Ganhos nas alturas

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P ossibilitando a alimentação durante os voos, o serviço de catering aéreo é de fundamental importância e exige cuidados que envolvem segurança, higienização e o preparo dos alimentos a serem servidos aos passageiros. O serviço visa atender aos desejos e necessidades dos clientes dentro das peculiaridades de cada voo, permitindo, assim, que a culinária se faça presente também no mundo da aviação.

Menu de boas sensações

Com uma frota composta por 156 aeronaves, a TAM Linhas Aéreas trabalha com três matrizes de serviço de bordo em seus voos domésticos – uma para os voos chamados de Super Pontes, entre São Paulo e Congonhas; Rio de Janeiro e Santos Dumont; Curitiba e Porto Alegre; e Belo Horizonte e Confins, além de outras duas matrizes que levam em consideração o horário de decolagem, a duração do voo e suas características.

De acordo com a empresa, o serviço de bordo não possui custo, e o exclusivo menu “Sabor que faz Bem”, elaborado com a consultoria da talentosa chefe Bel Coelho e disponível nos voos internacionais, oferece pratos com uma harmoniosa combinação de ingredientes funcionais, integrais e orgânicos, visando proporcionar uma alimentação rica em nutrientes, que traz uma sensação de leveza, bem-estar e satisfação. “Na Primeira Classe, como exemplo de pratos, podemos citar costeletas de cordeiro acompanhadas de cuscuz marroquino com amêndoas e uva passa servidas com aspargos verdes ao vapor; filé de Saint Pierre com quinoa e abobrinha ao azeite; tortelloni recheado de queijo Minas, alho-poró e escarola ao molho de tomate concassé e azeite de alecrim com pinoli. Já em relação às sobremesas, destacam-se o trio com tartelette de limão, torta de chocolate e mini savarin com frutas ao molho de amora”, relata a companhia.

A TAM afirma que, para harmonizar com os sofisticados pratos do menu internacional da companhia aérea, o sommelier buscou vinhos de altíssima gama em diferentes países, com foco nas mais importantes regiões vinícolas do continente europeu. “Na Primeira Classe, por exemplo, o champanhe Drappier La Grande Sendrée – Champagne/França, proveniente de vinhedos de mais de 70 anos de idade, é sucesso garantido. Entre os vinhos, destacam-se o branco Dr. Bürklin-Wolff Pechstein Grand Cru – Pfalz/Alemanha e o tinto La Croix Figeac – St. Émilion/Bordeaux/França, entre outras opções”.

A empresa informa que são disponibilizados cardápios especiais para atender a necessidade dos clientes. “Entre as opções de refeições oferecidas, encontram-se comidas halal, kosher, vegetariana e para passageiros que possuem restrição alimentar, como diabéticos e hipertensos, entre outras”. Para o menu especial, as solicitações devem ser feitas com, no mínimo, 24 horas de antecedência na central de reservas, e para as comidas judaicas, esse prazo é de 48 horas.

Serviço diferenciado

Fundada em 1919 na Colômbia, a Avianca é a primeira companhia aérea do continente americano, e hoje atua nos principais destinos nacionais.
Segundo Tarcísio Gargioni, vice-presidente comercial e de marketing da Avianca, todo o serviço de catering aéreo é feito por e=mpresas terceirizadas especializadas nesse segmento. “Essas empresas de catering são contratadas pela Avianca. Estipulamos previamente aquilo que será para passageiros e tripulantes, e as mesma fazem o embarque diretamente nas aeronaves”, diz.

Ele relata que o padrão de serviço são sanduíches, quentes ou frios, dependendo da aeronave, mas que em algumas rotas buscam surpreender os passageiros. “Por exemplo, na Ponte Aérea Congonhas – Santos Dumont – Congonhas, temos o serviço de café da manhã no qual é servido sanduíche quente com frutas da estação; e nos voos após as 11hrs servimos ‘comidinhas’, como risotos, massas, galinhadas, escondidinho de carne seca e panquecas americanas, acompanhadas de sobremesas e bebidas. Já a Rota São Paulo – Brasília – São Paulo acompanha o conceito de serviço de sanduíche com frutas ou sobremesa, dependendo do horário; e nas demais rotas o serviço padrão de sanduíche com bebidas”, relata.

Gargioni afirma que o serviço está presente em todos os voos, mas que em rotas bem curtas como Ilhéus – Salvador, Recife -Natal e Salvador – Aracaju, é oferecido um serviço adequado à rota – tempo de voo, além da variedade de bebidas oferecidas. “Todas as refeições são fornecidas por empresas terceirizadas, e nenhum serviço de alimentação da Avianca é cobrado à parte”, diz.

Ele diz que o catering aéreo hoje em dia é um fator determinante daquilo que você espera como serviço de uma empresa aérea, pois há muita discrepância de uma empresa para a outra. “A Avianca preserva um serviço diferenciado, o qual está sendo reconhecido pelos seus passageiros”, conta.
Em relação ao crescimento apresentado, ele afirma que a Avianca apresentou um forte crescimento nos últimos anos, triplicando a quantidade de passageiros transportados. “A empresa se preocupa com um crescimento sustentável, sólido e mantendo o diferencial em serviços e produtos. Está muito claro e perceptível ao cliente nosso posicionamento”, diz.

Para todos os gostos

Presente em 13 países e há onze anos no mercado brasileiro, a GOL realiza quase 900 voos diários para 62 destinos nacionais e internacionais. Possuindo foco constante na redução de custos, a estratégia da companhia é definida pelo crescimento rentável por meio de uma estrutura de baixo custo e alta qualidade no atendimento ao cliente.

Focada em inteligência, a empresa afirma que trabalha para oferecer sempre as tarifas mais atrativas e um serviço justo ao cliente. “Com o serviço de venda a bordo é possível disponibilizar um cardápio variado, que atende a diferentes perfis de consumidor, respeitando aqueles que optam por não consumir no voo e, consequentemente, deixam de pagar o preço que antes era embutido no valor da passagem”, afirma a empresa.
O novo cardápio conta com chá gelado, refrigerantes, sucos, achocolatados, cafés, cerveja, vinho, amendoim, salgadinhos variados, castanhas, chocolates, cookies, sopa instantânea e 3 opções de sanduíches, trazendo ainda os combos – café da manhã, Kids, Toda Hora e Leve, com diferentes combinações dos produtos acima; e kits compostos por cinco produtos. “Os clientes poderão encolher entre duas versões de café da manhã e duas de lanche, todos com o valor fixo de RS 10,00”, informa a companhia.

A GOL afirma que, para agilizar o processo de compra e oferecer maior comodidade aos clientes, em voos com duração inferior a 1h, como entre São Paulo e Rio de Janeiro por exemplo, o cliente só poderá escolher um dos novos kits. Já em operações com duração acima de 1h terão o cardápio completo – produtos, combos e kits para oferecer aos clientes.

TAM
www.tam.com.br

Avianca
www.avianca.com.br

GOL
www.voegol.com.br

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