudes de todos os funcionários de uma empresa alinhada com a estratégia desta junto ao mercado.

    Em geral, as empresas do food service sofrem em relação ao alto índice de rotatividade e absenteísmo dos funcionários em suas unidades, com a falta de experiência de muitas dessas pessoas e até da responsabilidade na realização de muitas atividades no dia a dia. Assim, a gestão de pessoas se mostra ainda mais crucial para a área.

    Outro ponto que saliento a partir da minha vivência e experiência profissional em consultoria e treinamentos é a falta de formação mínima para algumas funções como uma das principais dificuldades encontradas em vários restaurantes na contratação de funcionários. Muitos profissionais não são capacitados ou possuem cursos e treinamentos na área de atuação.

    Assim, qualificar, desenvolver a gestão de pessoas nas várias organizações do segmento, de modo a oferecer diferenciais nas competências profissionais que contemplem desde condições de segurança alimentar no manuseio de alimentos como práticas de bom atendimento ao cliente, são procedimentos de gestão fundamentais nas atuais épocas.

    Por fim aqui, para se apostar cada vez mais na personalização dos produtos e serviços (tamanho, quantidade, sabor, comportamentos, contextos), a organização depende de profissionais preparados, comprometidos e dedicados, e isso é plenamente possível para toda e qualquer empresa com uma área de gestão de pessoas desenvolvida como fonte de vantagem competitiva.

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