França proíbe supermercados de jogarem comida fora

0

A França é o primeiro país a aprovar a lei que proíbe os supermercados de jogarem comidas não vendidas no lixo. A comida agora terá como destino ong’s e bancos de alimento que precisem de mantimentos.

A iniciativa tem o objetivo de combater a fome, evitando o desperdício de comida. Os supermercados não poderão descartar a comida, como antes faziam, e estão sujeitos a uma multa de 3 mil euros caso desrespeitem a lei.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a lei foi aprovado pelo senado francês com unanimidade. Agora, mesmo que os alimentos estejam próximos da data de validade, os supermercados não poderão descartá-los.

O movimento começou com uma petição encaminhada pelo vereador Arash Derambarsh, que teve um projeto de lei aprovado em dezembro, mas só foi validado neste mês.

Para os bancos de alimentação, a notícia foi saudada. Agora, eles vão providenciar locais para estocagem e transporte dos produtos. Os ativistas que protestam pelo fim do desperdício acreditam que o ato da França irá encorajar outros países na decisão.

Também ficou proibido que alimentos impróprios para o consumo sejam descartados deliberadamente. Esses alimentos deverão ficar à disposição para pessoas que necessitem de doações. De acordo com o The Guardian, o número de desempregados e sem tetos na França aumentou nos últimos anos.

Fonte: EXAME

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

oito − sete =