Frozen Yogurt ainda rende diversos frutos

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O boom do produto foi em 2011, mas empresários garantem que o item ainda é bastante procurado e consumido

Há mais de uma década, uma sobremesa gelada tem conquistado o paladar de milhões de pessoas: o frozen yogurt. Mas como está esse mercado atualmente? Profissionais respondem.

Vendas

Frozen Yogurt ainda rende diversos frutos
Rafael Corte, do Jah do Açaí, diz que o iogurte oferecido pela marca tem grande aceitação e representa 10% do consumo de produtos da sua linha

Fundado em 2009, em Conselheiro Lafaiete (MG) e transformado em franquia no ano de 2016, o Jah do Açaí produz e distribui açaí, frozen yogurt, sorvetes e picolés artesanais, com receitas exclusivas.
“Nosso frozen yogurt é feito com iogurte natural, onde pode ser com o acréscimo de frutas ao gosto do cliente”, inicia Rafael Corte, sócio-fundador do Jah. “Nossos produtos são naturais, sem conservantes e aromatizantes”, salienta o sócio-fundador.
O iogurte do Jah tem grande aceitação e representa 10% do consumo de produtos da sua linha. Segundo Rafael, “de olho em quem busca uma dieta mais equilibrada, sugerimos incluir no cardápio o diferencial de baixa caloria do iogurte se comparado ao sorvete tradicional”, diz.
“Percebemos que as pessoas que buscam o frozen yogurt estão em busca de uma alimentação com menos calorias e querem ao mesmo tempo um alimento saboroso e rico em vitaminas com a possibilidade de combiná-los com frutas da estação”.
Os benefícios do Jah de produzir seus produtos é que, de acordo com Rafael, conseguem garantir um item de qualidade, artesanal, sem adição de conservantes, entregando um produto de melhor qualidade para o seu cliente intermediário e final. “Para o revendedor, ele estará vendendo um produto muito melhor para o cliente final dele”, garante.
Sobre como o mercado de frozen yogurt está atualmente no país, o sócio-fundador comenta que apesar do “boom” do produto ter acontecido em meados de 2011, o item continua com boas perspectivas no mercado.
“A possibilidade de ser uma alternativa mais saudável, com variedades de sabores e coberturas, conquista todos os paladares e é sim uma boa oportunidade de negócio”.
Para o Jah, a venda desse produto representa 10% do seu faturamento.

Pioneirismo

Frozen Yogurt ainda rende diversos frutos
“Percebemos que as pessoas que buscam o frozen yogurt estão em busca de uma alimentação com menos calorias e querem ao mesmo tempo um alimento saboroso e rico em vitaminas com a possibilidade de combiná-los com frutas da estação”, diz Rafael Corte, sócio-fundador do Jah do Açaí

A Yogoberry foi fundada em 2007 por três sócios apaixonados por frozen yogurt de alta qualidade, sem gordura e sem conservante. Eles percorreram diversos fornecedores internacionais para encontrar os melhores equipamentos e matérias-primas que possibilitassem a implantação de um frozen yogurt diferenciado e com receita única no Brasil.
Gustavo Val, diretor operacional da companhia, conta que a Yogoberry se sustenta na força de sua marca, sendo a pioneira, a maior e a mais bem-sucedida franquia do segmento em todo o país.
“Nas lojas Yogoberry, o cliente encontra produtos de alta qualidade e uma equipe altamente motivada e treinada para exceder expectativas. O design interior das lojas garante o charme que a marca requer: mesas tipo Saarinem, cadeiras Phillipe Stark e luminárias alegres criam um ambiente de descontração, elegância e bom gosto”.
Uma das preocupações dos sócios foi conceber uma receita de menor valor calórico do que os tradicionais sorvetes, com uma quantidade bem pequena de açúcar e utilizando leite desnatado em sua formulação.
Para ganhar mercado e aproveitar o potencial da marca, o diretor operacional diz que a empresa iniciou a formatação profissional de seu sistema de franquias em julho de 2008, para criar uma rede de franquias de sucesso e com foco na alta qualidade e charme de seus produtos, com bons resultados para todas as partes envolvidas.
“Nossos clientes, em sua grande maioria, são apaixonados por frozen yogurt e pela marca que sempre visa a qualidade do produto e bem-estar dos clientes. O produto é muito consumido nas classes A e B da população em geral – e o número de adeptos vem crescendo. Podemos incluir em qualquer tipo de cardápio, muito conhecido com sobremesa; podemos, também, consumi-lo desde o café da manhã, como Frozen Natural, acompanhado com mel e banana; tomá-lo como um jantar com açaí, morangos e granola”, sugere Gustavo.
“Vemos em nossas lojas uma grande diversidade de público. Desde bebês com seus pais ate mesmo os mais idosos. Tratando-se de um produto natural de qualidade e com grande variação de sabores e toppings, podemos atender a qualquer público”.
Gustavo também fala que a empresa tem como um ponto forte o mercado que procura produtos naturais e de baixa caloria. Falando do segmento de frozen no Brasil, o diretor operacional da marca esclarece que o mercado brasileiro vinha muito bem ainda neste ano de 2020, mas, agora, terão de avaliar novamente os novos cenários que surgirão, mas pensam muito positivo com relação às novas oportunidades que virão pós-pandemia do novo coronavírus.
“A franquia também enfrentou uma fase em que várias lojas fecharam, até que em maio de 2019 foi adquirida por um investidor que mudou processos dentro da empresa, e daí formamos um conselho com profissionais experientes em diversas áreas, como gestão, financeiro, marketing, tecnologia e jurídico. Em janeiro deste ano, a empresa voltou a ser integrada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e conseguimos estabilizar a franquia”, explica.
Esse processo de turn around (virada) da Yogoberry ainda está acontecendo. Em fevereiro também deste ano venderam duas franquias e retomaram, assim, o crescimento.
“O produto é ótimo, saudável e gostoso, possui alta margem bruta e conseguimos melhorar a margem líquida de nossos franqueados”, conta Gustavo.
O objetivo da marca é sempre ser pioneira em novos produtos e tecnologias para tornar a experiência de seus clientes inesquecível. “Procuramos adotar medidas que nos deixem sempre à frente de nossos concorrentes”, afirma. “Temos receitas únicas e patenteadas, desta forma não temos um produto comum aos nossos concorrentes. Trabalhamos com produtos frescos e feitos diariamente. Nossas frutas totalmente selecionadas e armazenadas sempre de melhor forma, para manter a qualidade”, finaliza.

JAH DO AÇAÍ
www.jahdoacai.com.br
YOGOBERRY
www.yogoberry.com.br

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