Fs Chef: Stuppendo: o empreendimento de Edu Guedes

    0

    Marca do famoso chef conta com três lojas fixas e atende 30 restaurantes estrelados de São Paulo, além de companhias aéreas

    Apresentador do programa de televisão ‘Edu Guedes e Você’, na Rede TV, Eduardo Sanches Guedes, de 40 anos, natural de São Paulo, capital, também é um empresário de sucesso no ramo food service. Ele é fundador e proprietário da gelateria Stuppendo. Também é autor de diversos livros de culinária.

    Formado em Administração de Empresas e Economia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo, Edu Guedes também estudou e trabalhou com gastronomia fora do país antes de empreender no ramo de alimentação.
    “Tive contato com a culinária italiana através da minha avó Naiste, e esse amor me motivou a trabalhar com gastronomia, embora minha formação fosse outra. Estudei gastronomia em Bologna, na Itália, e também me dedico ao universo dos gelatos desde a inauguração da Stuppendo, um empreendimento familiar”, conta o apresentador.
    A gelateria Stuppendo de Edu Guedes, naturalmente, tem DNA italiano e foi fundada em 1996 por ele e sua mãe, Leila Sanches Garcia Pega. “Na Stuppendo, criamos um conceito de produto artesanal que é eterno, porque sai da padronização e surpreende todos os tipos de paladares”, ressalta o chef.

    Atualmente, a marca Stuppendo já conta com três lojas fixas, sendo uma própria e duas franquias. O negócio também é voltado ao atendimento de clientes externos, sendo cerca de 30 restaurantes estrelados em São Paulo, além de companhias aéreas pelas quais os gelatos Stuppendo são servidos em voos para passageiros de primeira classe.
    Na produção dos itens, somente são utilizadas frutas in natura, açúcar orgânico, água mineral, leite e creme de leite frescos, castanhas, nozes, amêndoas e cacau provenientes dos melhores produtores mundiais. “Este ano, estou completando 25 anos de trabalho profissional e procuro usar sempre produtos de qualidade para tentar surpreender com receitas simples”, enfatiza Edu Guedes.

    A sede da Stuppendo fica no bairro Moema, em São Paulo, e a primeira loja franqueada está aberta desde 2014 na Vila Leopoldina, também na capital paulista. Já a segunda franquia da rede foi inaugurada em outubro do ano passado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

    Como tudo começou

    De acordo com Leonardo Guedes, irmão de Edu Guedes e diretor da área de expansão da Stuppendo, a ideia de empreender no ramo gastronômico surgiu da sua mãe e do marido dela, Pierluigi Pega, descendente de italianos.

    “A história da Gelateria Stuppendo tem raízes na Itália, mais precisamente em Torino, na região do Piemonte, que é respeitada e premiada mundialmente por sua riqueza gastronômica e por sua deliciosa ‘pasticceria’. Teve início em 1930 com o jovem Carlo Pega, que estudou paneteria e confeitaria em Lion, na França. Ao retornar para sua cidade natal, trabalhou nas melhores confeitarias da cidade aprendendo os segredos dos patissieres torinezes, que brilhavam na arte de chocolates, mil-folhas e gelatos. Em 1940, ele inaugurou sua própria panificadora e confeitaria na cidade de Biela, onde seu negócio prosperou com suas criações e qualidade na produção. Na década de 50, imigrou para o Brasil. Nos meados do ano 1996, o destino traçou um novo cenário para parte da família, quando seu único filho e sua nora Leila Pega, com a colaboração de seu neto primogênito Eduardo Guedes, resolvem empreender com a abertura da Gelateria Stuppendo, em São Paulo, com viés na tradição, talento e criatividade. Valores que foram herdados da família italiana e permanecem até os dias atuais. Ao iniciar o processo de franchising, em 2014, uniu-se a esse time de sucesso mais um membro da família, Leonardo Guedes”, resume a assessoria de imprensa de Edu Guedes.

    Nas palavras de Leonardo Guedes, “o negócio Stuppendo, basicamente, gira em torno do gelato, pois a empresa foi a primeira a introduzir o conceito do sorvete como ‘alimento’ no Brasil. É o principal negócio da Stuppendo e gira em torno de 80 a 84% das vendas do empreendimento. Já os outros 16 a 18% variam entre café, água, doces, salgados e os outros produtos que fazem parte do cardápio Stuppendo. Os produtos ofertados na Stuppendo vão muito além dos famosos gelatos. A empresa disponibiliza uma linha completa de mais de doze trufas, brigadeiros, suspiros, bolos, além de toda parte de cafeteria. O sorvete, logicamente, é o carro-chefe da marca. O perfil do cliente Stuppendo é ABC, abrangendo a faixa etária de 5 a 80 anos”, detalha.

    O diretor da área de expansão Stuppendo revela ainda que “o valor de investimento referente a tudo que envolve a marca Stuppendo, hoje em dia, passa dos quatro milhões de reais. A projeção do retorno de investimento para franquia é de cerca de 36 meses. Mas já temos como experiência uma franquia concluída, a da Vila Leopoldina, onde o retorno foi de 24 meses, e também da loja de Moema, que também teve o retorno de investimento em menos de 24 meses”, esclarece.

    Para Leonardo Guedes, o grande diferencial da Stuppendo “é o seu produto autoral, produzido desde sua base com os melhores ingredientes, o que torna o sorvete mais leve, de altíssima qualidade. O objetivo sempre foi produzir o melhor gelato do Brasil”.
    O outro lado da moeda

    Apesar do grande sucesso que Edu Guedes possui por meio dos seus diversos trabalhos públicos e da marca Stuppendo juntamente com a sua família, o apresentador de televisão garante que, quando o assunto é empreender, também existe o outro lado da moeda.
    “Não se consegue sucesso em qualquer profissão que se abrace sem muito trabalho e dedicação. É necessário muito estudo e seriedade. Atualmente, com mais de 28 livros editados, posso dizer que alcancei um certo sucesso e que vivo dessa profissão”, salienta o apresentador.

    Leonardo Guedes complementa o irmão e confessa que “empreender no ramo da alimentação não é nada fácil. Lógico que todo ramo tem as suas dificuldades. Existem vantagens e desvantagens. Acredito que as vantagens são maiores que as desvantagens, porque o ramo de alimentação não sofre tanto com as crises econômicas ou outras desvantagens que outros segmentos apresentam. A área de alimentação, desde que bem administrada, é altamente lucrativa. Uma vantagem também é poder trabalhar com produtos de alta qualidade, de origem orgânica, que geram saúde etc. É uma atividade prazerosa e que traz muitas vantagens. O objetivo inicial quando abrimos o negócio no ramo de alimentação era a alta lucratividade e ao mesmo tempo alcançar o retorno do investimento feito. Como já estamos há quase 25 anos nesse negócio, o objetivo foi amplamente alcançado”, comemora.

    Planos

    No Brasil, a família de Edu Guedes não possui outros negócios além da Stuppendo. Porém, ainda conforme Leonardo Guedes, “alguns primos e tios da nossa família possuem restaurantes na Itália. Então, podemos dizer que estamos 100% envolvidos no ramo gastronômico”, considera o diretor da área de expansão, que revelou à reportagem que Edu Guedes e sua família pretendem abrir mais duas lojas franqueadas Stuppendo este ano.

    Edu Guedes
    www.facebook.com/eduguedesreal/
    Edu Guedes e Você
    www.redetv.uol.com.br/eduguedesevoce/
    Stuppendo
    www.stuppendo.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here