FS Agência: Propaganda ainda é a alma do negócio

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Atualmente, bordão se fortifica e destaca a grande importância do trabalho das agências de comunicação para as empresas

Uma pesquisa intitulada ‘Causa Mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida’, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas São Paulo (Sebrae-SP), mostra que 25% das organizações que fecham as portas nos cinco primeiros anos de vida não investem em publicidade. Além disso, um levantamento do Google, um dos maiores canais de publicidade do mundo, aponta que 98% dos consumidores procuram pelas empresas por meio da web.

Dados divulgados pelo Empresômetro, que trabalha com inteligência de negócios, indicam que foram abertas mais de 1.000 novas agências de publicidade no Brasil durante 2017, o que representa um aumento de 8,7% em relação a 2016, conforme a Receita Federal do Brasil. O estudo ainda diz que a maior parte das novas agências está no Estado de São Paulo, com 344, seguida pelo Paraná, com 87, Rio de Janeiro, com 78, e Minas Gerais, com 75.

Só em 2017, a publicidade foi a responsável por movimentar R$ 134 bilhões em compra de mídia, segundo mensuração da Kantar Ibope Media, realizada por meio de consulta de 700 veículos de comunicação. Estima-se que mais de 84 mil marcas foram expostas na mídia no mesmo período, o que representa crescimento de 1,4% em relação a 2016.

Já a pesquisa “Digital AdSpend 2018”, feita pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), revelou que a publicidade digital no Brasil cresceu 25,4% em 2017, saltando de R$ 11,8 bilhões em 2016 para R$ 14,8 bilhões. A IAB Brasil congrega mais de 250 empresas, entre anunciantes, agências, veículos e empresas de tecnologia.

Serviços

Diante de um atual mercado tão amplo e diversificado, os serviços prestados pelas agências de comunicação/publicidade/marketing também variam bastante.

A Publicis é uma agência de comunicação integrada, focada em criatividade, dados e tecnologia, fundada por Marcel Bleustein-Blanchet em 1926, na França. Mas, hoje em dia, está presente em mais de 130 países nos cinco continentes.

Marcelo Fonseca
“Comunicação feita pela agência é um plus à excelência do cliente, divulgando a marca para o mercado com uma comunicação eficiente”, afirma Marcelo Fonseca, diretor de conta para o Habib’s na Publicis Brasil

De acordo com Marcelo Fonseca, diretor de conta para o Habib’s na Publicis Brasil, também conhecida como PBC Comunicação, a “missão da Publicis no Brasil é ser o parceiro ideal no processo de transformação dos negócios dos clientes, antecipando mudanças e oferecendo soluções com excelência e constante medição de resultados. Possuímos uma equipe exclusiva dentro do cliente e isso faz com que todas as ações possam ser acompanhadas de perto juntamente com o time de marketing. Essa estrutura faz com que todos os resultados possam ser analisados de maneira rápida, podendo ter a possibilidade de realizar manobras rápidas e eficientes em decisão conjunta ao cliente. Toda e qualquer ação de comunicação nesse segmento é mensurável por meio das vendas e fluxo nas lojas semanalmente”, explica.

Fonseca conta que os serviços prestados atualmente pela Publicis são “publicidade, estratégia de marketing, branded content, brand design, gestão do relacionamento, inteligência de dados e consumo, análise do consumo, gerenciamento de dados, produção digital, e-commerce, m-commerce, mkt (direto, promocional, integrado, experiência, mobile), social media e websites”, detalha. Entre os principais clientes da Publicis no Brasil estão o Bradesco, P&G, Nestlé, Heineken, Carrefour, Sanofi, Senac-SP e Habib´s.

Fabio Salvanini de Brito
“Somos 400 profissionais. Maior time na Leo Burnett desde 1985, quando a agência instalou-se no Brasil”, ressalta Fabio Salvanini de Brito, vice-presidente executivo de atendimento da Leo Burnett

Outra grande agência de comunicação atuante no Brasil é a Leo Burnett, que “oferece soluções completas e customizadas de comunicação e marketing para seus clientes”, conforme destaca Fabio Salvanini de Brito, vice-presidente executivo de atendimento da agência.

A Leo Burnett é uma agência multinacional, fundada em 1935, em Chicago, nos Estados Unidos, por Leo Burnett. “Atualmente, somos subsidiária integral do Publicis Groupe, um dos maiores grupos de comunicação do mundo. E a rede Leo Burnett Worldwide é também uma das mais importantes e premiadas do mundo, estando sempre entre as três primeiras colocadas. Somos 400 profissionais. Maior time na Leo Burnett desde 1985, quando a agência instalou-se no Brasil. Temos 11 clientes em nossa carteira, sendo que alguns deles são grupos que possuem mais de uma marca, como Grupo Camil (Camil Grãos, Coqueiro e União) e Grupo Ferrero (Ferrero Rocher, Kinder, Tic Tac e Nutella), por exemplo. Também atendemos a Ajinomoto, Bayer, O Boticário, Bradesco, Extra, Fiat, Kellogg’s e Samsung”, partilha Brito.

