FS Internacional: Under, o primeiro restaurante submarino da Europa

0
5

Localizado na costa Sul da Noruega, empreendimento fica a cinco metros e meio abaixo do nível do mar e também funciona como centro de pesquisa para a vida marinha

Uma viagem para o desconhecido. É assim que um dos idealizadores e proprietários do primeiro estabelecimento de alimentação fora do lar submarino da Europa, o Restaurante Under, resume o que é ir até o local e desfrutar da diferente experiência de comer a cinco metros e meio abaixo do nível do mar.

Localizado em Lindesnes, na costa Sul da Noruega, o Restaurante Under conta com uma arquitetura futurista e foi inaugurado no começo de abril deste ano pelos irmãos Stig e Gaute Ubostad. Porém, apesar do pouco tempo de funcionamento, já é um verdadeiro sucesso em todo o mundo.

“A atenção e a exposição na mídia têm sido absolutamente incríveis. Temos tido muitos retornos positivos. Por isso, servimos felizes os nossos clientes todos os dias. A combinação de natureza, mar e o diferente edifício, além de boa comida e vinho, encontraram um lugar perfeito no mercado”, garante Gaute.

O Restaurante Under tem uma vista panorâmica do fundo do mar, o que oferece aos clientes uma inesquecível conexão com a vida selvagem marítima. Toda a estrutura do estabelecimento, que, por fora, parece um grande tubo parcialmente submerso ou uma plataforma de aterragem, foi projetada pelo prestigiado estúdio de arquitetura norueguês Snøhetta. O mesmo estúdio também assina os projetos da Opera House, em Oslo, e o memorial do 11 de Setembro, em Nova York, nos Estados Unidos.

“A arquitetura é absolutamente incrível. Estamos extremamente orgulhosos do edifício e do interior dele. O Snøhetta tem sido um importante contribuinte para o nosso projeto, pois nos ajudou a fazer algo extraordinário”, afirma Gaute.

O Restaurante Under também funciona como um centro de pesquisa para a vida marinha. Sua parte superior é coberta por madeiras, o que se assemelha a uma sauna de médio porte. Mas, depois de descer apenas um lance de escadas, quem vai até o restaurante tem a grata surpresa de uma grande sala de jantar com capacidade de acomodação de até 40 pessoas, cercada por uma imensa janela.

“Ao convidar os nossos visitantes a mergulhar no ecossistema marinho norueguês, o Under fornece um novo nicho para o turismo subaquático. Cada cliente tem uma oportunidade única de experimentar um universo submerso e explorar a vida marinha de uma maneira nunca vista”, diz Gaute.

Outro grande diferencial do Restaurante Under é que suas instalações foram projetadas para que, com o tempo, toda a sua estrutura se torne parte do ambiente marinho onde está localizado. Isso porque a rugosidade da concha de concreto do seu edifício irá funcionar, no decorrer dos anos, como um recife artificial, abrigando lapas e algas. Além disso, suas grossas paredes de concreto encostadas na costa escarpada são capazes de suportar a pressão e o choque das condições acidentadas do mar.

O teto do restaurante é todo revestido com painéis de tecido que fazem referência às cores de um pôr do sol que cai no oceano, como se fosse uma metáfora para a jornada da descida da terra para o mar. E tudo isso acompanha a passagem dos clientes pelas escadas do restaurante.

Já as enormes janelas do Under foram pensadas para oferecer uma visão do leito do mar aos visitantes do local à medida que o estabelecimento muda durante as estações do ano e às condições climáticas variadas.

Inspiração

Conforme Gaute, a idealização, construção e inauguração do Restaurante Under têm como principal inspiração a vontade que ele e seu irmão Stig sempre tiveram de trazer inovação e um futuro promissor a costa Sul da Noruega, terra natal de ambos. “Nós queríamos criar algo novo e visionário para a nossa região”, relata.

Alinhado a esse pensamento modernista e promissor, Gaute e Stig escolheram o nome Under, que, em inglês, significa debaixo. Mas, na língua norueguesa, é sinônimo de maravilha. “Somos não só o primeiro restaurante submarino da Europa, como também o maior do mundo”, enfatiza Gaute.

Menu

Nicolai Ellitsgaard é o chef que comanda a cozinha do Restaurante Under. Ele partilha, por meio de material de divulgação do negócio, que o menu do inusitado estabelecimento de alimentação fora do lar é composto por “ingredientes frescos e sabores puros e nus. Ao mesmo tempo, queremos oferecer uma experiência gastronômica única, que introduza nossos clientes além de sua zona de conforto”, resume.

De acordo com Gaute, o cardápio do Restaurante Under é sazonal e foi pensado com o intuito de agradar a diversos tipos de paladares. “Criamos um menu para todos os tipos de clientes. Acreditamos que essa é a melhor maneira de mostrar, a cada temporada, um produto único e onde estamos localizados nesse remoto canto do mundo. Os nossos clientes são de todo o mundo e não temos um menu de crianças”, detalha.

Paralelamente ao menu sazonal, também há a oferta de combinações de bebidas que complementam a culinária do Restaurante Under, inclusive há bebidas não alcoólicas desenvolvidas pela própria equipe do local. “Também temos uma extensa lista de vinhos criada para apoiar nossa comida e seus desejos”, informa Ellitsgaard.

Uma refeição completa no Restaurante Under, baseada em ingredientes locais e frutos do mar, pode custar até 2250 coroas norueguesas. Ou seja, cerca de 982,69 reais por pessoa, incluindo bebidas.

“O menu de imersão é composto por 17 a 18 pratos e, para obter a experiência perfeita, você precisa da degustação completa. É absolutamente incrível. A experiência é mais do que um jantar. Você tem que experimentar tudo. A vista e o edifício, juntamente com os nossos alimentos e bebidas, lhe proporcionam uma experiência inesquecível”, ressalta Gaute.

Funcionamento

O Restaurante Under só funciona para o serviço de jantar e conta com o trabalho de quase vinte profissionais. “Somos aproximadamente 17 pessoas na cozinha e na administração como um todo. Trabalhamos em equipe, com uma simbiose e harmonia perfeitas uns com os outros. Todo mundo tem seu papel durante a noite. Por isso, nos complementamos com o melhor de cada um”, avalia Gaute.

Durante todo este ano, Ellitsgaard irá experimentar ingredientes locais noruegueses e composições diferentes, o que promete proporcionar cada vez mais aos clientes do Restaurante Under uma experiência gastronômica única.

“Somos tão sortudos! Não só o mar é preenchido com uma grande quantidade de peixes deliciosos e inúmeros tipos de conchas, mas as praias aqui também oferecem uma abundância de ingredientes interessantes”, frisa Ellitsgaard.

Restaurante Under
www.under.no
Snøhetta
www.snohetta.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

catorze + vinte =