Os atuais serviços prestados pela Leo Burnett são consultoria de marketing, planejamento estratégico e de mídia e operações tailor made. “Todo trabalho realizado junto aos clientes é mensurado. Seja em pré ou pós-teste, seja no impacto de awareness, preferência e até mesmo em market share”, diz o vice-presidente executivo de atendimento da agência.

A Edelman é outra influente agência atuante no Brasil, com cerca de 180 profissionais e aproximadamente 90 clientes de diferentes setores. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, a marca Edelman foi fundada em 1952, também em Chicago, nos Estados Unidos, por Daniel J. Edelman. Hoje, é a maior agência de relações públicas do mundo, com mais de cinco mil colaboradores em 65 escritórios em todos os continentes. Está no Brasil desde 1997, atualmente com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro.

“Prestamos os serviços de planejamento estratégico, criação e conteúdo, mídias sociais, mídia paga, imprensa e influenciadores, engajamento interno, public affairs, crise, pesquisa e analytics. Nossos trabalhos sempre são focados em resultados, a partir da necessidade de nossos clientes. Na área de alimentos e bebidas, atendemos clientes como Pandurata Alimentos (Bauducco), Hershey, Lipton e Starbucks. No caso de Bauducco, por exemplo, atuamos no lançamento do novo posicionamento da linha kids da marca”, informa a assessoria da agência.

Relevância

Há, de fato, uma grande importância do trabalho das agências de comunicação para as empresas. Para Fonseca, da Publicis, “a comunicação feita pela agência é um plus à excelência do cliente, divulgando a marca para o mercado com uma comunicação eficiente. Uma campanha bem-feita traz inúmeros benefícios ao cliente. Com o advento da era digital, podemos ter viralizações na web, outros públicos conhecendo a marca e, assim, ser referência para o mercado”, avalia.

O diretor de conta da Publics ressalta ainda que, em especial, “o mercado de alimentação fast-food do Brasil vem em uma crescente. Porém, em meio a toda a crise que o país sofreu, somente os estabelecimentos que conseguiram se reinventar mantendo preço e qualidade puderam se manter saudáveis economicamente. Diante disso tudo, o consumidor passa a ser ainda mais racional e as empresas do setor precisam ter, cada vez mais, atenção no momento de criar suas estratégias, uma vez que a redução de gastos dos brasileiros passa, quase sempre, pelo prato. Com isso, fica claro a importância de as empresas terem agências parceiras que possam analisar esse cenário e oferecer estratégias de comunicação assertivas, de forma que possamos atrair os consumidores, principalmente, os mais jovens, entre 18 a 34 anos, que respiram tecnologia e inovação. A Publicis, hoje, oferece uma gama de ferramentas de análises e estratégias que conseguem suportar todos os objetivos do cliente de forma eficiente, sem contar a grande proximidade com o negócio do cliente, fazendo com que possamos conhecer de perto todas as necessidades da empresa no segmento de food service”, salienta.

Brito, da Leo Burnett, enfatiza que “o papel de uma agência é criar conexões significativas entre consumidores e marcas. Empregar soluções criativas que ajudem a transformar o comportamento humano e trazer à tona posicionamentos de marca que sejam únicos e que gerem transformações de negócio para os clientes. Qualquer empresa que oferece produtos e/ou serviços e que busca diferenciação e conexão com consumidores precisa dos serviços de uma agência. Desenvolvemos projetos que criam conexões entre as marcas e os consumidores. Toda marca/produto precisa ter um relacionamento com as pessoas. Publicidade bem-feita gera resultado. A marca melhora presença e percepção nas mentes das pessoas. O produto ou serviço passa a ser mais desejado e admirado, adquirindo vantagens competitivas versus a concorrência e, em último caso, gerando clientes mais fiéis”.

A assessoria da Eldeman considera que “uma agência pode se tornar uma parceira estratégica, contribuindo para que os desafios do negócio sejam superados”.
Por fim, Brito, da Leo Burnett, resume que “uma agência ajuda a transformar as fortalezas de uma marca em um propósito que fale com o target daquele negócio na busca de resultados”.

Publicis
www.publicis.com.br
Leo Burnett
www.leoburnett.com.br
Edelman
www.edelman.com.br

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